Liderança pode ser lapidada, riscos e desafios são pilares do crescimento, o sucesso porém requer ainda disciplina e coragem. E assim, o setor supermercadista está nesta vanguarda, perseguindo sempre a tecnologia e inovação.
34ª edição da SRE Trade Show teve início em alto estilo e otimismo, com autoridades e representantes do setor varejista. O mais inovador evento de negócios do setor varejista das Américas ocupa 45 mil metros quadrados em dois pavilhões no Riocentro, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro(RJ), e deve reunir nos próximos três dias cerca de 62 mil pessoas e movimentar cerca de R$4 bilhões em negócios ao longo dos três dias de evento.
Em uma tarde concorrida de muito sol, às vésperas do outono, autoridades das várias esferas governamentais e diversos representantes do mercado varejista, entre eles, estiveram presentes no primeiro dia do evento, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claúdio Castro, representando a prefeitura do Rio de Janeiro, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico da cidade, Chicão Bulhões, o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Jr, o senador eleito pelo Estado do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro(PL), o secretário-adjunto do Ministério, Renato Soares Peres, representando o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte; a conselheira e diretora da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ) Viviane Areal, além do presidente da Asociación de Las Américas de Supermercados (ALAS), Jaime Alberto Cabal Sanclemente, o secretário estadual do Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), Gustavo Tutuca, presidente da TurisRio Ricardo Almeida, Gustavo, também o ex-deputado estadual e federal e, consultor de turismo da Fecomércio RJ, Otávio Leite, entre outros, prestigiaram o evento que reúne as mais importantes marcas do setor do varejo.
Para abrir o evento, o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, lembrou da importância do megaevento, e da consolidação no mercado alimentício, se tornando um marco das marcas para os fluminenses, Brasil e, América latina, evento este que já faz parte do Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro inflando a economia, com geração de negócios, empregos e turismo. —Estamos abrindo hoje o maior evento de B2B do país e, da América Latina. Agradeço a Diretoria e o Conselho da ASSERJ pelo apoio. São mais de 500 marcas participando do evento, esperamos movimentar cerca de R$4 bilhões ao longo dos três dias de evento. Um setor que gera por volta de oito mil empregos diretos. A SRE Trade Show 2024 será a melhor edição de todas! —ressaltou o executivo, que também acumula o cargo de primeiro vice-presidente da Asociación de Las Américas de Supermercados (ALAS), posto que não era assumido por um brasileiro há 17 anos.
O presidente da Associação Latino-Americana de Supermercados (ALAS), Jaime Alberto Cabal Sanclemente, felicitou o presidente da ASSERJ, pela grandiosidade da SRE Trade Show. — É de grande importância este megaevento para as Américas. O setor supermercadista e de varejos de alimentos é um serviço fundamental, ligando a cadeia produtiva de alimentos ao consumidor — destacou o executivo.
Chicão Bulhões, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, representando da prefeitura do Rio, destacou a importância econômica da SRE Trade Show para a cidade, — é um evento de novos negócios, megaeventos como esse comprovam a vocação do Rio para atração de marcas e divisas — frisou Bulhões.
O secretário-adjunto do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Renato Soares Peres, elogiou a organização do evento e, resaltou a força do empreendedor, e um de na renovação e geração de novos negócios— disse.
— A SRE Trade Show está na vanguarda das novas tendências, acompanhando o setor varejista de alimentos e supermercadista. Um setor que prima pela ética e sempre preocupada com a sustentabilidade — afirmou o presidente
do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Jr, ele elogiou a organização do evento e salientou a importância de participar da feira por meio do Espaço Sesc Senac Gourmet Show.
Já o senador pelo Estado do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro (PL), comentou que sempre acompanhou a trajetória da SRE Trade Show, e, particvularmente, no presidente da ASSERJ, que o chamou de visionário. —A edição deste ano superou minhas expectativas, e com certeza vai superar a do setor em todos os sentidos, a diretoria ASSERJ, principalmente, o seu presidente aguerrido e inovador está de parabéns pelo grande evento que já está consolidado — lembrou o senador.
—Isso mostra que o empreendedor pode e deve criar, inovar e gerar renda e trabalho, o poder público tem apenas que não atrapalhar, apoiar sempre as iniciativas e as novas possibilidades— destacou.
