E receita bruta recorde de R$ 2,8 bilhões, aumento de 21,2% em 2023.
No quarto trimestre de 2023 a companhia totalizou R$ 544,4 milhões de lucro bruto, um crescimento de 19,3% vs. o quarto trimestre de 2022; no trimestre, as vendas mesmas lojas (SSS) seguem sólidas e também registraram expansão de 15,7% ante o mesmo período do ano passado.
A Vivara (VIVA3), maior rede de joalherias da América Latina, apresentou receita recorde de Receita Bruta no 4T23 com mais de R$ 1,0 bilhão, crescimento em 24% na comparação com o igual período do ano passado. No mesmo período, a receita líquida totalizou R$ 778,1 milhões, um crescimento de 20,8%.
No ano, a companhia registrou cerca de R$ 2,8 bilhões de receita bruta, 21,2% superior à registrada no ano anterior. O desempenho é explicado em parte pelo aumento de 18% na área de vendas nos últimos 12 meses, com a adição de 54 novas lojas, além do crescimento de 15% nas vendas mesmas lojas (SSS), incluindo as vendas digitais no quarto trimestre de 2023.
—Somos responsáveis pelo crescimento de 40% do mercado de joias brasileiro. Este é um resultado que mostra mais uma vez o crescimento sólido da companhia e os grandes diferenciais do nosso negócio, além do fortalecimento de avenidas de crescimento e a nossa trajetória de expansão. Neste trimestre também tivemos uma estratégia bem-sucedida de mix de produtos nas lojas, investindo mais em itens tradicionais, e na força das vendas sazonais na Black Friday e Natal —afirma Otavio Lyra, CFO da companhia.
A companhia encerrou o ano de 2023 com 390 pontos de vendas em operação — dos 61 novos pontos, 22 deles foram abertos no último trimestre. No total, são 257 lojas Vivara, 117 lojas Life e 16 quiosques, com mais de 32 mil metros quadrados de área de venda. Mantendo o ritmo acelerado de crescimento esperado para o ano, a Vivara completou a abertura de 61 novas lojas, sendo 16 lojas Vivara e 45 lojas Life, com uma adição de mais de 4,5 mil metros quadrados de área de venda, mais um recorde histórico de crescimento.
No quarto trimestre do ano, mais uma vez, o crescimento de vendas foi impulsionado pelo volume de peças vendidas, que cresceu 16,6% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. No ano, o volume de peças vendidas aumentou 17,2%.
Expansão de market share e solidez das marcas — A companhia encerrou o ano passado com 19,6% de participação no mercado brasileiro, com 2,2 p.p. de expansão comparado a dezembro de 2022 — sendo 9,8% para a marca Vivara, 6,9% para a marca Life e 2,9% em outras categorias.
Com relação à marca Vivara, as lojas em 2023 atingiram uma receita recorde de R$ 1,9 bilhão, crescimento de 7,9% em relação a 2022 e SSS de 5% ante o mesmo período. Importante destacar que as vendas das lojas Vivara foram impactadas pelas iniciativas de omnicanalidade e pela alocação do faturamento das vendas assistidas para as vendas digitais. Na visão phygital, que aloca nas lojas as vendas digitais com assistência das vendedoras, o crescimento registrado pelas lojas Vivara no 4T23 foi 13,9%, com SSS de 10,4% ante quartyo trimestre de 2022. O bom desempenho das lojas Vivara deve-se também à categoria de Joias, que registrou um crescimento consolidado de 18,7% no trimestre.
As lojas Life atingiram uma receita bruta de R$ 184 milhões no quarto trimestre de 2023 e R$ 431,8 milhões em 2023, crescimentos de 76,8% e 103,5%, respectivamente. Com o forte aumento da expansão de lojas exclusivas da marca Life nos últimos anos, a participação do canal Life na receita do canal físico cresceu significativamente, representando agora 22%, 6,8 p.p. maior que no quarto trimestre de 2022.
A expansão de receita é explicada pela abertura de 45 novas lojas exclusivas da marca Life nos últimos 12 meses e pelo crescimento, no trimestre, de 24,7% do Same Store Sales (SSS) de lojas Life acima da média. Vale também destacar a força da categoria Life nas vendas da Black Friday, que chegou a representar 46,8% do total de vendas durante os 14 dias de campanha.
—A frequência de compras dos principais canais apresentou uma relevante expansão de 25,4%, quando comparado ao ano anterior, e temos uma base sólida de mais de dois milhões de clientes ativos. A expectativa é que a gente consiga aumentar estas oportunidades juntamente com o fortalecimento da expansão física para reforçarmos nossa posição de liderança no Brasil —finaliza Lyra.