Desde o início de suas operações na região. Os dados do relatório “De A a Z – Os impactos da Amazon no Brasil” mostram que a empresa contribuiu R$347 milhões para o PIB fluminense em apoio ao desenvolvimento econômico.
A Amazon, reforçando seu papel de agente de transformação tecnológica e econômica, divulgou os resultados do impacto de suas operações na economia do Rio de Janeiro. Desde o início das atividades no estado, a empresa já investiu R$403 milhões na região, gerando uma contribuição de R$347 milhões para o PIB fluminense em infraestrutura e salários em áreas como: logística, entretenimento, serviços de nuvem e de incentivos para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Os dados são do relatório inédito “De A a Z – Os impactos da Amazon no Brasil”, divulgado nesta semana.
No Rio de Janeiro, a Amazon opera um Centro de Distribuição na cidade de São João de Meriti, na região metropolitana do Rio de Janeiro, e nove Estações de Entrega espalhadas estrategicamente pelo estado. Nesses locais, a Amazon emprega mais de 1.900 funcionárias(os) diretos e indiretos, além de outros 2.100 empregos externos em setores como da construção civil para funções em logística e outros serviços profissionais. Ao todo, a Amazon contribuiu com um valor de mais de R$ 197 milhões em salários de equipes dentro e fora da empresa.
O Centro de Distribuição da Amazon em São João de Meriti, inaugurado em agosto de 2021, é exemplo da cultura diversa e inclusiva da empresa, com 57% das equipes se identificando com o gênero feminino. A Amazon também apoia a cultura local com a produção de audiovisuais em cidades do Rio de Janeiro, sejam em séries ou filmes produzidos pelos Amazon Studios, como nos filmes Um Ano Inesquecível — Primavera e O Primeiro Natal do Mundo, além das séries DOM, Amar é para os Fortes e 5X Comédia.
—Impactar positivamente as comunidades onde operamos e nossas equipes vivem é um dos nossos objetivos mais importantes. Conseguir traduzir isso em números e dados realmente coloca esse relatório em outra perspectiva e revela o verdadeiro impacto das nossas Operações no país. É uma consolidação de como estamos trabalhando bem e sendo guiados por nossos Princípios Liderança nesses últimos 13 anos no Brasil —explica Daniel Mazini, Country Manager de Varejo na Amazon Brasil.
A empresa iniciou suas Operações no Brasil em 2011 e hoje emprega cerca de 18 mil funcionárias(os) diretos e indiretos no território nacional, além impulsionar, somente em 2022, mais de 165 mil empregos externos. Em constante expansão, a Amazon já possui mais de 80 polos logísticos, tecnológicos e corporativos espalhados por regiões estratégicas do país: 10 Centros de Distribuição, 64 Estações de Entrega, 1 escritório corporativo, 3 AWS Availability Zones, 3 AWS Edge Locations e 2 AWS Direct Connect.
De acordo com os resultados da pesquisa global Empresas mais inovadoras de 2023, do instituto Boston Consulting Group (BCG), 79% das empresas entrevistadas classificaram a inovação entre as três principais prioridades de negócios. Ainda, segundo o BCG, para ser bem-sucedida, uma empresa precisa priorizar a inovação, apostar em investimentos e na contratação e retenção de talentos. Na Amazon, que ficou em terceiro lugar no ranking internacional do instituto, os Princípios de Liderança reforçam a cultura inovativa, inclusiva e acolhedora, que transforma o desempenho em resultados.
—Uma das nossas missões é ser a melhor empregadora do mundo. Buscamos constantemente criar oportunidades para nossas equipes se desenvolverem profissionalmente, em uma ampla variedade de funções, sejam elas das áreas de Operação, Corporativo ou Tecnologia. Os dados do nosso relatório apenas reforçam que estamos trabalhando e caminhando em direção a esse objetivo, incentivados por nossa cultura inclusiva e inovadora, que oferece salários e benefícios competitivos e oportunidades internacionais em um ambiente seguro e diverso —comentou Erika Borges, líder de RH Corporativo e de Varejo na Amazon Brasil.
Apoio aos pequenos negócios —O relatório mostrou que um dos grandes pilares de investimento da empresa no país são as PMEs. Atualmente, a Amazon conta com mais de 78 mil brasileiros na categoria de vendedores parceiros, um crescimento de 53% em um ano, com mais de 18,4 milhões de produtos disponíveis no site.
Ajudar a construir uma economia forte e impulsionar os pequenos empreendedores faz parte da visão de longo prazo da Amazon, com 99% dos vendedores brasileiros sendo PMEs e cerca de 4% das empresas expandindo seus negócios por meio do programa Vendas Internacionais da Amazon e hoje vendendo produtos para outros países, como os Estados Unidos.
— Descobri o poder do comércio eletrônico com a Amazon e o FBA, uma ferramenta excepcional para expandir nossos negócios — afirmou Felipe Mattoso, CEO da Brazil FlipFlop— empresa carioca que vende na Amazon Brasil.
A Amazon Brasil investe continuamente na qualificação de empreendedores brasileiros. Por meio da Seller University, dedicada a oferecer treinamentos acessíveis para todos os vendedores parceiros, disponibilizou mais de 700 treinamentos em 2023, um crescimento de 272% comparado a 2022, e somou mais de 53 mil horas de treinamentos realizados pelos vendedores.