magazord-adquire

23/03/2024

Magazord adquire BW Commerce e expande atuação para o setor de joias, semijoias e acessórios

Plano da empresa é destinar cerca de R$ 40 milhões para aquisições nos próximos anos, em estratégia de crescimento inorgânico.

A Magazord Digital Commerce, que atende mais de duas mil lojas, anunciou a aquisição da BW Commerce, em uma transação que pode alcançar R$15 milhões, a depender do desempenho da operação. Com a compra, a Magazord, que já é referência no fornecimento de soluções de e-commerce para setores como moda, calçados, móveis e casa & construção, passa a reforçar sua atuação no segmento de joias, semijoias e acessórios. Juntas, ambas as empresas processaram, somente em 2023, mais de R$ 1,5 bilhão em transações de comércio eletrônico.

—Estamos entusiasmados com a perspectiva de alavancar as sinergias entre a Magazord e a BW Commerce para agregar ainda mais valor aos nossos clientes. Nossa prioridade é impulsionar a eficiência e a rentabilidade das lojas online que atendemos. Estamos confiantes de que a combinação de nossas forças nos permitirá alcançar esse objetivo de forma ainda mais eficaz —destaca o CEO da Magazord, Jaison Goedert.

Com a transação, que inclui uma opção de compra da participação remanescente em prazo futuro e poderá superar a casa dos R$15 milhões, a Magazord assume o controle acionário da BW, que segue como uma marca independente. Mantêm-se à frente das operações os sócios Fábio Verardi e Daniel Marroni, além de Yan Cericatto e Tiago Nervis que passam a compor o quadro societário da BW Commerce. A estimativa é que as duas empresas processem juntas, em 2024, cerca de R$ 2 bilhões.

—Desde a primeira conversa com a equipe da Magazord, nós percebemos grande sinergia entre os modelos de negócios, principalmente no que se refere ao lado humano das duas empresas, o atendimento e a preocupação com os clientes. Isso fez com que percebêssemos que essa operação entregaria muito valor aos nossos clientes para construir um e-commerce cada vez mais promissor. Quem vai ganhar são as lojas atendidas pela BW, que contarão com uma solução mais completa e fortalecida— explica Fábio Verardi, CEO da BW.

A operação faz parte da estratégia de crescimento da Magazord, que deve anunciar novas aquisições nos próximos anos, com um investimento previsto de cerca de R$ 40 milhões. —Somos uma empresa geradora de caixa, que cresceu ao reinvestir no negócio e na sua expansão todos os resultados e dividendos nos últimos anos. O plano para o futuro é ampliar a participação nos mercados já atendidos pela Magazord e entrar em novas verticais, olhando para setores com mais potencial de margem de lucro e sinergia com os segmentos que a empresa já atua. Nos últimos dois anos fortalecemos, por exemplo, nossa atuação na categoria de móveis. Hoje ela já representa cerca de 20% do nosso volume processado— destaca Jaison.

Essa é a terceira aquisição realizada pela Magazord. Em 2020 a plataforma de e-commerce adquiriu participação minoritária em 13 startups. Neste movimento, duas delas acabaram sendo incorporadas para se tornarem recursos da solução da Magazord: a Sentynela, de anti-fraude; e a Fidegg, de fidelização para e-commerce.

Para a aquisição, a Magazord contou com o apoio da Valore Brasil para modelagem financeira e estruturação da negociação, da BeTrusty no processo de diligência contábil e da Silva Lopes Advogados na diligência jurídica e elaboração dos contratos. A BW contou com a assessoria jurídica de Guilherme Scherer.

Próximos passos —Além de manter a liderança da BW Commerce, o time de colaboradores também deve ser preservado. A empresa vai incorporar, a partir de agora, as estratégias de gestão de pessoas da Magazord, que é reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina, segundo o GPTW.

Em relação aos clientes, com a consolidação da aquisição, as mais de 500 lojas atendidas pela BW Commerce vão passar a contar também com os recursos e diferenciais que a plataforma da Magazord oferece. Isso permitirá que os clientes da BW tenham acesso a soluções que atuarão diretamente na redução de custos em áreas-chave da operação de um e-commerce – como integração com meios de pagamentos, logística e marketing – visando melhorar a rentabilidade e competitividade dos clientes.

Magazord Digital Commerce — Fundada em 2010, a Magazord atende mais de 2 mil lojas online principalmente nos segmentos de moda, calçados, móveis e casa & construção, e é uma referência em plataforma de e-commerce no Sul do País. Além da tecnologia veloz e estável, a Magazord desenvolveu soluções para as principais dores do cliente como um ERP para e-commerce, integração com mais de 35 marketplaces, oferece gestão financeira e de estoque, e também uma ferramenta que otimiza a logística e permite que os clientes fiquem ainda mais competitivos. Possui também uma solução de pagamentos que permite que o lojista ofereça mais de nove opções para seus clientes efetuarem suas compras. Essa ferramenta permitiu que, em 2023, a Magazord processasse mais de R$ 1,3 bilhão em vendas dos seus clientes. Situada em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, em sede própria com mais de 30mil m² e mais de 500 posições de trabalho, a Magazord conta com mais de 350 colaboradores dedicados a fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços excepcionais aos seus clientes.

BW Commerce — A BW Commerce foi fundada em 2007 na cidade de Guaporé/RS, uma das cidades polo de produção de joias e semijoias do Rio Grande do Sul. Suas 500 lojas processaram mais de R$ 200 milhões em 2023. Reconhecida por sua excelência e expertise no segmento, a BW Commerce é referência no mercado de comércio eletrônico.