Forte desempenho no quarto trimestre, com vendas líquidas (vendas líquidas a terceiros) de US$2,5 bilhões, alta de 10% em moedas constantes (alta de 11% em dólar). Vendas líquidas no ano inteiro de 2023 de US$9,6 bilhões, alta de 7% em moedas constantes (alta de 6% em dólar). Forte crescimento nas três regiões e crescimento de dois dígitos em biossimilares tanto no quarto trimestre quanto no ano inteiro. Margem Ebitda central do ano completo de 2023 foi de 18.1%, com uma forte contribuição das vendas líquidas compensada pelos custos de inflação esperados e operacionais, e pelos ventos contrários das taxas de câmbio, que subtraíram 1.7 pontos percentuais. Margem Ebitda de 9,5% para o ano de 2023, devido a acordos legais, custos de separação única e racionalização de locais de fabricação específicos. O Guia de 2024 prevê um crescimento de vendas líquidas de um dígito médio em moedas constantes e margem Ebitda principal em torno de 20%.
A Sandoz líder global em medicamentos genéricos e biossimilares, anunciou as vendas líquidas do quarto trimestre e os resultados do ano completo encerrado em 31 de dezembro de 2023. No quarto trimestre, as vendas líquidas foram de US$2.5 bilhões, um aumento de 10% em moedas constantes em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. No acumulado do ano, as vendas líquidas foram de US$9.6 bilhões, um aumento de 7% em moedas constantes em relação ao ano anterior e margem ebitda principal de 18.1%.
—2023 foi um ano de muitas conquistas para a Sandoz, graças à paixão e aos esforços incansáveis de nossos funcionários em todo o mundo— disse Richard Saynor, CEO da Sandoz. —Lançamos o Hyrimoz® (adalimumabe biossimilar) nos EUA, expandimos nosso pipeline de biossimilares por meio de um acordo de comercialização com a Samsung sobre o biossimilar ustequinumabe (medicamento de referência Stelara®) e aprimoramos nosso portfólio de genéricos com a aquisição do Mycamine® (um agente antifúngico), ao mesmo tempo em que nos tornamos uma empresa pública independente—.
— Essas conquistas vieram junto com fortes resultados financeiros, com crescimento de vendas nas três regiões e crescimento de dois dígitos em biossimilares no quarto trimestre e no ano inteiro. Nossa margem Ebitda principal para o ano de 2023 foi de 18.1%, em linha com nossa orientação, apesar dos ventos contrários cambiais, oferecendo uma base sólida para nossas ambições de médio prazo. Também garantimos financiamento de longo prazo com duas emissões de títulos e encerramos o ano com um forte saldo de caixa de US$1.1 bilhão, proporcionando opcionalidade para futuros investimentos. Entramos em 2024 com um forte impulso e um forte pipeline de produtos para criar valor sustentável de longo prazo para nossos acionistas e sociedade — continuou Saynor.
Resultados de vendas líquidas do quarto trimestre e do ano completo de 2023 — As vendas líquidas do quarto trimestre foram de US$2.5 bilhões, alta de 10% em moedas constantes, na comparação com o quarto trimestre de 2022. O volume contribuiu com 12 pontos percentuais de crescimento, parcialmente compensado pela erosão de preços de dois pontos percentuais. Todas as regiões apresentaram crescimento neste trimestre com sólida contribuição de genéricos e forte desempenho em biossimilares, entre produtos novos e estabelecidos.
As vendas líquidas no ano inteiro foram de US$ 9.6 bilhões, alta de 7% em moedas constantes em relação a 2022. O volume contribuiu com dez pontos percentuais de crescimento, parcialmente compensado pela erosão de preços de 3 pontos percentuais, uma redução significativa em comparação com 6 pontos percentuais em 2022. O crescimento foi impulsionado pela forte demanda, lançamento de produtos e atuação contínua de Omnitrope® e Hyrimoz®.
Visão geral dos genéricos — As vendas líquidas do quarto trimestre foram de US$1.9 bilhão, alta de 6% em moedas constantes, na comparação com o quarto trimestre de 2022. O crescimento foi impulsionado pela demanda por volume, a aquisição de Mycamine®, um agente antifúngico, a transferência de marcas maduras de nossa antiga matriz e a erosão de preços abaixo do ano anterior.
As vendas líquidas no ano inteiro foram de US$7.4 bilhões, alta de 5% em moedas constantes, impulsionadas pela forte demanda por volume e lançamentos recentes. O primeiro semestre do ano foi particularmente forte devido a uma excepcional temporada de tosse e resfriado e à contribuição da apixabana, um medicamento anticoagulante, na Europa.
