Em prol do desenvolvimento da economia do mar fluminense.
O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Energia e Economia do Mar (Seenemar) e de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedeics), assinou o Protocolo de Intenções com oito municípios da região da Baixada Litorânea, para impulsionar atividades econômicas relacionadas ao mar, como pesca, do turismo e gastronomia. A proposta é que as prefeituras contem com o apoio dessas pastas na elaboração de política públicas que gerem emprego e renda, e que estejam alinhadas com os princípios de gestão ambiental sustentável. Entre os temas que serão tratados estão os instrumentos de ordenamento costeiro municipais, como por exemplo o Projeto Orla.
— A Secretaria de Energia e Economia do Mar está, desde o momento de sua criação, acompanhando essa ação conjunta das cidades litorâneas do nosso estado. No ano passado, realizamos o primeiro Fórum de Economia do Mar na Região dos Lagos, em Saquarema, fortalecendo as discussões e proposições para o setor. O protocolo reforça o compromisso do Governo do Estado no fomento de atividades que geram emprego e renda para a população fluminense — afirma o secretário interino da Seenemar, Felipe Peixoto.
O termo de cooperação foi assinado pelos representantes estaduais das pastas de Energia e Economia do Mar e de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Felipe Peixoto e Marina Esteves; e pelos gestores e representantes municipais de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.