Empresa do Grupo Embraer apresenta soluções avançadas para operações especiais.
A Atech, empresa do Grupo Embraer, apresentará suas mais recentes soluções para segurança pública na LAAD Security 2024, uma das principais feiras do setor de segurança e defesa da América Latina. O evento acontece de 02 a 04 de abril (terça a quinta-feira), no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
No estande B50, junto com a Embraer, a Atech destacará o GDI (Gerenciamento de Incidentes), plataforma que representa um avanço significativo no emprego das capacidades de comando e controle.
O GDI utiliza tecnologias de IoT (Internet das Coisas), georreferenciamento (GIS) e de ambiente computacional em nuvem ou on-premise, com segurança cibernética. Ele possibilita a interoperabilidade com outros sistemas e a integração dos dados de diversos dispositivos e sensores.
Dentre os dispositivos que podem ser integrados estão os bodycams, celulares, rádios de comunicação, viaturas, embarcações, helicópteros, câmeras e drones. Os dados são coletados em tempo real e visualizados de forma organizada e contextualizada em centros de comando, fixos ou móveis.
Versátil e eficaz, o GDI conta com três aplicativos-chave que foram especialmente incorporados para atender às necessidades das operações policiais em campo. São eles: Aplicativo Drone, que possibilita o compartilhamento de dados captados por drones; o Aplicativo Vídeo, que coleta imagens em tempo real; e o Aplicativo Mobile, que possibilita rastreamento e a troca de mensagens de texto e fotos, de forma segura e eficiente, entre os operadores durante as operações.
Arkhe Governance — O GDI é um módulo do portfólio Arkhe Governance da Atech. Outras três soluções, da mesma família de produto, serão destacadas na LAAD 2024: o Arkhe Athena, o Arkhe Data Analysis (ADA) e o Arkhe Integrated Surveillance.
O Arkhe Athena é uma ferramenta de segurança que rastreia e monitora ameaças cibernéticas, fortalecendo a capacidade de resposta imediata a incidentes. Sua abordagem modular possibilita fácil e rápida expansão, visando a proteção de futuros projetos e novos sistemas, mantendo a consciência e as práticas de segurança.
O ADA é uma plataforma robusta, capaz de tratar e analisar um grande volume de dados. Com uma interface gráfica amigável e dinâmica, os painéis de controle (dashboards) da plataforma possibilitam análises avançadas, em tempo real, realizadas de acordo com os parâmetros desejados, que podem envolver o cruzamento de dados coletados em diversas fontes de informação.
O Arkhe Integrated Surveillance foi concebido para realizar o monitoramento, planejamento e controle de operações militares, em terra, ar ou mar. Ele integra diferentes sensores e sistemas, possibilitando a interoperação com outros centros de controle, fixos ou móveis, e a transferência segura de dados estratégicos. Com esta ferramenta, uma Força pode tomar decisões mais assertivas durante as missões de monitoramento e contenção de ameaças.
“Nossas ferramentas possuem capacidades diferenciadas que atendem às necessidades dos agentes em campo e nos centros de comando. Elas geram vantagens estratégicas para as operações de Segurança Pública e contribuem significativamente para a prevenção e combate ao crime”, afirma Claudio Trapaga F. Nascimento Filho, Gerente Comercial da Atech.
Capacidades — Dentre as capacidades e funcionalidades das soluções que serão apresentadas pela Atech na LAAD 2024, destacam-se: Consciência Situacional: o GDI proporciona uma visão abrangente e em tempo real do teatro de operações, permitindo que os usuários acompanhem e compreendam o cenário de um incidente ou situação em tempo real.
Controle de Riscos e Ameaças: Através da coleta e integração de dados provenientes de várias fontes, o GDI ajuda a identificar e avaliar riscos e ameaças, permitindo uma resposta rápida e eficaz.
Respostas Rápidas: Com base na análise em tempo real das informações disponíveis, o GDI capacita os operadores a tomarem decisões rápidas e assertivas, facilitando a implementação de medidas de resposta adequadas para mitigar crises e emergências.
Integração de Dados: a plataforma é capaz de integrar dados provenientes de diferentes fontes, como drones, sistemas de IoT, sensores, câmeras de vigilância, entre outros, proporcionando uma visão abrangente e unificada do ambiente operacional.
Flexibilidade e Versatilidade: O GDI é altamente adaptável e pode ser configurado para atender às necessidades específicas de diferentes cenários e tipos de incidentes, desde desastres naturais até operações de segurança pública.
Visualização e análise avançada de dados: O ADA oferece capacidades de análise de dados em larga escala, p ermitindo a identificação de padrões e tendências que podem ser fundamentais para a tomada de decisões estratégicas. O painel de visualização facilita a compreensão e interpretação dos dados, fornecendo insights relevantes para os usuários.
Detecção de Ameaças: O Arkhe Athena é capaz de detectar anomalias e potenciais ameaças cibernéticas em tempo real, auxiliando na identificação precoce de problemas e na implementação de medidas preventivas.
Atech — Reconhecida como uma “System House” brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o país. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, gestão de ativos, segurança digital, conexões Inteligentes, logística, sistemas de comando e controle, de instrumentação e controle, embarcados e simuladores. Mais informações em www.atech.com.br