Visão geral dos biossimilares — As vendas líquidas do quarto trimestre foram de US$ 623 milhões, alta de 26% em moedas constantes, em comparação com o quarto trimestre de 2022. Este forte crescimento de biossimilares de dois dígitos reflete o lançamento da formulação de alta concentração Hyrimoz®, bem como a forte demanda contínua por nosso primeiro biossimilar Omnitrope®, onde somos líderes de mercado, capturando 34% de participação de mercado (Com base nos dados de volume de 12 meses da IQVIA MIDAS Nov’23, incluindo produtos originadores, — apenas produtos uma vez por dia).
As vendas líquidas para o ano inteiro foram de US$ 2.2 bilhões, um aumento de 15% em moedas constantes em relação ao ano anterior, impulsionadas por fortes contribuições de Omnitrope® e de Hyrimoz®.
Visão geral da Europa— As vendas líquidas do quarto trimestre foram de US$1.3 bilhão, alta de 4% em moedas constantes, em comparação com o quarto trimestre de 2022, principalmente devido ao sólido crescimento do volume de genéricos e ao forte desempenho de Omnitrope®.
As vendas líquidas para o ano inteiro foram de US$5.0 bilhões, um aumento de 9% em moedas constantes em relação ao ano anterior, impulsionadas pelas vendas relacionadas a uma temporada extraordinária de tosse e frio e demanda por novos lançamentos de genéricos, como apixabana no primeiro semestre do ano, e forte desempenho de nossos biossimilares.
Visão geral da América do Norte — As vendas líquidas do quarto trimestre foram de US$ 615 milhões, alta de 20% em moedas constantes, em comparação com o quarto trimestre de 2022. O crescimento foi impulsionado pela transferência de marcas maduras de nossa antiga matriz e pela forte demanda de Omnitrope®. Além disso, começamos a fornecer Hyrimoz® para a Cordavis, uma subsidiária integral lançada pela CVS Health, durante o trimestre para vender sob sua marca própria e expandir o alcance da Hyrimoz® para pacientes nos EUA.
As vendas líquidas para o ano inteiro foram de US$2.1 bilhões, alta de 3% em moedas constantes em relação ao ano anterior. A América do Norte passou da estabilização para o crescimento, impulsionada principalmente pela forte demanda por Omnitrope®, o lançamento do Hyrimoz® nos EUA e a erosão dos preços mais baixa do que no ano anterior.
Visão geral internacional — As vendas líquidas do quarto trimestre foram de US$656 milhões, alta de 14% em moedas constantes, na comparação com o quarto trimestre de 2022. Isso foi resultado, principalmente, do forte crescimento do volume, do lançamento de novos produtos, como o Mycamine®, e da forte demanda por nossos biossimilares.
As vendas líquidas para o ano inteiro foram de US$2.5 bilhões, um aumento de 9% em moedas constantes em relação ao ano anterior, impulsionadas pela forte demanda nos principais mercados e pelo crescimento em todo o portfólio de biossimilares.
O lucro bruto principal foi de US$ 4.9 bilhões em comparação com US$4.7 bilhões no ano anterior, resultando em uma margem de lucro bruto principal de 50.9% em comparação com 52.1% em 2022. A contribuição favorável do volume e do mix de produtos foi compensada pelo impacto do aumento dos custos de insumos e pelo impacto negativo de 1.2 ponto percentual do câmbio.
O Ebitda principal foi de US$1.7 bilhão contra 1.9 bilhão no ano anterior, resultando em uma margem Ebitda principal de 18.1% em comparação com 21.3% em 2022. A contribuição de vendas mais altas foi mais do que compensada por custos de insumos mais altos, como esperado, investimentos em vendas e marketing para apoiar nossos lançamentos de novos produtos, custos autônomos de 1.3 ponto percentual e um impacto negativo de 1.7 ponto percentual do câmbio.
O Ebitda foi de US$914 milhões contra US$1.7 bilhão no ano anterior. Os principais ajustes para o Ebitda em 2023 foram de US$829 milhões em comparação com US$190 milhões em 2022, impulsionados por custos legais de US$576 milhões, custos de separação de US$155 milhões e racionalização de locais de fabricação e outros de US$98 milhões. Os custos legais incluíram o acordo com a classe de demandantes compradores diretos no litígio antitruste multidistrital dos EUA, que foi anunciado em 29 de fevereiro de 2024. Como uma nova empresa pública, este acordo ressalta nosso compromisso com a integridade e a boa governança e é um passo encorajador para deixar as alegações de conduta de legado para trás.
