Para promover e levar para o mundo o melhor da cafeicultura e culinária brasileira, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) em parceria com o Governo de Minas Gerais marca presença na Specialty Coffee Expo, uma das maiores e mais prestigiadas feiras de café do mundo, que acontece de 12 até 14 de abril, em Chicago, Estados Unidos. No estande exclusivo, também serão apresentadas as rotas turísticas do café mineiro, que fomentam o turismo e a cultura local.
O estande de número 1856 conta com uma vasta programação, de seções de cupping e harmonização de cafés com alimentos da cozinha mineira, como rapadura, pão de queijo, doce de leite, doce de mamão, goiabada entre outros. O chef Caio Soter estará presente no local para orientar os participantes a fazerem as melhores escolhas harmônicas para esta empreitada, que conta com cafés especiais de cooperados da Expocacer, de diferentes perfis de sabor e aromas únicos. Ao todo, são dez variedades entre elas o Topázio, Arara, Paraíso, Catuai, Bourbon Amarelo e Catucai 2SL, que serão apresentados durante os cuppings.
A Specialty Coffee Expo possui 575 expositores, que apresentam os produtos e serviços mais inovadores do mercado. São esperados mais de 12 mil visitantes. No salão da Expo, os participantes podem interagir com profissionais de toda a cadeia, incluindo produtores, importadores e baristas, além de se conectar e formar novos relacionamentos comerciais com compradores e vendedores de café verde.
—A feira é uma plataforma vital para fortalecer parcerias, trocar conhecimentos e expandir horizontes, além de ampliar o reconhecimento da marca e o acesso a novos mercados, consolidando a nossa posição neste setor em constante crescimento, e esta parceria com o Governo é uma excelente oportunidade para unir forças. Estamos muito felizes com essa oportunidade— diz Fernando Nogues Beloni, presidente do Conselho de Administração da Expocacer.
A participação na Specialty Coffee Expo também integra o projeto do Governo “Minas para o Mundo: Mundo para Minas”, cujo objetivo é internacionalizar ainda mais o destino e atrair mais turistas para o Estado, o que será possível por meio das rotas de café, que promovem uma experiência diferenciada em fazendas de café, cafeterias, restaurantes de comidas típicas e atrativos turísticos.
A Expocacer é uma das principais colaboradoras da Rota do Café do Cerrado Mineiro, juntamente com o apoio de entidades governamentais, Sebrae e empresários dos ramos de hotelaria, cafeterias, restaurantes, agências de viagens e torrefações como a Dulcerrado by Expocacer, marca de cafés industrializados da cooperativa. A iniciativa é pioneira na região e promete desenvolver o turismo e promover os cafés de alta qualidade produzidos.
Segundo o governador Romeu Zema, o outro lançamento será o programa Exporta Minas, que é o primeiro passo para colocar os produtos típicos do Estado no mercado internacional. —Os produtos da agricultura familiar, de forma especial os cafés especiais, as cachaças, os vinhos, os doces e os queijos, bem como o artesanato, possuem produção de qualidade e procedência. Para criar um ambiente favorável e de apoio ao escoamento dos produtos, tanto para o Brasil quanto para o exterior—.
Recentemente a Expocacer abriu um Hub logístico nos Estados Unidos, que é o maior comprador de café brasileiro. A grande maioria dos grãos enviados, quase em sua totalidade, são especiais. A priori, o planejamento da Expocacer é de enviar um contêiner por mês, cada um com cerca de 320 sacas de 60kg de café. A expectativa com o Hub é que haja um aumento de vendas no mercado estadunidense de 10% a 15%, apenas no primeiro ano. O consumo global de cafés especiais brasileiros tem crescido consistentemente a uma taxa anual de 12% nos últimos anos, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
—O hub vai abrir novas portas de mercado e poderemos oferecer café no spot, com entrega imediata, em quaisquer quantidades. Isso será possível pelo fato de sempre se ter café disponível em armazéns no território americano em nome da nova Expocacer USA —afirma Simão Pedro de Lima, diretor-presidente executivo da Expocacer.
Um encontro de negócios será realizado para apresentação oficial do Hub aos cooperados, importadores, torrefadores e representantes da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, do Grupo Ânima e do Sebrae. Na ocasião, serão apresentados o objetivo, a importância e a forma de trabalho do Hub aos presentes.
Expocace — Criada em 1993 e situada em Patrocínio/MG, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) promove a qualidade dos cafés e o trabalho dos cooperados no Brasil e no mundo, por meio de iniciativas socioambientais relevantes e movimentação da economia de toda a região. A infraestrutura da cooperativa contempla dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas. Atualmente são atendidos 680 produtores, com exportação para mais de 30 países, nos 5 continentes.