executivos-tvv

17/04/2024

TVV registra 25% de participação no volume de carros elétricos movimentados pela Cosco

O Terminal Portuário de Vila Velha foi destaque entre os fornecedores globais, transportando 44,6 mil veículos elétricos ao longo de 2023, atrás apenas do Porto de Barcelona. Conquista é resultado dos investimentos em tecnologia e inovação, que somaram cerca de R$150 milhões nos últimos três anos.

O Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no Espírito Santo e administrado pelo grupo de soluções logísticas Log-In Logística Integrada, participou em março do Evento “Global Partner Conference, encontro global de parceiros realizado pela empresa de logística Cosco Shipping Specialized em Guangzhou, na China. Nesse evento, foi apresentado o Plano Estratégico de crescimento da Cosco para os próximos anos. Na ocasião, o TVV foi reconhecido como um dos fornecedores destaque do ano de 2023, tendo alcançado 25% de participação no volume de carros elétricos movimentados pela companhia chinesa, ficando atrás apenas do Porto de Barcelona.

Nesse mesmo evento, em fórum específico de Supply Chain de Veículos, dentre os quatro terminais convidados, o Terminal de Vila Velha, através do seu gerente comercial Marhmed Hashemj, apresentou suas soluções logísticas integradas para o mercado de veículos chinês e reforçou a capacidade operacional e tecnológica do Terminal para desenvolver novos negócios, reforçando sua característica multipropósito.

O serviço de transporte de veículos elétricos no modelo Flat Rack, ideal para grandes cargas, realizado em parceria entre o TVV e a Cosco, é inédito no Brasil. Em toda a América do Sul, apenas o Chile e Equador já ofereciam essa operação, que visa fomentar a economia e os negócios Brasil-China, com a entrada de carros elétricos chineses de forma exclusiva por Vitória (ES).

O gerente de Operações do Terminal de Vila Velha (TVV), Pedro Rizzo, ressalta a dimensão das operações que o TVV vem atingindo. —Embora seja um terminal relativamente pequeno, oferecemos soluções logísticas que vem causando um grande impacto positivo para o mercado do Espírito Santo. Temos a operação mais inovadora das Américas e conseguimos convergir não só essa operação de carros elétricos, mas também outros clientes e cargas, fazendo jus ao nosso posicionamento como um terminal multipropósito —comenta.

Avanços de 2023 — Ao longo de 2023, o TVV recebeu, ao todo, 44.600 veículos elétricos da China, em parceria com a Cosco. Com essa movimentação, a armadora chinesa passou a ter uma participação relevante que corresponde a 30% do volume de veículos em contêiner movimentados.

Segundo o diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, —Essa é uma operação que começou de maneira tímida, mas que foi tomando corpo e se estruturando com o tempo, trazendo ao mercado capixaba uma grande oportunidade de alavancar não só o porto, mas também toda a cadeia logística, com áreas externas como armazenagem e transporte por caminhão, o que, de fato, impulsiona o estado do Espírito Santo com uma movimentação bem acima do esperado —diz Paixão.

Nesse processo, os investimentos realizados pela Log-In no TVV foram essenciais para a execução das operações e atendimento de toda a demanda. Entre eles, está o aporte de R$ 42 milhões para torná-lo o primeiro terminal portuário da América Latina a contar com operação remota de portêiner, além do incremento do número de equipamentos que agora podem atender mais navios. Nos últimos três anos, o investimento total em inovação no Terminal foi de cerca de R$ 150 milhões.

— Com esses investimentos em atributos da operação, tanto o TVV quanto a Cosco ganharam eficiência, agilidade, qualidade e segurança tanto operacional, quanto das cargas— reforça Paixão.

Visita à China — Durante a viagem para a China, a equipe do TVV também teve a oportunidade de conhecer o Porto de Taicang, onde os veículos elétricos são embarcados para serem recebidos no TVV, após uma viagem em uma rota sem escalas, e ainda visitou a área de supply da Cosco, a fim de conhecer o setor condutor de carros, abordar as operações e os negócios atuais e, inclusive, propor oportunidades de melhoria para alavancar a performance da quantidade dos navios.

Durante esse Fórum, a Cosco, em colaboração com seus parceiros, propôs uma iniciativa de desenvolvimento verde e de baixo carbono, defendendo o estabelecimento de um sistema de transporte marítimo sustentável entre todas as partes, bem como um esforço colaborativo para impulsionar a transformação verde em toda a cadeia industrial, e o TVV se coloca alinhado com as estratégias de sustentabilidade do seu parceiro.

— A nossa visita e a participação no Fórum aumentaram a visibilidade do TVV no mercado internacional com a ampliação do networking com diversos terminais e provedores de serviço da própria Cosco. Isso aumenta a exposição do terminal como uma alternativa no Brasil para a realização de outras operações, que não só de veículos, estreitando o relacionamento com a China e posicionando o Brasil e o Espírito Santo como consumidor e exportador do mundo —finaliza Paixão.

Log-In Logística Integrada — A Log-In Logística Integrada oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação costeira integrada a outros modais e serviços, conectando, por terra e mar, o Brasil e o Mercosul. Atualmente, a empresa possui uma frota de nove navios porta-contêineres, sendo oito próprios e um afretado, com capacidade total de 24.708 TEUs e que oferecem serviços de navegação com rotas regulares integrando os principais portos do país à Argentina, Paraguai e Uruguai.

Compondo a torre de negócios do Transporte Rodoviário da Log-In, a Tecmar é uma empresa do Grupo Log-In Logística Integrada, especializada no transporte LTL Rodoviário, FTL, Gestão de Armazenagem e Transporte de Contêineres, que, junto com a Oliva Pinto, complementa, também, o transporte marítimo de Cabotagem, de Importação e Exportação. Com uma rede de mais de 50 armazéns estrategicamente distribuídos, uma frota robusta com mais de 1.300 veículos próprios, a Tecmar oferece soluções logísticas de Norte a Sul do Brasil. Essa estrutura completa possibilita a união de uma ampla malha rodoviária de distribuição de cargas fracionadas à malha de Navegação Costeira da Log-In, criando assim um serviço logístico único no mercado nacional, a Rodo-Cabotagem, produto focado no transporte de cargas fracionadas e que soma as melhores características do modal rodoviário e da navegação.

A Log-In também administra e opera o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no estado do Espírito Santo, além de dois terminais intermodais, um em Itajaí (SC) e outro no Guarujá (SP) com operações dedicadas.