O resultado financeiro líquido principal foi uma despesa de US$251 milhões, em comparação com uma despesa de US$115 milhões em 2022. O aumento deveu-se principalmente às despesas com juros relacionadas ao financiamento de nossa antiga controladora antes da cisão, às linhas de financiamento implementadas na separação e às emissões de títulos quarto quadrimestre.
A alíquota efetiva básica foi de 23%, em linha com o ano anterior.
O lucro líquido principal foi de US$1.0 bilhão em comparação com US$1.2 bilhão em 2022, impulsionado principalmente pelo Ebitda principal mais baixo e maiores despesas com juros, parcialmente compensados por imposto de renda mais baixo. O lucro diluído por ação foi de US$2.20, com um número médio ponderado de ações de 431.2 milhões.
Fluxo de caixa líquido, capital de giro e dívida líquida — O caixa total e equivalentes de caixa aumentaram para US$1.1 bilhão em 31 de dezembro de 2023, em comparação com US$0.1 bilhão em 31 de dezembro de 2022. O aumento resultou da abertura de caixa na separação, combinada com as receitas líquidas das emissões de obrigações do quarto trimestre após o refinanciamento do empréstimo-ponte.
A empresa gerou fluxos de caixa líquidos das atividades operacionais de US$0.4 bilhão, em comparação com US$1.2 bilhão no ano anterior, impulsionados principalmente por um aumento no capital de trabalho líquido, custos de separação, liquidação e otimização da fabricação. O aumento do capital de giro líquido deveu-se principalmente a um aumento no estoque de US$0.6 bilhão para US$2.7 bilhões, com US$0.2 bilhão apoiando o forte crescimento do negócio, US$0.2 bilhão devido a maiores custos de insumos e US$0.2 bilhão devido à transferência de estoques de nossa antiga controladora na separação e quantidades adicionais para garantir a continuidade operacional pós-separação.
O Capex líquido foi de US$586 milhões, comparado a US$386 milhões no ano anterior. Este aumento deve-se principalmente às aquisições de ativos incorpóreos, como o Mycamine® e aos investimentos em unidades de desenvolvimento e fábricas na Alemanha e na Eslovênia.
O fluxo de caixa livre foi negativo em US$234 milhões, em comparação com US$832 milhões no ano anterior, devido, principalmente, ao menor fluxo de caixa das atividades operacionais e ao maior Capex líquido.
Imediatamente, antes da cisão de sua antiga controladora, a Sandoz celebrou um contrato de linha de crédito. Esse acordo de empréstimo consistia em uma linha de crédito-ponte não garantida de US$2.6 bilhões, vários empréstimos a prazo de US$0.8 bilhão e uma linha de crédito rotativo de US$1.25 bilhão. A empresa recebeu classificações de crédito de grau de investimento da Moody’s e da S&P de Baa2 e BBB, respectivamente, colocando a empresa em uma posição sólida.
Após a cisão, a empresa emitiu com sucesso notas seniores em CHF no valor de CHF 750 milhões e notas seniores em EUR no valor de EUR 2.0 bilhões, com vencimentos entre 2026 e 2033. Os recursos foram usados para refinanciar a linha de crédito-ponte e para fins corporativos gerais. Em 31 de dezembro de 2023, o perfil de vencimento da Sandoz estava bem equilibrado, com um vencimento médio da dívida financeira não circulante de aproximadamente 5 anos. Como resultado, a taxa de juros média ponderada sobre o total da dívida financeira não circulante foi de 3.9% em 2023.
A dívida líquida permaneceu praticamente constante em US$3.1 bilhões em 31 de dezembro de 2023, em comparação com US$3.0 bilhões em 31 de dezembro de 2022, correspondendo a uma relação dívida líquida/Ebitda principal de 1.8x.
Dividendo — O Conselho de Administração está recomendando um dividendo de CHF 0.45 por ação, representando 24% do lucro líquido principal, em linha com nosso guidance. Os acionistas votarão esta proposta na Assembleia Geral Ordinária de 30 de abril de 2024.
Guidance 2024 — Para o ano inteiro de 2024, a empresa espera que as vendas líquidas cresçam de um dígito médio em moedas constantes em relação ao ano anterior, e a margem Ebitda principal em torno de 20%.
Orientação de médio prazo para 2028 — A empresa está reafirmando seu guidance de médio prazo para 2028. A empresa espera que as vendas líquidas cresçam anualmente em um dígito médio em moedas constantes e margem Ebitda principal na faixa de 24% a 26%. Espera-se que o dividendo seja de 30% a 40% do lucro líquido principal do ano inteiro.