caminhoes-zorzin

21/03/2024

Desenvolvimento humano dos colaboradores

É preocupação das empresas de transporte e logística. Investimento em novos departamentos abre espaço para o crescimento interno da empresa e dos colaboradores.

Apesar de o transporte rodoviário de cargas, por vezes, enfrentar desafios como a falta de infraestrutura, acidentes e questões de sustentabilidade ambiental, há empresas no setor que buscam iniciativas para melhorar suas atividades e principalmente o bem-estar de seus colaboradores.

Segundo a 18ª edição da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2023/2024, 94% das empresas brasileiras têm um orçamento anual dedicado exclusivamente ao treinamento de seus colaboradores, demonstrando um compromisso eficiente das organizações nessa área.

Um exemplo notável é a Zorzin Logística, especializada no transporte de produtos perigosos, que lançou seu Departamento de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) em janeiro deste ano.

Gislaine Zorzin, diretora administrativa da empresa e idealizadora do projeto, destaca a missão desse novo momento interno: — O DHO foi concebido para ir além do convencional, assumindo um compromisso integral com o bem-estar e com o crescimento de nossos colaboradores. A missão central desse departamento é criar um ambiente que promova o desenvolvimento humano e organizacional, priorizando não apenas o profissional, mas também o indivíduo por trás da função—.

Além disso, a empresa também se empenha em envolver as famílias dos colaboradores, através de ações que proporcionem crescimento financeiro, emocional e social, para um desenvolvimento linear dos setores, concentrando seus esforços em quatro pilares considerados fundamentais pela diretoria: crescimento profissional; bem-estar e saúde; comunicação e relacionamento; e cultura organizacional.

Marcel Zorzin, diretor operacional e responsável pelo desenvolvimento da ideia, explica os critérios para o início do projeto: —O primeiro foco é implementar programas de capacitação e desenvolvimento para garantir que os colaboradores estejam sempre atualizados com as melhores práticas e tecnologias em suas áreas. O segundo é incentivar a promoção de saúde física e mental, buscando equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. No terceiro, fortalecer os laços interpessoais por meio de atividades que promovam comunicação aberta, respeito e eficácia, criando um ambiente colaborativo e positivo. Por último, fortalecer a cultura e garantir que cada membro da equipe compartilhe os mesmos valores e objetivos que nós—.

Ao priorizar o bem-estar de seus colaboradores, as empresas visam causar um impacto positivo naqueles responsáveis pela satisfação do cliente final. Gislaine afirma: “Este projeto representa nosso compromisso contínuo com as pessoas que formam a base do nosso sucesso. Estamos ansiosos para trilhar este novo caminho juntos, criando uma jornada de crescimento, de aprendizado e de realização conjunta. Acreditamos que um ambiente de trabalho saudável nos aproximará ainda mais da excelência”.