Prêmio promovido pela Schneider Electric celebra os avanços da Petrobras no processo de descarbonização das suas operações.
A Petrobras recebeu, no dia 20 de março (quarta-feira), o Sustentability Impact Awards (Prêmio de Impacto em Sustentabilidade) promovido pela Schneider Electric. A companhia foi contemplada como campeã entre mais de 400 empresas da América do Sul por sua liderança em descarbonização.
O prêmio foi recebido pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e pelo diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Carlos Travassos, durante reunião com o CEO da Schneider, Peter Herweck, na CERAWeek, em Houston, nos Estados Unidos.
Prates elogiou a iniciativa da Schneider e agradeceu a premiação. —Ficamos honrados com esse reconhecimento. Descarbonização é uma prioridade da Petrobras e queremos avançar ainda mais na redução das nossas emissões e no engajamento da nossa cadeia de fornecedores. Sabemos que a meta de neutralidade de emissões depende de uma grande cooperação entre todos os setores da sociedade— destacou Prates. Nos próximos cinco anos, a companhia vai investir US$ 11,5 bilhões para projetos de descarbonização das operações, biorrefino, renováveis e novos negócios em baixo carbono.
A premiação destacou as iniciativas da Petrobras no uso de digitalização para reduzir seu consumo de energia, na eletrificação das operações, além dos programas de engajamento da cadeia de suprimentos para promover a descarbonização de fornecedores. A companhia vem desenvolvendo ações de sensibilização junto às empresas fornecedoras de bens e serviços, como eventos e treinamentos, e aderiu ao programa CDP Supply Chain, incentivando fornecedores a mapearem suas emissões e darem transparência a suas iniciativas e práticas relacionadas à transição energética.
A Schneider Electric é fornecedora da Petrobras de sistemas e equipamentos elétricos para plataformas e refinarias. A empresa promove o Prêmio de Impacto em Sustentabilidade para celebrar os parceiros, clientes e fornecedores que foram referência em descarbonização ao longo de 2023.