As completações elétricas e digitais apoiarão o movimento da Petrobras em direção à eletrificação do sistema de produção, aumentando a confiabilidade da completação e melhorando a disponibilidade da produção para até 35 poços submarinos.
Houston —SLB recebeu três contratos da Petrobras para hardware de completação e serviços para até 35 poços submarinos no desenvolvimento do campo petrolífero offshore de Búzios Wave II da Petrobras. O escopo do contrato inclui válvulas elétricas de controle de intervalo de passagem total e válvulas elétricas de segurança subterrâneas da SLB. A premiação é um catalisador para a eletrificação completa do sistema de produção da Petrobras, melhorando a disponibilidade da produção por meio de completações mais confiáveis.
Ao converter para completações elétricas, a Petrobras ganhará a capacidade de controlar de forma confiável um sistema mais sofisticado no subsolo. A eletrificação total das completações permite o máximo controle da produção em vários drenos de reservatórios, exigindo potencialmente menos poços e limitando trabalhos pesados durante a vida produtiva dos poços do campo de Búzios.
—Ao alavancar a eletrificação e digitalização das completações do SLB, a Petrobras aumentará sua eficiência de recuperação de campo em reservatórios complexos e desafiadores do pré-sal —disse Steve Gassen, presidente de Sistemas de Produção, SLB. —Esta adjudicação de contrato representa um marco crítico na jornada da Petrobras para sistemas de produção elétrica offshore integrados digitalmente. Isso melhorará a eficiência e implantará tecnologias inovadoras no Brasil—.
Grande parte da tecnologia a ser implantada em Búzios e disponível para outros operadores de campos do pré-sal brasileiro foi desenvolvida no Centro de Engenharia de Taubaté da SLB no Brasil para o Pré-sal Brasileiro, em colaboração com o CENPES, o centro de pesquisas da Petrobras, e a TotalEnergies.
SLB — SLB (NYSE: SLB) é uma empresa global de tecnologia que impulsiona a inovação energética para um planeta equilibrado. Com uma presença global em mais de 100 países e funcionários que representam quase o dobro das nacionalidades, trabalhamos todos os dias na inovação do petróleo e do gás, no fornecimento digital em escala, na descarbonização das indústrias e no desenvolvimento e expansão de novos sistemas energéticos que aceleram a transição energética.