A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, assinou um novo contrato com a Oficina para el Reordenamiento del Transporte (OPRET) para fabricar, fornecer e colocar em serviço oito novos trens Metropolis de três carros cada, para servir na Linha 2C do Metrô de Santo Domingo, capital da República Dominicana. O novo contrato, financiado com um crédito do Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE), é mais um marco da presença da Alstom na República Dominicana e seu compromisso com o desenvolvimento da mobilidade no país, onde a empresa é pioneira em soluções inovadoras de transporte que permitem oferecer um transporte mais seguro, eficiente e sustentável.
A Linha 2C do Metro de Santo Domingo abrange um trecho de 7,3 quilômetros e a construção de cinco estações, que farão parte do sistema de transporte integrado Metro — Teleférico de Santo Domingo; se estende da estação María Montez na Avenida Luperón até a nova estação Los Alcarrizos, com um trecho subterrâneo de 900 metros de comprimento e outro elevado de 6,45 quilômetros. Essa extensão aumentará a qualidade de vida dos moradores do entorno, pois facilitará o fluxo de cerca de 22.850 veículos que transitam pela rodovia Duarte em dias úteis.
Os novos trens serão fabricados na planta industrial da Alstom em Santa Perpetua, Barcelona, e poderão operar acoplados entre si ou com outros trens da frota que hoje operam no sistema de metrô de Santo Domingo, permitindo uma maior flexibilidade para adaptar a capacidade à procura de passageiros.
— A Alstom tem orgulho de que a OPRET tenha mais uma vez confiado em nossa tecnologia e capacidade de fornecer trens para este importante projeto de expansão dos serviços da OPRET em Santo Domingo. Quando a extensão da Linha 2C estiver operacional e com a chegada desses novos contratados com a Alstom, o Metrô de Santo Domingo terá uma frota de 72 trens da Alstom Metropolis, operando as Linhas 1 e 2. Isso garantirá um moderno transporte de massa, seguro e de qualidade para o benefício dos habitantes de Santo Domingo— disse Iván Moncayo, diretor geral da Alstom para República Dominicana.
Os trens do Metrô de Santo Domingo — Os trens Metropolis que a Alstom oferece para a OPRET oferecem vantagens de acessibilidade, como a largura das portas, corredores largos e contínuos para um fluxo ideal de passageiros; da mesma forma, eles têm avanços tecnológicos para melhorar a experiência de viagem dos passageiros, otimizar as operações e melhorar a disponibilidade, incluindo a iluminação LED na área de passageiros, melhorias no sistema de informação e alerta dos passageiros. Da mesma forma, esses trens terão um novo design de driver desk que será integrado com os outros elementos da cabine e um DDU (Display Driver Uninstalle) de última geração.
Desde 2009, a Alstom está presente na República Dominicana e contribuiu para a consolidação e o crescimento do Metrô de Santo Domingo, tanto no fornecimento de material rodante quanto na manutenção da frota.
Perfil— A Alstom está comprometida em contribuir para um futuro de baixo carbono, desenvolvendo e promovendo soluções de transporte inovadoras e sustentáveis que as pessoas gostam de usar. De trens de alta velocidade, metrôs, monotrilhos, VLTs, sistemas, serviços, infraestrutura, sinalização e mobilidade digital, a Alstom oferece a seus diversos clientes o mais amplo portfólio do setor. Com presença em 63 países e uma base de talentos de mais de 80 mil pessoas de 175 nacionalidades, a empresa concentra suas habilidades de design, inovação e gerenciamento de projetos em áreas onde são necessárias soluções de mobilidade. Listada na França, a Alstom gerou receitas de €16,5 bilhões para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2023.