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15/03/2024

Supermercados do estado do Rio de Janeiro registram crescimento de 5,6% nas vendas

Segundo Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de janeiro. Mesmo com bom desempenho, o índice fluminense foi inferior à média nacional, que apresentou aumento de 6,9%.

Os supermercados do estado do Rio de Janeiro apresentaram alta de 5,6% nas vendas do mês de janeiro, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. Esse foi o sétimo mês consecutivo de aumento nas vendas. Apesar de significativo, o crescimento das vendas nos supermercados do estado foi inferior à média brasileira em novembro (+6,9%).

Segundo a consultoria Future Tank, após estudos realizados a pedido da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), foi observado que as vendas dos supermercados impulsionaram o resultado de todo o varejo fluminense em janeiro (+1,9%). Essa foi a primeira alta em quatro meses, nessa comparação com igual mês do ano anterior.

Para Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, os dados da pesquisa comprovam um momento econômico favorável no estado. — Fatores como a queda de juros e aumento da renda das famílias têm possibilitado que os fluminenses possam encher mais os seus carrinhos de compras — refletindo diretamente no setor supermercadista —ressalta Queiróz.

As vendas dos supermercados ao nível nacional também cresceram bastante nesse início de ano (+6,9%). Destaque para os estados com maiores altas: Bahia (+18%), Goiás (+12%), Rio Grande do Sul (+12%), Ceará (+11%) e Pernambuco (+10%) e Minas Gerais (+10%); e para o único com queda: Espírito Santo (-2,5%), dentre os 12 analisados pela Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE.

Outros setores do varejo também observaram aumento das vendas no estado nesse início de ano: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+23%); tecidos, vestuário e calçados (+11%) e livros, jornais,revistas e papelaria (+7,3%).

ASSERJ — Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.