producao-vulcabras

08/05/2024

Vulcabras registra lucro líquido em R$ 88,8 milhões no 1T24

E supera 2023, registra em 2024 o melhor primeiro trimestre da sua história. Lucro líquido da Vulcabras cresce 6,2% e supera trimestre repleto de desafios

Após um 2023 histórico, a Vulcabras (VULC3) segue consolidando o sucesso da sua estratégia de foco no esportivo e reporta neste primeiro trimestre de 2024 mais um trimestre de resultados recordes. Este é o decio quinto trimestre consecutivo de crescimento (trimestre contra trimestre do ano anterior), com a receita operacional líquida (ROL) alcançando os R$ 597,3 milhões, aumento de 4,6% em comparação ao primeiro trimestre de 2023, o que reforça a consistência e resiliência do negócio, mesmo frente a um mercado repleto de desafios.

A margem bruta de 40,2% no trimestre (alta de 0,7 p.p versus primeiro trimestre de 2023) ressalta a capacidade da empresa em seguir capturando sinergias. O Ebitda foi de R$ 122,4 milhões, crescimento de 4,7% em relação aos resultados no primeiro trimestre de 2023, com margem Ebitda de 20,5%. O lucro líquido atingiu R$ 88,8 milhões, aumento de 6,2% em comparação ao primeiro trimestre de 2023, com margem líquida recorrente de 14,9% no primeiro trimestre de 2024 (aumento de 0,3 p.p versus primeiro trimestre de 2023).

Calçados Esportivos — o motor do crescimento — A receita líquida da categoria de calçados esportivos, que corresponde a 82,9% da receita total da Companhia, foi de R$ 495,4 milhões, crescimento de 7,4% no primeiro trimestre de 2024 versus primeiro trimestre de 2023. O volume bruto faturado da categoria atingiu a marca de 4,2 milhões de pares, incremento de 4,7% em comparação ao primeiro trimestre de 2023. Este desempenho positivo, frente a um mercado interno de desafios no consumo e uma concorrência agressiva em liquidações, somado a situação na Argentina que manteve o volume de exportações longe de um patamar regular, confirmam a força das marcas e o sucesso de um modelo de negócios verticalizado (da prancheta ao ponto de venda) e ágil para atender a demanda dos consumidores.

Olympikus, democratizando o acesso à tecnologia esportiva, continua puxando seu crescimento com a Família Corre, linha de running performance que responde por 15% da receita da marca. Após lançar o primeiro tênis com placa de propulsão à base de grafeno do mundo, a marca surpreende com o lançamento do Olympikus Corre Supra, o primeiro supertênis desenvolvido e produzido no Brasil, que conta com inédita placa de propulsão de Carbono + Grafeno, registrando sould out de vendas na semana do seu lançamento, o que reforça o sucesso e a busca pelos produtos da marca também por consumidores de alta-performance.

Mizuno, há três anos sob gestão da Companhia, segue ampliando sua atuação na categoria de running alta performance com o lançamento de dois supertênis, o Wave Rebellion Pro 2 e o Wave Rebellion Flash 2.

Under Armour seguiu investindo e consolidando o seu protagonismo nas categorias de treino e basquete, com o lançamento de produtos nacionais, pensados para o consumidor brasileiro, e produtos globais, como o Curry 11 no basquete e Project Rock 6, no treino.

Vendas no canal e-commerce seguem em destaque — A expansão do e-commerce foi outro destaque no primeiro trimestre de 2024, registrando crescimento de 52,3%, saltando de R$ 50,7 milhões no rimeiro trimestre de 2023 para R$ 77,2 milhões no primeiro trimestre de 2024. O resultado do canal está ancorado na estratégia de posicionamento e segmentação de produtos das marcas, superando em muito o ritmo de crescimento do varejo. Como percentual da receita, o canal representou 12,9% do total da receita líquida da companhia, crescendo 4.0 p.p em comparação ao primeiro trimestre de 2023.

Para Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras, os resultados refletem um ótimo primeiro trimestre. —Mesmo em um cenário repleto de desafios e instabilidade macroeconômica, mantivemos a consistente evolução dos nossos resultados. Fruto de um modelo de negócios resiliente, ágil e conectado ao que o consumidor brasileiro busca— declara.

—Para os próximos meses, seguiremos investindo nas nossas marcas, através de tecnologia e inovação, e atentos às novas avenidas de crescimento visando manter o crescimento consistente e sustentável do nosso negócio —finaliza o executivo.

Além dos resultados acima, a Vulcabras também anuncia o pagamento de dividendos intercalares no valor de R$ 0,15 por ação, de aproximadamente R$ 40,8 milhões, mantendo o pagamento trimestral conforme já divulgado pela empresa anteriormente.