De acordo com a Statista, o tráfego mensal de telefonia móvel de smartphones na América Latina e Caribe aumentará de forma significativa nos próximos anos. Até 2028, estima-se que chegue a aproximadamente 41 gigabytes por mês, representando um aumento de mais ou menos 37 gigabytes em comparação a 2019.
Esse aumento desencadeia uma grande necessidade por mais data centers, onde o edge computing tem um papel fundamental. Estudos da empresa de consultoria IDC, como mostrado na Inversor Latam, mostram que a América Latina está entre as regiões com maior crescimento nos investimentos em Edge Computing, ultrapassando 5 bilhões de dólares, e estima-se uma taxa média de crescimento de 16% até 2026.
De acordo com uma pesquisa da STL Partners sobre os principais índices do edge computing, projeta-se que o mercado endereçável de edge computing chegue a 445 bilhões de dólares em 2030. Durante esse período de previsão, todos os segmentos da cadeia de valor – incluindo dispositivos, conectividade, integração e suporte, aplicações e infraestrutura de edge – devem crescer, com a infraestrutura de edge apresentando o crescimento mais rápido.
Esse movimento progressivo para a borda da rede continua a impulsionar inovação no portfólio de energia, gerenciamento térmico, gerenciamento de TI e soluções de gabinetes integrados para Edge Computing. Para alavancar a tendência e o portfólio, recomendamos que os parceiros do canal considerem estes pontos críticos para incrementar suas vendas:
1) Identificar as necessidades do cliente com base em sua vertical — Velocidade de instalação, latência de dados, controle
2) Avaliar a infraestrutura necessária — Identificar os aspectos da infraestrutura crítica onde as soluções de Edge proporcionam o maior valor agregado é crucial. Isto envolve considerar fatores como consumo de energia, capacidade de armazenamento, conexão (ou a falta dela) com qualquer rede de comunicação, etc.
3) Idealizar como conectar esta infraestrutura com outros elementos de edge computing— A tecnologia de edge computing é caracterizada por trazer o processamento dos dados e as aplicações para a borda da rede, minimizando a latência e melhorando a velocidade de resposta. Portanto, a ligação entre todos os componentes envolvidos precisa ser altamente eficiente. Neste momento, um dos pontos a ser levado em consideração é se o sistema é ligado a um data center central ou na nuvem.
4) Levar em consideração os planos de crescimento do cliente — Em uma conjuntura que está em constante evolução, é essencial projetar para o futuro e avaliar se será necessário acrescentar outros dispositivos para expandir a cobertura. É fundamental proporcionar soluções escaláveis e flexíveis que se adaptem às necessidades de crescimento do cliente.
5) Considerar valor como uma estratégia — Investir no Edge Computing como uma estratégia de valor resultará em uma melhor disponibilidade dos serviços, na capacidade de lidar com grandes volumes de dados – especialmente para fluxos de trabalho de IA e em uma durabilidade de excelência no longo prazo. A infraestrutura implementada para dar suporte a essa computação deve agregar ao valor e à flexibilidade.
Para apoiar os canais em sua estratégia de vendas para Edge, é possível oferecer suporte de três formas: A documentação sobre vários Arquétipos de Edge é uma ferramenta consultiva para segmentar as aplicações de edge de acordo com as necessidades típicas do cliente (latência, distribuição ou sensibilidade da aplicação, entre outras).
Treinamento técnico associado com Soluções de Edge é oferecido para introduzir as melhores práticas para instalar soluções de UPS (Fonte de Alimentação de Energia Ininterrupta) e de gerenciamento térmico, compreendendo que esses dois elementos são críticos para o funcionamento adequado dos equipamentos que dão suporte às aplicações da rede.
As soluções de gerenciamento de TI possibilitam o monitoramento, o controle e reportes seguros e confiáveis da infraestrutura de Edge (seja proprietária ou de terceiros), proporcionando uma abordagem simplificada para o gerenciamento remoto.
. Por: Martha Isabel Álvarez, Gerente de Distribuição da Vertiv para a América Latina.