Colaboradores da empresa se unem para realizar campanhas de voluntariado e atividades sociais.
Empresa sueca líder em curativos de silicone para a prevenção e tratamento de feridas, a Mölnlycke implementa ações para promover ajuda social e integração entre funcionários no Brasil. A área de People Experience, como é chamado o departamento de Recursos Humanos da empresa, lançou o projeto interno Grêmio Social, onde os colaboradores da Mölnlycke se organizam por áreas de interesse, criando grupos para ações solidárias, troca de conhecimentos e integração.
—O grupo com maior engajamento por parte dos funcionários é o Ação Solidária. Nossos colaboradores, de forma voluntária, buscam ONGs parceiras para realizar campanhas em prol da sociedade, direcionando as ações de acordo com a necessidade da instituição escolhida. Quinzenalmente, nos reunimos durante o expediente para decidir a próxima ONG parceira e quais ações iremos desenvolver— explica Isabella Vrech Rigo, gerente de RH da Mölnlycke Brasil.
Segundo Cibelle Ramos, representante de Vendas da Mölnlycke e participante dos grêmios Ação Solidária e Loucos por Japa (para fãs de comida japonesa), o grupo de ação social é gerenciado coletivamente. Cada participante tem uma função específica para melhor organizar as atividades de prospectar ONGs e organizações sociais, programar campanhas e atividades, além de divulgá-las internamente para arrecadar fundos ou chamar voluntários.
Gabriela Zago, analista de Assuntos Regulatórios e Qualidade na Mölnlycke e participante ativa de diversos grêmios, destaca o Projeto Gaia como principal parceiro do Ação Solidária. —Para este projeto doamos nosso tempo e mão de obra. O Projeto Gaia trabalha com arrecadação financeira e de alimentos para a montagem de kits com alimentos para população em vulnerabilidade. Como voluntários, realizamos montagem e entrega de kits —destaca Gabriela.
Outro exemplo de ação ocorreu no final de 2023, quando os funcionários organizaram uma manhã com jovens que moram em abrigos. Foram levados presentes, comidas e, durante a festa, foram realizados jogos com os jovens.
—Com incentivo da área de RH, os colaboradores se organizaram nos grupos que tinham maior afinidade e hoje vemos um ambiente mais agradável e colaborativo dentro da empresa —destaca Pedro Schildknecht, gerente geral de América Latina da Mölnlycke Brasil.
Além do Ação Solidária, a Mölnlycke Brasil conta com outros grupos como: Grêmio Cultural para troca de conteúdos relacionados a livros, séries, teatros, cinemas; Loucos por Japa para aqueles que amam comida japonesa e Um Passo, eu faço, grupo de caminhada.