fabio-jacon

06/04/2024

Dia das Telecomunicações: mais de 20 milhões de brasileiros já utilizam o 5G

Avanço da tecnologia permite evoluções tecnológicas em diversos segmentos.

20,5 milhões de brasileiros já utilizam a tecnologia 5G, um aumento de 3,5 vezes em relação a 2022, aponta levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O número, simbólico, reconhece a importância desse setor no dia 5 de abril, quando é comemorado o Dia das Telecomunicações no Brasil.

O avanço do 5G no país permite uma conexão mais rápida e constante, ampliando áreas como telemedicina, cidades inteligentes, indústria 4.0, entretenimento e outros segmentos que envolvem avanços tecnológicos.

— No setor da saúde, por exemplo, o 5G também permitirá diagnósticos mais precisos e cirurgias assistidas por tecnologia. Em relação às cidades inteligentes, facilitará a implementação de soluções de transporte eficientes, sistemas de segurança avançados e gestão de energia mais sustentável— pontuou o vice-presidente de Telecomunicações da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Fabio Jacon.

O especialista da Abrac também apontou que as operadoras de telecomunicações têm trabalhado para expandir o 5G no país, mas que para essa implantação ser bem-sucedida se exige investimentos em infraestrutura de rede, incluindo antenas, fibra óptica e equipamentos de transmissão. —É importante ressaltar que todos esses equipamentos devem passar por ensaios e testes laboratoriais, não só para atestar a efetividade, mas também para garantir a segurança aos usuários —acrescentou Jacon.

Os equipamentos relacionados à tecnologia 5G precisam passar por seis testes principais: Conformidade de Padrões, Desempenho, Interoperabilidade, Segurança e Resiliência, Propagação de Sinais e Compatibilidade. Produtos aprovados nos testes recebem o selo do Organismo de Certificação do Produto (OCP) e da Anatel.

Abrac — Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne os principais laboratórios e certificadoras acreditadas ao Inmetro e que são responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas que são oferecidos aos cidadãos. A avaliação da conformidade, operada pelos entes acima citados, tem por objetivo informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.