O primeiro voo rumo a São José dos Campos (SJK), a partir do aeroporto internacional Tom Jobim (GIG), aconteceu na noite do dia 27 de março (quarta-feira), com a presença de autoridades estaduais e municipais.Na cidade paulista, uma recepção foi preparada pelo SJK Airport em parceria com a GOL, com apoio da Prefeitura Municipal e da Boeing, para mais autoridades e empresários, celebrando a chegada do Boeing 737 à cidade.
São José dos Campos, cidade paulista fortemente ligada à inovação tecnológica e à indústria aeroespacial brasileira, é considerada a “Capital do Avião” no País. Localizada no Vale do Paraíba, é também o mais novo destino doméstico da GOL Linhas Aéreas, onde a Companhia acaba de consolidar sua 76ª cidade atendida. Entre a noite do dia 27 de março (quarta-feira), e o início da manhã do dia 28 de março (quinta-feira), aconteceram os voos inaugurais comerciais que ligam o aeroporto de São José dos Campos (SJK) ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim , o RIOgaleão (GIG), um dos mais importantes hubs da GOL.
Nascidos de uma parceria entre a GOL, o SJK Airport, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e a fabricante norte-americana Boeing, dois eventos aconteceram na noite do dia 27 de março (quarta-feira) nas duas pontas que, a partir de agora, estão a apenas 1 hora e 5 minutos de voo e distância uma da outra, com três voos semanais diretos em cada sentido: SJK-GIG e GIG-SJK.
O objetivo foi celebrar, tanto no RIOgaleão (GIG) quanto em São José dos Campos (SJK), a retomada de uma importante rota já operada entre janeiro de 2007 e maio de 2008 pela GOL e que agora retorna para contribuir com o fortalecimento do turismo e dos negócios no Vale do Paraíba (SP), na capital fluminense e em todo o Brasil.
Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão, foi o anfitrião no Rio de Janeiro. Autoridades de São José dos Campos, como o prefeito Anderson Farias e o CEO da Aeropart, concessionária do aeroporto SJK, Eduardo do Valle, assim como vice-governador do estado de São Paulo, Felicio Ramuth, estiveram no voo inaugural G3 2116, que deixou o RIOgaleão às 21h55, após o tradicional corte de faixa, e aterrissou em São José às 23h05. As autoridades estavam acompanhadas de Renata Fonseca, chief Legal Officer (CLO) e diretora executiva de Relações Institucionais e Governamentais da GOL, e Alberto Fajerman, conselheiro da presidência da companhia, além de outros executivos da empresa.
—Com muito orgulho nós inauguramos hoje o mais novo destino doméstico da GOL, São José dos Campos, um importante passo da Companhia em seu processo de expansão regional, ligando um dos mais pujantes municípios paulistas a um dos principais cartões postais do Brasil. É o resultado do esforço conjunto da GOL e do governo do estado de São Paulo para atender sob medida os Clientes que viajam a lazer, fomentando o turismo em ambas as pontas, e a trabalho, com comodidade e Segurança —afirmou Renata Fonseca, chief Legal Officer (CLO) e diretora executiva de Relações Institucionais e Governamentais da GOL.
—São grandes as nossas expectativas com relação à rota São José dos Campos-Rio de Janeiro. As três frequências semanais hoje em operação tendem a expandir a passos rápidos, à medida que os Clientes vão experimentando sua rapidez e praticidade, assim como a experiência de viagem com a GOL. A alta conectividade proporcionada pela GOL no RIOgaleão é um diferencial, oferecendo mais de 20 opções de conexão para todas as regiões do País e para o exterior, com a própria GOL ou companhias parceiras— disse Mateus Pongeluppi, chief Strategy Officer (CSO) da GOL.
—A rota GIG-SJK conecta o Rio de Janeiro com um importante polo industrial instalado na região de São José dos Campos. Além disso, os passageiros da cidade e de todo o Vale do Paraíba Paulista poderão desfrutar da conectividade que a GOL tem no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro com o Brasil e o mundo—disse Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão.
Antes da cerimônia no RIOgaleão, os convidados desfrutaram das benesses oferecidas no Lounge GOL Smiles Nacional, sala VIP localizada no Terminal 2 do aeroporto. No embarque, os Clientes foram presenteados com biscoitos Globo e Mate da Praia, gentilmente oferecidos pelo aeroporto RIOgaleão. E se surpreenderam com a aeronave: para o voo inaugural, a GOL, como transportadora oficial do projeto “Mônica 60”, escalou o avião temático que homenageia a Turma da Mônica, adesivado interna e externamente com ilustrações exclusivas criadas pela Mauricio de Sousa Produções.
No serviço de bordo especial, os passageiros se deliciaram com os chocolates Neugebauer e tiveram mensagens exclusivas, como o speech especial proferido durante o voo: “Unir o Rio de Janeiro a São José dos Campos é uma grande conquista para todos nós. A GOL acredita que diminuir distâncias é desenvolver cada vez mais o turismo e os negócios no Brasil, e por isso, celebramos este momento tão aguardado. Somos a única Companhia Aérea a levar você a jato até o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, com praticidade e Segurança. Estamos felizes em ter você neste voo especial de inauguração e conte sempre com a GOL para unir você ao seu destino”. Os Clientes ganharam, ainda, um caderno de anotações e caneta com os símbolos da GOL e do SJK Airport.
Na manhã do dia 28 (quinta-feira), às 6h20, o mesmo Boeing 737-800 temático “Mônica 60” alçou voo (G3 2117) rumo ao RIOgaleão, transportando os joseenses para o Rio de Janeiro, para o Brasil e o mundo, dadas as conexões oferecidas na Cidade Maravilhosa pela GOL e pelas companhias aéreas parceiras Air France-KLM e American Airlines. O pouso aconteceu às 7h25 no aeroporto Tom Jobim.
