Saiba como ganhar dinheiro e ser um empresário de sucesso ao investir em uma franquia. As dicas são de Reginaldo Boeira que de origem humilde se tornou um dos mais renomados empresários do país. Hoje é dono de mais de 20 empresas e preside uma das maiores redes de franquias de idiomas. Também é palestrante nacional e ensina as pessoas a “fazer dinheiro”.
O mercado de franquias está em ascensão no Brasil e, inclusive, registrou crescimento de 13,8% no ano passado, se comparado a 2022, ao registrar faturamento superior a R$ 240 bilhões. O boom do setor tem atraído cada vez mais pessoas com desejo de empreender e transformar suas realidades. Com experiência de mais de 40 anos, Reginaldo Boeira, fundador da KNN Idiomas e dono de mais de 20 empresas em diferentes segmentos no Brasil, separou 5 dicas para gerir uma franquia de sucesso. O empresário arrasta multidões com suas palestras sobre empreendedorismo e como fazer dinheiro. Ousado e irreverente, tem vasta experiência e centenas de escolas de idiomas operando em todos os estados e por isso a KNN é um modelo de sucesso no setor de franchising.
1. Siga o modelo já estabelecido pela franqueadora — O empresário enfatiza a importância de aderir às diretrizes estabelecidas pela franqueadora. —Os empreendedores que optam por adquirir uma franquia devem estar conscientes de que precisam seguir as decisões e diretrizes estabelecidas pela franqueadora, por isso, é muito importante observar todos os detalhes e normas antes de escolher o investimento. A replicação de um modelo de negócio comprovado é crucial para o sucesso de uma franquia e facilita a operacionalização e processos empregados— comenta.
2. Desenvolva liderança e gestão— Embora, segundo o empresário, há pessoas que já nasçam com um perfil de liderança, é possível desenvolver através de treinamento, educação, experiência prática e autoconhecimento. Na KNN, por exemplo, os franqueados têm a oportunidade de colocar em prática habilidades de liderança e refletir sobre os próprios pontos fortes e áreas de melhoria. Ainda, a franqueadora fornece treinamento em gestão financeira, workshops sobre administração de negócios e materiais para ajudar os franqueados a entenderem melhor esses conceitos.
3. Envolva-se ativamente —Um empresário de sucesso deve estar disposto a “colocar a mão na massa” para entender todos os setores de sua empresa. Isso inclui não apenas liderar a equipe, mas gerenciar operações diárias, interagir com clientes e implementar estratégias de marketing local.
4. Priorize a comunicação— Boeira destaca a comunicação como um elemento fundamental. —Um líder eficaz deve ser comunicativo, motivador, focado em resultados, bom tomador de decisões e comprometido com o sucesso da equipe e do negócio. Se não tem essas características, busque aprimorar antes de se tornar um investidor —afirma.
5. Engaje-se com a rede de franquias —Toda a rede de unidades que pertence à franquia pode ser praticamente considerada uma grande família. Desta forma, busque socializar, se aproximar dos gestores de outras unidades, troque experiências, participe de encontros com outros franqueados e até de eventos que a franqueadora realiza. —Essa troca mútua é importante para o crescimento de todas as empresas. Eu sempre digo que conhecimento não compartilhado é um conhecimento perdido— finaliza Boeira.
Reginaldo Boeira — Reginaldo Boeira é reconhecido pela sua diferenciada visão empreendedora e sucesso baseado no sistema de gestão humanizada. Natural de Monte Belo (MG), começou a empreender desde jovem. Fundou em 2012 a KNN, que entrou para o ramo de franquias em 2014 e conta com centenas de escolas abertas em todo o Brasil e outras a serem inauguradas ao longo deste ano. Também possui a Phenom Idiomas, inaugurada em 2021 e que já conta com mais de 50 unidades pelo país. Atua ainda no ramo da construção civil (Boeira Construtora) e é presidente da KNN Group, holding de administração das suas mais de 20 empresas. É autor do livro “Quando o sucesso é a única opção”, que traz um método inovador de ensino focado no empreendedorismo. | www.knnidiomas.com.br e, rede social.