Companhia promoveu um curso em parceria com a escola de negócios Empreende Aí e os projetos mais bem estruturados foram contemplados com capital semente para investimento nos negócios.
A Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios de forma segura, eficiente e sustentável, promoveu uma iniciativa para incentivar o empreendedorismo de revendas parceiras e consumidores da marca, como parte das ações do pilar social na estratégia ESG da companhia. No dia 20 de março, os dez negócios mais estruturados durante o curso de capacitação foram premiados em uma cerimônia no auditório do Grupo Ultra, em São Paulo.
O curso foi desenvolvido em parceria com a escola de negócios Empreende Aí e as aulas contaram com conteúdo focado em Gestão Financeira, Marketing, Estratégico Digital, planejamento de negócio, vendas, modelagem e testagem no mercado, além de conteúdo sobre autoconhecimento para que os negócios estejam atrelados ao propósito dos alunos.
Os alunos também vão participar de mentorias exclusivos com os colaboradores e executivos da Ultragaz entre os meses de abril e maio. Cerca de 50 pessoas foram selecionadas para participar do projeto e as turmas foram divididas em três categorias: mulheres empreendedoras de comunidades periféricas, clientes empresariais de pequeno e médio porte e revendas do segmento de pequeno varejo.
Ao concluírem o curso, os alunos produziram pitches de negócios para implementarem nos seus negócios baseados na metodologia apresentada nas aulas. Uma banca examinadora, composta por colaboradores voluntários de diferentes áreas da Ultragaz, foi responsável por avaliar os trabalhos, de acordo com a metodologia e critérios de avaliação da Empreende Aí. Os principais destaques em cada categoria foram contemplados com capital semente para impulsionar os seus empreendimentos.
Para Carolina Santos Pecorari, gerente executiva de Sustentabilidade e ESG da Ultragaz, a companhia trabalha para impactar positivamente os colaboradores, os parceiros e os consumidores. —Durante todo o processo tivemos o privilégio de ouvir as necessidades dos participantes para construir em conjunto grandes projetos e realizar transformações perenes e sustentáveis na vida dessas pessoas — jurídicas e físicas. O projeto nos proporcionou colocar em prática nosso propósito, que é usar nossa energia para mudar a vida das pessoas, por meio da geração de emprego e renda, potencializando o empreendedorismo— comentou a executiva.
A primeira edição do curso recebeu 122 inscrições, das quais 50 pessoas foram selecionadas para participar da ação e 18 concluíram todos os critérios de formação. Após finalizar os conteúdos, a confiança entre os participantes para a gestão financeira, marketing e tomadas de decisão do negócio saltou de uma média de 70% para 100%. Os empreendedores também conquistaram um crescimento médio de 35% na renda dos negócios após a conclusão do curso.
A sócia-fundadora do Empreende Aí, Jennifer Rodrigues explicou que a escola de negócios trabalha desde 2015 formando empreendedores em territórios populares, comunidades e favelas, com linguagem descomplicada e acessível.
Já são mais de cinco mil empreendedores que participaram da metodologia “Despertando o Empreendedor”.
—Acreditamos desde o início no programa da Ultragaz e no propósito da ação, que tem uma forte sinergia com o trabalho do Empreende Aí. O projeto proporcionou a oportunidade de gerar renda para os empreendedores em parceria com a Ultragaz, além de apoiar os clientes e revendedores de longa data da companhia. Os resultados do curso demonstram que o impacto social e estratégia de negócios caminham lado a lado e são extremamente significativos para a jornada —declarou Jennifer Rodrigues.
Cases destaques — A premiação do projeto também foi dividida em três categorias, como as turmas do curso em conjunto com a Empreende Aí. Os premiados receberam valores entre R$5 mil e R$1 mil. Os valores foram divididos de acordo com a posição de cada empreendedor na avaliação dos pitches.
Categoria revendedor: 1° Maria Lucia —Formada em gastronomia e nutrição usa seus conhecimentos como voluntária em uma ONG no bairro Jardim São Paulo, zona norte de SP. Criou um restaurante escola trazendo alimentação de qualidade com preço acessível para a população da região, além de proporcionar treinamento nas diferentes áreas do restaurante para os alunos da ONG.
2° Juliana Silva — Empreendedora desde 2020 e elaborou uma estratégia de negócio para oferecer experiência diferenciada na produção de doces clássicos e contemporâneos para os moradores da zona leste de SP, especialmente em Guaianazes;
3° – Michele Miguel — Empreendedora desde 2015 após ela e seu esposo entrarem para o número de desempregados. Seu primeiro doce foi um bolo feito com uma goiabada que havia ganhado em uma cesta básica. Hoje possui uma empresa de buffet e seu grande público está em condomínios fechados agregando facilidade na entrega.
4° Andressa Pytlak — Formada em gastronomia e empreendedora desde 2021. Andressa além de bolos e doces, ela traduz a essência de seus clientes em cada entrega realizada.
5° Jessica da Silva — Mãe de 2 meninas que requerem maior dedicação nos cuidados e, por essa razão, renunciou à vida profissional fora de casa. Filha sugeriu fazerem e venderem donuts em sua comunidade e hoje o negócio se tornou a principal renda da família.
Revendedor: 1° Gilmar Freitas — É responsável por uma Revenda Ultragaz desde 2003 e, em 2023, recebeu o prêmio de melhor revenda de Jacupiranga (SP). O empreendedor está sempre conectado com inovações tecnológicas e novas formas de atendimento ao cliente;
2° Walquiria Lopes — Empreendedora desde 2000, após assumir o negócio aberto pelo pai na década de 80. Para suprir a alta demanda da loja oferece a modalidade drive thru e atendimento via canais digitais;
3° Maria Bethânia — Em 2013 assumiu a gestão de uma revenda Ultragaz em São Paulo (SP). Lidera o negócio e transmite para os clientes os valores da marca, além de reforçar os diferenciais como energia limpa, segura e sustentável;
4° Guilherme Teixeira —Atua há mais de 20 anos com revenda de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). O atendimento na loja se destaca pelo cuidado com o produto e atendimento ao cliente, oferecendo, inclusive, manutenções necessárias;
Cliente: 1° Gessiara Brito— Em 2004, a empreendedora abriu a primeira unidade da Fábrica de Salgados. Atualmente, o estabelecimento conta com quatro lojas físicas em Mongaguá/SP, além de um aplicativo específico para consumidores e entregas personalizadas;