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17/04/2024

Hapag-Lloyd e Seaspan adaptarão 5 navios de 10.100 TEU para serem movidos a metanol

Modernização, que durará entre 80 e 90 dias por navio, terá início no primeiro trimestre de 2026.

A Hapag-Lloyd e a Seaspan Corporation assinaram um acordo de colaboração para modernizar cinco navios porta-contêineres de 10.100 TEU de motores MAN S90 convencionais para motores de duplo combustível capazes de operar com metanol. Após a adaptação, os navios continuarão a ser fretados em longo prazo pela Seaspan para a Hapag-Lloyd.

Os navios programados para modernização são o “Seaspan Amazon”, o “Seaspan Ganges”, o “Seaspan Thames”, o “Seaspan Yangtze” e o “Seaspan Zambezi”. O processo deverá levar aproximadamente 80 a 90 dias por navio a partir do primeiro trimestre de 2026. O investimento total está estimado em cerca de US$ 120 milhões.

Maximilan Rothkopf, diretor de Operações (COO) da Hapag-Lloyd, afirmou que “o projeto de modernização do metanol é mais um passo em nossa ambiciosa agenda de sustentabilidade, que visa alcançar a descarbonização de toda a frota até 2045. Ao permitir —Se esses navios usarem metanol a partir de 2026, atenderemos à crescente demanda de nossos clientes por soluções de transporte verdes—. Comentando a iniciativa, Rothkopf também acrescentou: —Com a Seaspan, nos beneficiamos de um parceiro valioso com profunda experiência, uma ampla rede de fornecedores e escala—.

Por sua vez, Torsten Holst Pedersen, diretor de Operações (COO) da Seaspan, comentou que “a colaboração entre parceiros fortes e com ideias semelhantes, Hapag-Lloyd e Seaspan, impulsiona a inovação. A reconversão deve ser parte integrante da estratégia se o setor do transporte marítimo de contentores pretende cumprir os seus objetivos de descarbonização.

Para atingir o seu objetivo estratégico de descarbonização, os investimentos da Hapag-Lloyd não se concentram apenas em novas construções ou modernização (propulsão bicombustível) e na otimização da eficiência da sua frota existente (Programa de Atualização de Frota), mas também em cobrir a exploração e fornecimento de energia verde combustíveis. Assim, o metanol verde está a emergir como um dos combustíveis de baixas emissões do futuro. | MM