marca-passo-cerebral

03/04/2024

“Marca-passo cerebral” pode transformar a vida de pacientes com Parkinson

Segunda doença neurodegenerativa mais prevalente no planeta, os casos de Parkinson podem dobrar até 2040; o DBS é uma terapia segura e comprovada, porém ainda pouco conhecida, que já ajudou mais de 100 mil pessoas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Doença de Parkinson afeta cerca de 4 milhões de pessoas no mundo, entre eles, 200 mil brasileiros1. Por isso, o Dia de Conscientização da Doença de Parkinson, mundialmente celebrado em 11 de abril, é importante para destacar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para a doença — e o DBS é uma dessas opções pouco difundidas que tem transformado a vida de pacientes no Brasil e no mundo.

A Estimulação Cerebral Profunda (DBS, do inglês Deep Brain Stimulation) é um tratamento a ser considerado quando só o uso de medicamentos já não é mais eficaz no controle dos sintomas. Realizada há mais de 20 anos com resultados expressivos, é uma terapia segura e comprovada que já ajudou mais de 100 mil pacientes com a doença de Parkinson a recuperar o controle e a qualidade de vida2.

—A técnica utiliza um pequeno dispositivo, semelhante a um marca-passo, cirurgicamente implantado na região do tórax, que envia sinais elétricos a fios condutores colocados no cérebro. Essa estimulação pode melhorar a função motora, reduzindo sintomas como tremores, lentidão e rigidez —explica o diretor de Neuromodulação da Boston Scientific, Lucas Silva.

Segundo dados de estudos da Boston Scientific, empresa líder mundial em tecnologia médica, mais de 90% dos pacientes relataram uma melhora nos sintomas3 e, quando perguntados se fariam o tratamento com DBS novamente, 96% disseram que sim4.

O DBS aumenta em até seis horas o período “ON” (com sintomas sob controle), em comparação ao tratamento apenas com medicamentos5, e a melhora significativa na função motora é sustentada por pelo menos cinco anos5. Pacientes com tremores relataram uma redução média de 70% destes sintomas6.

Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, os casos mundiais podem dobrar até 20401, já que as estimativas apontam para 1% das pessoas com mais de 65 anos convivendo com essa condição. Dados de pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein revelam o crescimento em número de casos nas últimas décadas e a perspectiva de que, embora sejam mais comumente associados a idosos, 10% a 20% dos diagnósticos de Parkinson são em adultos por volta dos 50 anos de idade.

—Parkinson é hoje a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente no planeta. No entanto, ainda existe pouca divulgação a respeito da condição clínica, seus sintomas e tecnologias disponíveis para tratamento — continua Silva. —Parkinson não tem cura, mas existe um espectro amplo da doença e as terapias evoluíram significativamente nos últimos 30 anos— completa.

Para ampliar a conscientização e disseminar o conhecimento sobre a doença, a Boston Scientific lançou recentemente o site www.vivercomparkinson.com.br com informações sobre a condição clínica, o passo a passo da jornada do paciente e detalhes sobre o DBS, tratamento disponível no SUS e incluído no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde (ANS), com cobertura pelos planos de saúde. A plataforma disponibiliza atendimento por WhatsApp para esclarecimento de dúvidas e agendamento de consultas com médicos especialistas por geolocalização, auxiliando o paciente em toda a sua jornada.

Boston Scientific Brasil — Líder global em tecnologia médica, a Boston Scientific do Brasil transforma vidas por meio de soluções médicas inovadoras que melhoram a saúde dos pacientes ao redor do mundo e reduzem o impacto financeiro de todo o sistema de saúde. Oferecemos uma enorme gama de soluções de alta performance em seis especialidades médicas: Neuromodulação, Cardiologia Intervencionista, Urologia, Intervenção Periférica, Controle do Ritmo Cardíaco e Endoscopia. Estimulamos a inclusão e a diversidade, que geram criatividade e o conhecimento necessário para transformar novas ideias em soluções de impacto, que criem valor para nossos pacientes, clientes e colaboradores.

1.Biblioteca Virtual em Saúde: https://shre.ink/8ybW

2. Parkinson’s Foundation. Statistics:https://shre.ink/8ybd

3. Vitek, J. Intrepid Study.: Presented by Robert Gross, Plenary Session, AANS Presented at: 2018 AANS; April 26-27, 2018; New Orleans, Louisiana, USA.

4. Knoop CD, Kadish R, Hager K, Park MC, Loprinzi PD, LaFaver K. Bridging the gap in patient education for DBS surgery for Parkinson’s disease. Parkinson’s Dis. 2017;2017:9360354. doi:10.1155/2017/9360354;

5. Krack P, Batir A, Van Blercom, N. Five-year follow-up of bilateral stimulation of the subthalmic nucleus in advanced Parkinson’s disease. N Eng J Med. 2003:349(20):1925-1934. doi:10.1056/NEJMoa035275.

6. Okun, Michael, and Pamela Zeilman. Parkinson’s Disease Deep Brain Stimulation a Practical Guide for Patients and Families

— A lei restringe a venda desses dispositivos por meio de ou por indicação de um médico. Indicações, contraindicações, avisos e instruções podem ser encontrados nos rótulos de cada dispositivo ou www.IFU-BSCI.com. Essas informações são apenas para propósitos educacionais. Esses produtos estão para demonstração com propósitos de informação e podem não ser aprovados ou estar para venda em certas localidades. Esse material não pode ser direcionado a uso na França. 2024 Copyright © Boston Scientific Corporation ou seus afiliados. Todos direitos reservados— conclui a alerta.