E Conselho de Administração elege novos membros. Assembleia aconteceu no dia 26 de abril (sexta-feir). Conselho de Administração é formado por membros da alta gestão e representatividade das empresas fundadoras e beneméritas do hub.
Em assembleia realizada no dia 26 de abril (sexta-feira), o Conselho do Instituto Caldeira, hub de inovação e de fomento à nova economia localizado em Porto Alegre (RS), elegeu dois novos membros: Anthony Ling, conselheiro do Grupo Évora, e Pedro Bartelli, CEO da Vulcabras — ambas as organizações fazem parte do grupo de fundadores do Instituto. Marciano Testa, fundador e presidente executivo do Conselho de Administração do Agibank, permanece na Presidência até 2026; assim como José Gallo, ex-presidente das Lojas Renner, mantém o cargo de vice-presidente.
—O Instituto Caldeira tem a natureza colaborativa no seu DNA: para garantir o crescimento contínuo e a perenidade do nosso negócio, acreditamos que é fundamental ter um espaço aberto ao diálogo e que impulsione a troca de experiências e a colaboração— comenta o presidente Marciano Testa, a respeito das eleições. —2022 e 2023 foram anos de entregas extremamente relevantes para a nossa evolução: o Caldeira se consolidou como um hub capaz de gerar transformações concretas não só para o estado do Rio Grande do Sul, mas para todo o Brasil. Agora, estamos em um momento em que entendemos que é importante trazer novos olhares para o Conselho. Tudo o que construímos até aqui nos permitiu realizar esse movimento para a produção de novas ideias e definição de novas metas, sempre alinhados aos desafios, tendências e às novas demandas globais—. Testa reforça o agradecimento a Claudio Coutinho, presidente do Banrisul, e Rodrigo Vontobelm, diretor da Neugebauer, que agora deixam o Conselho do Caldeira.
Formado por empreendedores de diversas indústrias, o Conselho de Administração do Instituto Caldeira é necessariamente formado por membros da alta gestão e representatividade das empresas fundadoras e beneméritas, segundo estabelecido no estatuto do hub. —Quando fundamos o Instituto Caldeira, contratamos uma consultoria que nos ajudou a criar o framework e seguimos com membros que possuem essas capacidades de assegurar o cumprimento do plano estratégico, assim como todas as novas definições —explica Testa. —Outra característica importante do conselheiro é ter a capacidade de dividir suas experiências em prol do Caldeira, seja como mentor, seja com toda sua formação e experiência como empresário—.
A função do Conselho de Administração do Caldeira, principalmente do presidente, é contratar o CEO e a diretoria do Instituto, para manter o acompanhamento e a execução do plano de negócios: ou seja, é a equipe responsável pela gestão e execução do plano estratégico – tudo de forma pro-bono, sem remuneração. —Além disso, somos os guardiões da governança: por sermos uma entidade sem fins econômicos, estruturamos uma governança robusta para todos os processos de decisões estratégicas e aplicações dos recursos da entidade, para que estejam sempre alinhados ao propósito do Instituto Caldeira—complementa Marciano Testa. —Somos uma organização privada, e todos os membros trazem as melhores práticas de governança das suas próprias empresas para construirmos um modelo cada vez mais sólido—.
Após a eleição, o Conselho do Instituto Caldeira passa a ser formado por: . Marciano Testa (Fundador Agibank) – Presidente; José Galló (Ex-presidente das Lojas Renner) – Vice-presidente; Júlio Motrin Neto (CEO da Panvel) – Conselheiro; . Marcos Boschetti (Fundador Nelogica) – Conselheiro; . Frederico Logman (Diretor da SLC Agrícola) – Conselheiro; . Haroldo Stunph (CEO Banco Topázio) – Conselheiro; . Frederico Renner (rep. Família Renner) – Conselheiro; . Pedro Bartelli (CEO Vulcabras) – Conselheiro; . Antony Ling (Conselheiro Grupo Évora) – Conselheiro; . Rodrigo Rosa (sócio da MBZ advogados) – Secretário.
A participação da Vulcabras no Conselho de Administração do Instituto Caldeira, representada por seu CEO, Pedro Bartelle, está totalmente alinhada à estratégia da empresa de incentivo à inovação, por meio do desenvolvimento de tecnologia de ponta. Como maior gestora de marcas esportivas do País, a companhia se orgulha em ser a Sportech global feita por brasileiros, que alia esporte e tecnologia para alcançar a alta performance e inovar de forma inédita no mercado de calçados esportivos brasileiro.
—Participar do Conselho de Administração do Instituto Caldeira, projeto que apoio desde o início, é poder compartilhar toda a experiência e conhecimento da Vulcabras para incentivar o crescimento de toda a comunidade do Instituto. Acreditamos nessa troca de conhecimento e experiências para o fomento à inovação, elevando a competitividade do Rio Grande do Sul e do Brasil— comenta Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras.
Já Anthony Ling é diretor da Évora S.A. e é fundador e editor do “Caos Planejado”, uma plataforma de conteúdo sobre urbanismo. Foi co-fundador da Bora, uma startup de mobilidade urbana, e trabalhou com Isay Weinfeld como arquiteto. É formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS e fez MBA na Stanford Graduate School of Business. Sobre a chegada ao Conselho ele comenta: — é um prazer poder contribuir para um dos principais projetos propulsores da inovação não só de Porto Alegre como do estado do Rio Grande do Sul—.
Trajetória de crescimento — O Instituto Caldeira foi oficialmente fundado em 2019, após um período de articulação que começou ainda em 2017. —Foram inúmeras reuniões com acadêmicos, poder público e, principalmente, com empresários, para formar uma grande aliança pela inovação no Rio Grande do Sul— relata Marciano Testa. Hoje, cerca de 15% do PIB gaúcho já têm relação direta com o Instituto, segundo dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mais de 250 companhias dividem, atualmente, o espaço físico do hub; e um total de 512 empresas estão conectadas ao ecossistema do Caldeira por meio de eventos e ações como programas de aceleração e inovação. No último mês de março, o hub anunciou que vai expandir seu espaço também para os prédios da antiga fábrica Tecidos Guahyba, aumentando a área total de 22 mil m² para 55 mil m².
—O Caldeira é um dos motores de inovação e crescimento do Rio Grande do Sul: ajudamos a construir uma vocação tecnológica para o estado, com o apoio de outras importantes iniciativas, como o South Summit Brazil —diz Testa. Segundo o Presidente do Conselho de Administração do Instituto, a meta para o hub nos próximos dois anos é ganhar ainda mais relevância: —O Caldeira continuará focado no propósito maior de acelerar a transformação dos negócios, gerando um impacto favorável para a inovação, o empreendedorismo, e a capacitação de jovens talentos para a nova economia. Nosso intuito é promover cada vez mais a conexão de conhecimentos e ideias de todo o país, facilitando caminhos e relações entre startups, empresas, universidades e diferentes instituições—.