Bureau Veritas concede a primeira certificação de protótipo do mundo para solução solar offshore flutuante da SolarDuck.
O Bureau Veritas (BV), líder global em testes, inspeção e certificação (TIC), concedeu à empresa holandesa-norueguesa de energia renovável SolarDuck a primeira certificação de protótipo do mundo para uma tecnologia solar flutuante offshore, conforme aplicada no piloto de 0,5 MW da SolarDuck ” Merganser”. Esta certificação representa um avanço significativo no desenvolvimento de tecnologias de energia renovável marinha para aplicações offshore.
O projeto Merganser, desenvolvido pela SolarDuck e apoiado pela RWE, apresenta um piloto solar flutuante offshore com capacidade de 520 kWp. Composta por seis plataformas interligadas, a solução foi projetada para suportar condições offshore desafiadoras, incluindo ondas altas, ventos fortes e ambientes corrosivos. O projeto foi certificado para suportar uma altura máxima de onda de 11,6 metros —com um período de retorno direcional de dez anos— a uma profundidade de água de 21,5 metros (MSL) no local de testes North Sea Farmers. Será implantado ao largo da costa de Haia, na Holanda, proporcionando um ambiente operacional real para avaliar o seu desempenho e resiliência no dinâmico Mar do Norte.
O Bureau Veritas tem apoiado ativamente a SolarDuck nos seus esforços pioneiros para desenvolver soluções solares flutuantes. A certificação do protótipo Merganser segue a Aprovação em Princípio (AiP) concedida para sua estrutura flutuante. Ao longo do processo de certificação, o Bureau Veritas avaliou meticulosamente o protótipo em relação às regras e padrões, incluindo a nota de orientação NI631 sobre o Esquema de Certificação para Tecnologias de Energia Renovável Marinha. Essas avaliações abrangeram diversos aspectos como estrutura flutuante, sistema de amarração, análise de estabilidade, materiais e sistemas de segurança elétrica. No futuro, a tecnologia será avaliada posteriormente para uma certificação de tipo.
—Um passo fundamental para tornar a tecnologia financiável é obter a certificação da tecnologia. Como parceiros de longa data, a SolarDuck cooperou estreitamente com o Bureau Veritas para verificar a tecnologia para as duras condições do Mar do Norte, marcando um marco significativo no desenvolvimento da nossa tecnologia solar flutuante offshore— comentou Don Hoogendoorn, CTO da SolarDuck.
—A certificação do protótipo Merganser da SolarDuck reflete os esforços colaborativos entre o Bureau Veritas e os inovadores da indústria no avanço de soluções de energia sustentável. Nossa experiência na avaliação da integridade estrutural e na condução de avaliações de projeto desempenhou um papel importante no cumprimento dos padrões técnicos, destacando nosso compromisso em promover a inovação e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e a confiabilidade em projetos de energia renovável offshore —afirma Martijn Nieuwenhuijs, diretor executivo Nacional, Bureau Veritas Marine & Offshore Holanda.