Crescimento de lucro líquido em mais de 19% e de fluxo de caixa operacional em mais de 58,6% marcam primeiro trimestre de 2024 da TIM. Lucro líquido tem alta na comparação anual e chega a R$ 519 milhões. Fluxo de caixa operacional avança significativamente, alcançando a marca de R$ 843 milhões. Ebitda fecha período com evolução de 10,7% A/A em R$ 2,89 bilhões.
A TIM inicia 2024 mantendo sua sólida posição de crescimento ano a ano. Depois de um 2023 de recordes, de janeiro a março, a operadora registrou um lucro líquido de R$ 519 milhões, refletindo um aumento significativo de 19% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, a receita líquida de serviços atingiu o patamar de R$ 5,9 bilhões, o que representa um aumento de 7,3% em relação ao primeiro trimestre de 2023.
Os resultados positivos refletem a estratégia de expansão dos negócios com foco na qualidade dos serviços, busca por parcerias relevantes e maior rentabilização da base de clientes. Nesse sentido, o número de linhas pós-pagas cresceu 7,8% A/A e o ARPU total* chegou a R$ 30,3 — o maior do setor — com um aumento de 8,8% em relação ao primeiro trimestre de 2023, refletindo crescimento anual também no pré-pago.
O fluxo de caixa operacional foi o melhor para um primeiro trimestre: R$ 843 milhões, uma evolução de 58,6% ante o ano anterior. O indicador foi impulsionado pela boa performance do Ebitda, que chegou a R$ 2,89 bilhões, representando um aumento de 10,7% na comparação anual. A margem Ebitda também se manteve robusta, atingindo 47,4%, atestando mais uma vez a eficiência operacional da empresa. O Capex cresceu 5,1% ante o período em 2023, em razão da evolução da cobertura 5G e cumprirá a meta na projeção anual.
—Entregamos mais um período de resultados históricos, que se destacam na jornada da TIM e reforçam nosso protagonismo no setor de telecomunicação do Brasil. Nosso crescimento é sólido e podemos prever um 2024 de muitos avanços, especialmente na área de negócios corporativos — agora que temos a nova frente TIM IoT Solutions — e na diversificação do portfólio e contínua evolução da experiência dos clientes. A nossa liderança no 5G ganha ainda mais relevância ao alcançarmos o maior número de cidades cobertas no fim do trimestre. Realizamos o primeiro teste do 5G Advanced, consolidando nosso compromisso de estar sempre à frente dos movimentos do mercado. E toda essa evolução só é possível por estar alinhada às melhores práticas sociais, ambientais e de governança que fazem parte da nossa reconhecida agenda ESG —destaca Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.
Outros destaques do primeiro trimestre de 2024: R$ 5,9 bilhões em eceita líquida de serviços —aumento de 7,3% ante o mesmo período em 2023. 47,4% em margem Ebitda e, R$ 30,3: ARPU total —aumento de 8,8% comparado ao mesmo período de 2023.
5G: Liderança consolidada — Desde o início da ativação do 5G no Brasil, a TIM mantém a liderança em antenas licenciadas, chegando a mais de 8 mil no trimestre, segundo dados da Anatel. Nos três primeiros meses de 2024, a operadora expandiu sua rede para mais 57 novas cidades, alcançando também a liderança em municípios cobertos: 266 espalhados por todo o país, incluindo pontos icônicos como Fernando de Noronha.
Essa evolução seguiu ainda privilegiando a qualidade e a experiência dos clientes, com as cidades de Belo Horizonte e Goiânia passando a ter a cobertura 5G em todos os bairros – se juntando ao grupo que já conta com São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
No 4G, a operadora segue detendo a maior cobertura móvel e presença do Brasil. Neste trimestre, todas as 5.570 cidades passaram a contar ainda com a tecnologia VoLTE, que oferece ligações com melhor qualidade, menor consumo de bateria e melhor cobertura indoor.
Recorde de velocidade nas Américas — Depois de alcançar a maior velocidade com o 5G em 2022, a TIM é pioneira novamente com o 5G Advanced (5.5G). Neste primeiro trimestre, aferiu em seu laboratório –—o TIM Lab —uma velocidade de transferência de dados de 11,6 Gbps em teste com a nova tecnologia. O desempenho é dez vezes maior quando comparado com a atual velocidade do 5G. O recorde comprova a viabilidade de um melhor aproveitamento do espectro de quinta geração, proporcionando benefícios extraordinários para clientes e aplicações de IoT e suportando serviços avançados para consumidor final, como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e realidade estendida (XR).
Expansão da ultrafibra —A base de clientes de TIM UltraFibra atingiu 806 mil usuários no primeiro trimestre, um crescimento de 10,1% em relação ao ano anterior com a aquisição de 74 mil novos clientes. Ao mesmo passo, a receita do serviço chegou a R$ 229 milhões, representando aumento de 9,1% ano a ano, enquanto o ARPU chegou a R$ 95,8 – evolução de 3,1% na comparação anual.