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, encerrou a abertura parabenizando o presidente da ASSERJ pela realização de um dos eventos mais importantes e aguardados do país. — Recordou que na pandemia, os supermercados tiveram uma missão importante, manter a população abastecida e saudável. Esse trabalho foi muito importante e ver hoje esse megaevento lotado e com grandes perspectivas de negócios, é uma honra para todos os fluminenses, em especial pra gente que acompanha este setor que atende cariocas, fluminenses e, turistas — vida longa e ótimos negócios — destacou o governador.
E, antes de fechar as cortinas e descerrar a fita de abertura do evento, uma homenagem à um empresário de 90 anos, o senhor Manuel Cunha fundador da ‘Rede Inter de Supermercados’, — uma grande história que rendeu livro, com biografia escrita por Aline Côrrea , cuja edição foi distribuída entre as autoridades presentes, — em seguida, exposta em um estande para venda.
O dia deu início também as palestras, — a SRE oferece aos visitantes uma extensa programação de palestras, nas quais especialistas da América Latina fazem reflexão sobre as últimas tendências que vão impulsionar o setor supermercadista.
A primeira palestra da programação do dia foi “Do Risco à Glória”, ministrada pelo esportista Diego Ribas, multicampeão de futebol, que mostrou, que para crescer, é preciso correr riscos. Em um auditório lotado de empresários e executivos do setor do varejo alimentício, Ribas destacou a influência do líder para direcionar a equipe ao caminho do sucesso e lembrou que os maiores desafios são os que definem o futuro. —Para ser um verdadeiro campeão é preciso encarar riscos e enfrentar desafios — afirmou ele.
Já a palestra do empreendedor e profissional de Marketing Edmour Saiani, “Supermercado 2030”, destacou a importância da relação com os consumidores. —É preciso manter a motivação do trabalhador— esclarece o especialista em cultura de gente, de relacionamento e de atendimento. Ele também falou da importância de ter lojas criativas. —A loja tem que ser cenário, não só arquitetura. Também é importante respeitar a comunidade, ser interativa, palco de eventos e, acima de tudo, ouvir o cliente—.
O evento conta ainda com palestrantes de entidades de vários estados do Brasil, como Mato Grosso, Norte, Nordeste, entre outros.
A Convenção das Américas de Supermercados é um evento de atualização, troca de experiências e networking. promovido pela Associação das Américas de Supermercados (ALAS) -—presente em 16 países. Essa é a segunda vez que a SRE sedia o evento.
Até o último dia , diversos palestrantes, nomes de referência no mercado, vão compartilhar suas experiências com o público. Entre eles: João Branco, especialista em marketing; Leandro Balbinot, atual CTO/CIO da rede de Whole Foods Market e vice-presidente de Tecnologia da Amazon; Walter Longo, especialista em Inovação e Transformação Digital; são alguns dos palestrantes. A última apresentação será a palestra “Nossas Melhores Versões”, com o ex-jogador da seleção de voleibol, consultor de esporte do Sesc RJ, Giovane Gávio.
Cencosud Media — A solução está sendo abordada pela Cencosud Media, braço de retail media da Cencosud no Brasil. Quem passa pela feira e visita o estande da Cencosud Media poderá participar de uma espécie de imersão pelas etapas que envolvem o trabalho de retail media e vivenciar as fases do processo de uma campanha, desde o briefing até a mensuração dos resultados. A utilização de recursos tecnológicos dará o tom da experiência, que conta com elementos interativos e painéis digitais que ajudará a compreender as possibilidades do retail media. —Essa estratégia de publicidade vai permitir que marcas de fora do trade varejista coloquem seus anúncios dentro de redes supermercadistas, onde milhares de pessoas circulam diariamente. Esse tema será amplamente discutido nesta edição da SRE Trade Show —afirma Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e vice-presidente da ALAS.
A SRE Trade Show — A SRE Trade Show conta com o patrocínio ouro da Marquespan, da Maturatta Friboi e da Caixa Econômica Federal, Governo Federal, o evento tem parceria institucional do Sesc RJ e Senac RJ e a parceria estratégica com a Pesagro-Rio e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro.
Promovido pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e pela Base Promoções, a SRE Trade Show entrou para o Calendário Oficial da Cidade em 2023 e já se consolidou como a maior área de exposição de negócios do setor de varejo alimentício, reconhecida entre os profissionais do setor de todo o Brasil como melhor e mais inovadora das Américas.
