Estande da Secretaria de Estado de Turismo contou com mais de 50 coexpositores numa das maiores feiras de turismo do Brasil.
O Rio de Janeiro foi um dos principais destaques da edição de 2024 da WTM Latin America, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 15 e 17 de abril (segunda a quarta-feira). A Secretaria de Estado de Turismo esteve presente com um estande próprio, com 120m2, e contou com a participação de mais de 50 coexpositores, entre municípios, operadores de turismo, atrativos turísticos, conventions e hotéis, que puderam vender seus produtos e destinos numa das maiores feiras do segmento.
A degustação de queijos e cachaças premiados, originários do Vale do Café; o matte e o biscoito Globo direto da praia; e uma apresentação de jazz do Blue Note Rio, foram algumas das ativações propostas pelo Rio de Janeiro para promover o turismo de experiências.
O Rio de Janeiro mais uma vez foi protagonista na WTM. Nosso estande não ficou um minuto vazio, sendo muito procurado por operadores, agências e profissionais de diversas áreas do turismo. Seguimos trabalhando pelo turismo de todo o estado, colocando as 12 regiões turísticas na prateleira, fomentando a geração de negócios, emprego e renda – disse o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Quissamã, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Paraty, Guapimirim, Petrópolis e Vassouras estiveram representados.
Fornatur debate avanços nas políticas públicas — O segundo dia da WTM começou com a primeira reunião de 2024 do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), onde foram debatidos importantes temas como o Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), regulamentação do Airbnb, Feirão do Turismo, Salão do Turismo, entre outros.
Na parte da tarde, Tutuca participou de mais de 10 reuniões com OTAs, companhias aéreas, operadores de turismo, organizadores de eventos, empresas de tecnologia e autoridades do Chile, do Ministério do Turismo e da Embratur.
— Avançamos muito nas tratativas em uma das principais frentes de trabalho que planejamos para este ano, que é a promoção e a análise de dados de inteligência de mercado em parcerias com as OTAs — explicou Tutuca.
WTM — Ao todo, mais de 25 mil profissionais e 620 empresas expositoras do setor de viagens e turismo, de mais de 40 países, estiveram presentes na WTM Latin America. Dos visitantes, 94% são da América Latina e 6% de outras regiões do mundo. Proprietários, gerentes e diretores representam 60% dos cargos. Dos expositores, 47% são do Brasil, 25% de países das Américas, 16% da Europa, 8% da África e Oriente Médio e outros 4% da Ásia.