Dentre os destaques do período, está a expansão do serviço para importantes cidades do interior de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, fruto de parcerias estabelecidas com I-Systems e V.tal para uso de rede neutra. Atualmente, a TIM UltraFibra é comercializada em 135 cidades brasileiras e mais de 90% da base está em planos FTTH.
Frente para crescer em internet das coisas —Para alavancar a transformação digital dos clientes corporativos e ser a principal habilitadora de novos negócios com o uso da internet das coisas, a TIM lançou a nova frente TIM IoT Solutions, que consolida a expertise e soluções da operadora para setores como Agronegócio, Utilities, Logística e Indústria 4.0.
Os contratos da TIM nos setores foco somam R$ 293 milhões em receita nos últimos 12 meses, com destaques para parcerias com grandes companhias como São Martinho, BP Bunge, Citrosuco, CCR RioSP, EcoRodovias, Brasil Terminal Portuário (BTP) e Engie. As iniciativas já somam mais de 224 mil propriedades rurais e 4,7 mil quilômetros de rodovias cobertos e 191 mil postes de iluminação inteligente.
Inovação no agronegócio — Líder na cobertura 4G no campo, com mais de 17 milhões de hectares conectados, a TIM segue com seu foco no agronegócio, que representa um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Referência no setor com uma equipe que conta até com engenheiros agrônomos e parcerias com mais de 30 principais grupos do agronegócio brasileiro, a operadora vem inovando na oferta de soluções. Recentemente, fechou um acordo para a CNH Industrial oferecer aos seus clientes o primeiro pacote do mercado que combina máquinas inteligentes e infraestrutura de 4G para conectividade.
Base de valor e inovação —A TIM somou 61,4 milhões de usuários móveis no primeiro trimestre de 2024, mantendo a evolução da base pós-paga, que chegou a 28,1 milhões de acessos, crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O ARPU evoluiu em todos os segmentos, com aumento anual de 5,4% no pré-pago — chegando a R$14,6 — e de 6,3% ante o ano anterior, no pós-pago (excluindo M2M), fechando o trimestre em R$51,0.
Os resultados positivos são fruto da melhoria contínua dos serviços e do atendimento e, principalmente, das ofertas disruptivas que a empresa traz para o mercado. No trimestre, foi lançado o primeiro produto da parceria com a Ambev: o cliente pré-pago tem cashback no app de entrega de bebidas Zé Delivery a cada recarga mensal de R$ 15. O objetivo é ir “além dos gigas”, unindo a marca a outras empresas líderes de mercado em diversos segmentos para proporcionar benefícios relevantes aos clientes.
Outro destaque foi a evolução da parceria com a Descomplica, trazendo descontos na graduação e pós-graduação e cursos livres grátis, além das opções já disponíveis para os usuários de todos os planos estudarem para o ENEM. Mais de 500 mil clientes TIM já estão aproveitando os benefícios da plataforma educacional.
Equidade de gênero e combate à violência —A parceria com o Movimento Mulheres Positivas, desde 2021, é um dos exemplos do da sólida agenda da TIM no tema de gênero. No primeiro trimestre, foi destaque a evolução do projeto Caminho Delas, que transformou as 158 lojas próprias da operadora por todo o país em locais seguros para mulheres em risco. Mais de 2 mil pessoas da força de vendas foram treinadas para atender mulheres que procurarem suporte em casos de assédio, violência física e outras situações de perigo, disponibilizando um smartphone para conexão e uma cartilha com informações e contatos de diversos canais públicos e entidades para denúncia.
Excelência em diversidade e inclusão —A TIM foi a única empresa do setor de telecomunicações reconhecida em quatro rankings de diversidade do Great Place to Work, consultoria global que destaca os melhores ambientes de trabalho. A operadora recebeu selos nas categorias LGBTQIA+, 50+, Mulher e Étnico-racial.
Estratégia climática é referência —Em fevereiro, a TIM entrou na “A List” do Carbon Disclosure Project (CDP), organização internacional sem fins lucrativos que administra um rigoroso sistema de controle e divulgação global de informações ambientais. Com a pontuação máxima, a operadora passou a fazer parte do seleto grupo de empresas consideradas líderes na gestão das mudanças climáticas – apenas dez brasileiras estão nesse rol.
O projeto de geração distribuída de energia, que promove o abastecimento da rede com a utilização de usinas de energia renovável arrendadas de parceiros, é um dos impulsionadores desse reconhecimento. No primeiro trimestre, a TIM chegou ao total de 106 usinas, com predominância de plantas solares. A expectativa é que, até o final de 2024, cerca de 60% da energia utilizada pela companhia seja oriunda dessas fontes renováveis, chegando a mais de 130 usinas.
Transparência ESG — Outro destaque do primeiro trimestre foi a finalização do vigésimo Relatório ESG da TIM. O documento divulga os resultados anuais de mais de 300 indicadores ambientais, sociais e de governança, além do novo Plano ESG 2024-2026. Dentre as metas atualizadas estão ter pelo menos 25% de pessoas negras na liderança já em 2025 e levar conectividade a 32 milhões de hectares ao final de 2026.