A integração de medidas em prol da sustentabilidade é uma das tendências atuais no mundo dos negócios, com vários setores se esforçando por implementar estratégias mais ecológicas de atuação, produção e promoção.
A necessidade efetiva de controlar o impacto ambiental nas empresas foi muitas vezes encarado como algo que encareceria os processos, minorando a margem de lucro para os mercados. Ao contrário do esperado, ainda assim, muitos setores estão conseguindo transformar essa necessidade em uma nova oportunidade de negócio, encontrando modos de beneficiar o meio ambiente e, em simultâneo, impulsionar o lucro das empresas.
Por via de sistemas de vale alimentação, da rentabilização de resíduos ou do investimento em novas tecnologias, muito pode mudar para as empresas. Venha conhecer três modos como a implementação de medidas sustentáveis pode beneficiar as marcas e o meio ambiente.
1. Alimentação e práticas corporativas sustentáveis — A integração de vales refeição por parte das empresas é uma medida que oferece conveniência aos seus promotores, ao mesmo tempo que potencia a motivação e a produtividade, de um modo sustentável para o meio ambiente.
Com soluções como Pluxee Alimentação, as empresas podem incentivar que os funcionários adotem hábitos sustentáveis, sugerindo restaurantes saudáveis, orgânicos e que respeitem uma postura de sustentabilidade.
Além de benéfica para uma postura sustentável, essa medida melhora os lucros empresariais por via de incentivos fiscais.
2. Economia circular e o CDR — A sigla CDR significa Combustível Derivado de Resíduos e promete ajudar as empresas a transformar o lixo em algo valioso, capaz de gerar lucro.
O aproveitamento de resíduos na produção de energia é um fenômeno cada vez mais em voga, com os biocombustíveis sendo olhados como um dos potenciais geradores de lucro no futuro.
Além de reduzir o impacto que as empresas têm no meio ambiente, essa é uma estratégia que pode contribuir para aumentar as fontes de receita empresarial.
3. O investimento das empresas na tecnologia — A inovação faz parte da nossa era, mas vem sendo muitas vezes olhada como parte do problema ambiental.
Ainda que a revolução industrial e os processos de globalização tenham prejudicado o meio ambiente, com muitas medidas que visavam o lucro sem considerar os impactos ambientais, o fato é que as tecnologias mais modernas têm o potencial de melhorar a situação.
Cada vez mais empresas estão investindo na sustentabilidade com a integração de soluções mais eficientes, que melhoram a entrega empresarial sem terem um impacto (tão) negativo no meio ambiente. Desse modo, as empresas conseguem defender sua sustentabilidade econômica e a sustentabilidade ambiental em simultâneo.
Resumindo — Em 2023, o planeta atingiu um limite de sobrecarga dos recursos naturais em agosto, o que demonstra bem como estamos precisando da integração de medidas mais sustentáveis. Se adaptando a essa necessidade, as empresas tentam conciliar uma postura favorável para a ecologia e seu contexto financeiro. O incentivo no uso de vales de refeição, a exploração do CDR e a integração de novas tecnologias são algumas das estratégias que podem potenciar, simultaneamente, o sucesso econômico e uma ação favorável para o meio ambiente.