A Ares, em colaboração com o Exército Brasileiro, conduziu uma instrução especializada para capacitar militares no uso do Sistema de Armas Remotamente Controlado Remax, utilizando o simulador de tiro Starmax, como ferramenta de instrução, em apoio à transformação do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Boa Vista (RR), de esquadrão para regimento.
No mês passado, 50 viaturas foram enviadas ao local e farão parte do novo 18º RC Mec que, até 2025, contará com três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares.
Durante cinco dias, 32 militares participaram deste treinamento, focado na operação do Sistema de Armas Remax integrado ao novo veículo Leve Sobre Rodas Multitarefas — Guaicurus 4×4. O treinamento permitiu tanto a certificação de novos atiradores quanto a atualização daqueles que já possuíam experiência com o sistema Remax integrado ao Guarani 6×6.
O objetivo foi garantir que todos os operadores estejam aptos a usar o equipamento de maneira eficaz.
José Renato Pimenta, Instrutor e Técnico de Suporte Logístico da Ares, destacou a relevância do treinamento, que incluiu em Boa Vista instrução teórica, prática e de motricidade, utilizando o simulador desenvolvido pela ARES. —O STarmax, como ferramenta de instrução, oferece não apenas eficácia no adestramento das tropas, mas também garante a segurança dos militares, ao minimizar os riscos inerentes à instrução militar, proporcionando um ambiente de aprendizado controlado e simulado, além de gerar economia de recursos necessários para a instrução —afirmou.
Além da capacitação dos militares, a Ares também oferece suporte, em todo o território nacional, às Organizações Militares (OMs) que possuem o sistema Remax, onde quer que estejam localizadas. —O suporte logístico é essencial para garantir a disponibilidade dos equipamentos e o sucesso das operações militares. Na Ares, estamos comprometidos em fornecer suporte eficiente e confiável para as Organizações Militares (OMs), assegurando que tenham acesso contínuo aos recursos necessários —destaca Pimenta.
Inovação e eficiência — Disponibilizado em uma maleta portátil, o Starmax hoje está disponível em duas versões – pode ser utilizado em uma viatura ou instalado em um local sem a necessidade de viatura.
Sua integração com o sistema utilizado para o treinamento é realizada através de um módulo conectado diretamente ao Sistema de Emprego (SE) do Remax.
Uma vez conectado, o Módulo do Instrutor comandará a inicialização do sistema Remax, habilitando, desta forma, o ambiente virtual no qual o aluno estará imerso. Esse módulo é o responsável por criar cenários e avaliar, em tempo real, o desempenho do aluno.
A solução modular permite que os treinamentos sejam realizados em ambiente imersivo — dentro da viatura ou em salas de aula — e que novos elementos sejam adicionados à sua configuração.
O Starmax oferece treinamento de motricidade; treinamento de operações e disparo e treinamento de colimação.
Características e vantagens do Starmax: . Maior eficácia no adestramento das tropas;
. Capacidade de treinar o atirador ou toda a guarnição da viatura;
. Economia de recursos necessários para a instrução (munição/combustível/desgaste de material);
. Otimização do tempo investido na instrução;
. Software modular e multiplataforma;
. Sistema facilmente transportado;
. Diminuição de riscos (acidentes/incidentes) inerentes à instrução militar.