A Greenbrier Maxion, empresa líder com mais de 80 anos de atuação no segmento ferroviário, foi reconhecida com o Certificado de Destaque Ambiental — Selo Verde, premiação concedida pelo Jornal do Meio Ambiente após um criterioso levantamento junto a órgãos ambientais como o Ibama, Conama, Secretarias Estaduais e Municipais do Meio Ambiente, entre outras organizações que promovem e regulam ações de preservação ambiental.
A empresa, que tem o compromisso de replicar uma cultura sustentável em seus processos, produtos e serviços, tendo como princípios o atendimento à legislação vigente e aos requisitos do mercado, possui ainda uma Política Ambiental específica para melhorar a gestão de resíduos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Entre as ações desenvolvidas, os destaques são: Programa de reciclagem e redução dos resíduos orgânicos, o consumo consciente de água, a doação de dormentes – gerados na substituição da linha férrea interna — à Maria-Fumaça Campinas x Jaguariúna da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e o reflorestamento da Área de Preservação Permanente do Ribeirão Jacuba. Também desenvolvemos vagões de carga cada vez mais tecnológicos e eficientes que trazem, além de ganhos na produtividade para o cliente, eficiência e competitividade para o transporte ferroviário do país, reduzindo não somente as emissões de CO2, mas também o consumo de combustível e a segurança operacional.
Além da Certificação Selo Verde, que Greenbrier Maxion recebe desde 2017, a empresa também possui a certificação ISO 14001, que provê para as organizações uma metodologia de gerenciamento dos seus riscos ambientais, com base na conformidade em relação ao atendimento dos requisitos legais. A nova versão da norma, do ano de 2015, tem o propósito de permitir uma gestão mais eficaz do pilar ambiental da sustentabilidade das organizações.
Greenbrier Maxion —Nascida a partir da Fábrica Nacional de Vagões(FNV), a Greenbrier Maxion atualmente é formada pela união das empresas norte-americanas The Greenbrier Companies e Amsted Rail Inc., além da brasileira Iochpe-Maxion. Localizada em Hortolândia-SP, atua 80 anos no Brasil, sendo considerada maior operação ferroviária da América do Sul. Possui capacidade de produção acessível e eficiente, com expertise em projetos de vagões de carga, truques, serviços de reforma, adaptação e modernização de vagões e seus componentes.
Sempre atenta às mudanças e ao dinamismo do setor, desenvolve e produz todos os tipos de vagões, com tecnologia diferenciada e design inovador. Os vagões GBMX possuem tara reduzida, maior eficiência, confiabilidade, aumento na capacidade de carga, facilidade nas operações de carga e descarga e na sua manutenção. Nossos truques ferroviários são produzidos com tecnologia de ponta para garantir o melhor desempenho dinâmico, aumento na vida útil de seus de seus componentes e redução do custo de manutenção.
Outro destaque da Greenbrier Maxion é a linha especializada em serviços ferroviários, que recebe vagões que necessitam de revisão, manutenção, reforma e transformação. Com isso, as operadoras concentram seus esforços no foco principal de seu negócio, diminuindo suas preocupações referentes à manutenção. | www.gbmx.com.br.
Selo Verde — Concedido pelo Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, após uma rigorosa pesquisa realizada no Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Conama e Secretarias Estaduais e Municipais do Meio Ambiente, a premiação reconhece as empresas que estão em dia com as licenças ambientais e a legislação, e que adotam iniciativas próprias que preservam a natureza.