Além da Convenção das Américas, a SRE Trade Show também terá o Espaço Sesc e Senac Gourmet Show, onde acontecem aulas-show e degustações com chefs renomados em uma cozinha profissional montada especialmente para os Chefs do Senac e da Associação Internacional de Comércio e Cultura (AICC); o Agrobusiness, espaço que reúne iniciativa pública e privada, desde empresários da agronomia a pequenos produtores; e a Experience Square, uma área para integrar inovação, networking e vivências interativas em um espaço com dez grandes marcas de produtos alimentícios. A praça promete catalisar as oportunidades para os empresários, além de ser uma fonte de entretenimento com áreas instagramáveis.
Entre destaques e novos produtos — o Estado do Rio de Janeiro apresenta no megaevento muitas novidades e produtos de qualidade, como a estrela Charque Avay —especializado na fabricação da carne seca—.
Para o evento a Hillo expõe ao público uma grande linha de produtos de higiene bucal — escovas, fios dentais, antissépticos, creme dental, etc, — e lembram que já estão nas farmácias, drogarias e, supermercados. Outra empresa fluminense é a Vitorena, que além de uma linha de pimentas, e as novidades fabricadas com óleo de côco, como a manteiga, óleo de algodão, etc. E na esteira das estrelas, o Super Giro Distribuidora trazendo o sucesso da ‘Bananinha Mineira’ — coquetel alcóolico à base de banana—. E a Lanchero Alimentos,— com sua diversidade de molhos, maionese, etc—.
Do Estado do Rio de Janeiro ainda a linha de sorvetes como a ‘Sloop’, a fábrica de bebidas, como o Grupo Petrópolis, etc.
Presentes com estandes a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), também com estande a Rio Indústria—Associação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, divulgando as várias marcas dos inúmeros segmentos da indústria fluminense. — Um Rio além do petróleo, com sua criatividade, designers diferenciados, e as paisagens, monumentos tombados pela Unesco. — Entre o mar e a montanha, economias urbanas ou do mar imperam por aqui.
Entre as estrelas do megaevento, os estandes da Agro Rio Business, onde são oferecidos os produtos naturais e de muita qualidade, destaques, que vão desde as geléias, doces, mel, cafés, entre outros.
Em um dos corredores da feira, estande com os ovos da marca Casbri, do Rio de Janeiro.
Baldo — Mas, o megaevento atrai marcas de grande prestígio em todo o Brasil, por exemplo, do Sul, a empresa Baldo — criada há 100 anos — com sua linha de chás que atrai pela qualidade, designer e, sabores especiais.
Qualicoco — Em especial produtos da Qualicoco, do Rio Grande do Sul, cujo o o compromisso é de alimentação saudável e qualidade, com Selo de ‘Orgânico Brasil’, ‘Certificado Produto Vegano’, entre outros selos.
Faroka — E na esteira, de Alagoas —água de côco, entre outros produtos—, a distribuidora de Minas Gerais, apresentando a Faroka, também do estado, móveis de madeira para restaurantes. Enfim, presentes, as empresas de Aracaju (SE), como a Tia Ita., distribuída pela Copaíba Alimentos.
E ainda, uma linha diversificada de ovos, da marca Mantiqueira.
Nos corredores do megaevento também soluções de gestão, consultorias, máquinas com altas tecnologias e inovações, novos aplicativos, equipamentos e utensílios para cozinhas, fornos, etc., — muitas marcas, cores e cheiros.
A ASSERJ — Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros,marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.
A BASE — A Base Promoções atua há mais de 30 anos no mercado de eventos de grande porte, nacionais e internacionais. A empresa atrai a parceria de grandes marcas e empresas por reunir em seu portfólio todas as ferramentas para inserir no mercado grandes eventos culturais e de negócios. Trabalhando sempre com criatividade e sinergia, integrando técnica e sensibilidade, experiência e inovação, teoria e prática em todos os seus departamentos com o objetivo de fazer com que segmentos sejam desenvolvidos a partir de seus projetos.
. SRE Trade Show – Super Rio Expofood, de 19 e 21 de março de 2024 (terça a quinta-feira), a partir de 14 horas, no Riocentro, Avenida Salvador Allende, 6555 Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). | https://sretradeshow.com.br | https://asserj.com.br e, redes sociais. | Ingressos: https://shre.ink/rkDZ