—O início dos voos comerciais partindo do aeroporto de São José dos Campos é um momento importante para a cidade e para sua população, pois vai permitir a conexão de São José e região a vários destinos nacionais. E, quem sabe, a destinos internacionais em um futuro breve. A GOL está de parabéns por perceber essa grande oportunidade econômica. São José tem em seu DNA a inovação e a tecnologia e todas as condições de ter um aeroporto caminhando junto com o desenvolvimento da cidade. O aeroporto volta a alavancar a economia de São José— comemorou Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos.
CEO da Aeropart, concessionária do SJK Airport, Eduardo do Valle destacou a rapidez da rota e a Segurança – valor número 1 da GOL. —Nós do SJK Airport estamos entusiasmados com a parceria com a GOL Linhas Aéreas neste momento de inauguração da rota São José dos Campos – Rio de Janeiro e conexões. Acima de tudo, estamos oferecendo o prazer de voar com agilidade, conforto e segurança e abrindo as portas do turismo para o Vale do Paraíba e de sua gente para todo o Brasil. Juntos ainda vamos voar muito mais longe —disse Eduardo.
As operações na rota SJK-GIG são realizadas com as modernas aeronaves Boeing 737 da GOL, com capacidade para até 186 passageiros e fabricadas pela Boeing, que recentemente inaugurou um Centro de Engenharia e Tecnologia no Brasil, localizado em São José dos Campos.
—Estamos muito orgulhosos por continuar apoiando a expansão de rotas da GOL, uma das maiores operadoras do 737 MAX em todo o mundo —disse Mike Wilson, vice-presidente de Vendas para América Latina e Caribe da Boeing Commercial Airplanes. —Nossa parceria com a GOL começou antes mesmo do seu primeiro voo, e desde então estivemos presentes em todos os seus pousos inaugurais, em todos os seus destinos no Brasil e no mundo. Nosso objetivo é, e continuará sendo, proporcionar à GOL e aos seus passageiros a melhor experiência de viagem utilizando aeronaves modernas e eficientes—.
Ligação São José dos Campos-Rio de Janeiro: vantagens para todos —A nova rota SJK-GIG permitirá aos passageiros do Vale do Paraíba o acesso rápido e cômodo à capital fluminense, com apenas 1 hora e 5 minutos de voo. Àqueles que não pretendem permanecer no Rio, a GOL oferece no RIOgaleão conexões para destinos como Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e Buenos Aires.
Desconto especial: até o dia 29 de março, sexta-feira, o cupom VOESAOJOSE concede 15% de desconto aos Clientes que adquirirem bilhetes aéreos nos trechos de ida e volta São José dos Campos-Rio de Janeiro-São José dos Campos.
Para os cariocas, a rota GIG-SJK representa uma nova oferta para o concorrido estado de São Paulo, complementando os voos da GOL hoje em operação a partir do RIOgaleão para São Paulo/Guarulhos (GRU), São Paulo/Congonhas (CGH) e Campinas/Viracopos (VCP), além da tradicional ponte aérea Santos Dumont-Congonhas.
Expressivo polo industrial, de negócios e de ensino, São José dos Campos é porta de acesso a diversas cidades do Vale do Paraíba, como Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba e Guaratinguetá, entre outras. As novas operações favorecem o turismo em toda a região, dada a proximidade do aeroporto de SJK com destinos de montanha e natureza (Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Francisco Xavier, São Luiz do Paraitinga), de praia (no litoral norte de SP, como Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) e religioso (Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida).
Os bilhetes entre São José dos Campos (SJK) e Rio de Janeiro/RIOgaleão (GIG) estão disponíveis no site e aplicativo da GOL, nas lojas GOL nos aeroportos, pelo site e aplicativo da Smiles, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem.
. A frequências e os horários dos voos: São José dos Campos — Rio de Janeiro:
No RIOgaleão, o corte de faixa marcou a abertura da rota GIG-SJK na noite de quarta-feira (27). Da esq. para a dir., alguns dos presentes: Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão, Renata Fonseca, chief Legal Officer (CLO) e diretora executiva de Relações Institucionais e Governamentais da GOL, Carla Vasconcelos, gerente da base GIG da GOL, Rogério Benevides, diretor da Agência Nacional de Aviação(Anac), Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, vice-governador do estado de São Paulo e Roberto de Lucena, secretário de Turismo de São Paulo, entre outras autoridades e executivos.
O Boeing 737-800 temático “Mônica 60” pousou no aeroporto SJK na noite do dia 27 de março (quarta-feira), vindo do RIOgaleão (GIG) com representantes da GOL, autoridades convidadas e Clientes, marcando o início voos comerciais da Companhia de/para o Vale do Paraíba, SP
Um novo corte de faixa, desta vez no SJK Airport, inaugurou oficialmente a base da GOL na cidade de São José dos Campos (SP); ao centro, com a tesoura, Renata Fonseca, chief Legal Officer (CLO) e diretora executiva de Relações Institucionais e Governamentais da GOL e o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias.
Um corte de faixa aconteceu ao amanhecer do dia 28 (quinta-feira) no aeroporto SJK para os Clientes que embarcaram no voo inaugural G3 2117, o primeiro de São José dos Campos com destino ao Rio de Janeiro. Da esq. para dir., junto à faixa, Eduardo do Valle, CEO da Aeropart, concessionária do SJK Airport, Cássio Greco, gerente Regional de Aeroportos da GOL, Ronei Glanzmann, diretor Comercial do SJK Airport, e Alexandre Toshio, especialista em Infraestrutura Aeroportuária da GOL (Foto: