Resultado da parceria entre as empresas Tecmar Transporte & Logística e Runtec, a solução Hodie entrega transparência, agilidade e eficiência de uma maneira inédita para o setor.
O setor logístico ainda enfrenta o desafio de uma comunicação eficiente e em tempo real, principalmente se tratando das informações das indústrias. Atualmente, cada empresa embarcadora cria sua própria aplicação de torre de controle para garantir o acompanhamento e efetividade das entregas, mas esse cenário gera diversas dificuldades frente à grande quantidade de transportadores. Agora, o mercado acaba de ganhar a primeira plataforma que integra todos os elos da cadeia logística — embarcador, cashing care, B2B e B2C —, aliando informação à segurança.
A torre de controle Hodie — que une pessoas, processos e sistemas – é resultado de uma parceria entre a Tecmar Transporte & Logística, do Grupo Log-In, e a Runtec, especializada em softwares e aplicativos para logística e Supply Chain. O projeto une o trabalho da Runtec com a Hodie, uma suíte modular desenvolvida para controlar processos logísticos para as indústrias — desde a colocação do pedido até a entrega ou devolução — a alta capilaridade da Tecmar, que opera de Norte a Sul do Brasil e movimenta diariamente cerca de 2,5 mil toneladas entre coleta e transferência.
Para garantir os resultados de controle e mapeamento de toda a cadeia logística, a nova tecnologia é atrelada ao CRM das indústrias embarcadoras para que haja a unificação das torres de controle — o que significa integrar também todos os dados das operações. Ou seja, passando por todas as informações desde a solicitação de coleta, tempo total de trânsito da mercadoria dentro da empresa, tempo de transferência e de distribuição, ocorrência, custos extras, logística reversa, agendamento, chegando até o pós-venda.
Essa inovação coloca a Tecmar à frente do mercado, que ainda não dispõe de nenhuma tecnologia desse nível, como ressalta Mauricio Alvarenga, diretor executivo da Tecmar. —Seremos o primeiro operador multimodal a estar dentro da plataforma de clientes do B2C, do B2B e do grande varejista, com uma comunicação em tempo real dentro do mesmo servidor —diz.
Transformação do mercado — Com a Hodie, o que o mercado passa efetivamente a ter agora é uma plataforma que integra em um só lugar todas as cadeias de consumo, do embarcador, a produtora até o destinatário, com velocidade e segurança. É ter um operador logístico que trata as encomendas com o olhar e a responsabilidade da empresa embarcadora, indo muito além de garantir a eficiência das entregas, mas suportando a estratégia de mercado das indústrias, que demandam um alto nível de critério e detalhamento, segundo explica Alvarenga.
— Imagine você chegar ao mercado e não ter o produto que está habituado a comprar por falhas na operação logística ou, em um cenário ainda mais grave, instituições de saúde ficarem desabastecidas de insumos. Esse tipo de problema é de responsabilidade da indústria embarcadora, que, por isso, demanda um alto nível de informação sobre a sua mercadoria enquanto ela está sendo transportada. Afinal, no fim do dia, ela é a maior interessada em ter o seu produto na gôndola e evitar perdas de mercado— comenta o executivo.
Já a Hodie, graças à capacidade de integração, elimina todos os gargalos de comunicação que podem ocorrer no processo entre API, WhatsApp e telefone, levando para o workflow todas as empresas de maneira unificada, do embarcador até o destinatário final.
De acordo com o CEO da Runtec, Maurício Fabri de Oliveira, a solução desenvolvida em conjunto com a Tecmar trará um nível de integração e visibilidade para toda a cadeia, atendendo às expectativas dos clientes embarcadores, em todas as regiões do Brasil, inclusive nas mais críticas, como a região Nordeste. —Vamos entregar transparência para toda a cadeia e, com isso, damos um salto tecnológico no setor, oferecendo excelência em nível de serviço —reforça Oliveira.
A ferramenta da Runtec já estava presente no embarcador e no destinatário, com soluções de agendamento, e agora fecha a cadeia de suprimentos, incluindo a parte da transportadora, graças à parceria com a Tecmar. Para isso, a companhia utilizará o “gateway” — um produto Open Logistics da Runtec que intermedia toda a comunicação entre as partes e permite as APIs se conectarem. Uma das vantagens é o fato de se tratar de um projeto com a metodologia ágil, com entregas de aperfeiçoamento na plataforma que vão acontecer gradualmente, além de contar com uma equipe altamente capacitada para o seu desenvolvimento.
—Estamos investindo fortemente nessa ferramenta inovadora e a nossa expectativa é entregar agilidade, eficiência e segurança nas entregas, de uma maneira inédita para o mercado —finaliza Alvarenga.
Log-In Logística Integrada — A Log-In Logística Integrada oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação costeira integrada a outros modais e serviços, conectando, por terra e mar, o Brasil e o Mercosul. Atualmente, a empresa possui uma frota de nove navios porta-contêineres, sendo oito próprios e um afretado, com capacidade total de 24.708 TEUs e que oferecem serviços de navegação com rotas regulares integrando os principais portos do país à Argentina, Paraguai e Uruguai.
Compondo a torre de negócios do Transporte Rodoviário da Log-In, a Tecmar é uma empresa do Grupo Log-In Logística Integrada, especializada no transporte LTL Rodoviário, FTL, Gestão de Armazenagem e Transporte de Contêineres, que, junto com a Oliva Pinto, complementa, também, o transporte marítimo de Cabotagem, de Importação e Exportação. Com uma rede de mais de 50 armazéns estrategicamente distribuídos, uma frota robusta com mais de 1.300 veículos próprios, a Tecmar oferece soluções logísticas de Norte a Sul do Brasil. Essa estrutura completa possibilita a união de uma ampla malha rodoviária de distribuição de cargas fracionadas à malha de Navegação Costeira da Log-In, criando assim um serviço logístico único no mercado nacional, a Rodo-Cabotagem, produto focado no transporte de cargas fracionadas e que soma as melhores características do modal rodoviário e da navegação.
A Log-In também administra e opera o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no estado do Espírito Santo, além de dois terminais intermodais, um em Itajaí (SC) e outro no Guarujá (SP) com operações dedicadas.