clube-leitura-ccbb

15/03/2024

Clube de Leitura CCBB RJ 2024 reúne autora indígena e documentarista sobre a Amazonia

Eliane Potiguara e Eliane Brum testemunham caminhos e descaminhos indígenas através de suas obras.

Duas escritoras e o testemunho da situação do indígena no Brasil de hoje e, de sempre, desde que as primeiras caravelas aportaram no país. O Clube de Leitura CCBB 2024 recebe, na edição de abril, Eliane Potiguara e Eliane Brum, a primeira, precursora na luta pelos direitos das mulheres indígenas, a segunda uma jornalista, escritora e documentarista que há mais de 20 anos se dedica a estudar e documentar a real situação da Amazônia e seus habitantes.

Nos dias 14 e 15 de março (quinta e sexta-feira), o público escolhe, em votação aberta, no perfil do CCBB RJ no Instagram (@ccbbrj), entre duas obras de Eliane Potiguara e de Eliane Brum. A sessão de abril trará aos presentes, portanto, um livro de cada uma das autoras para o debate.

Entre os livros a serem votados estão: Tembetá e O vento espalha minha voz originária, de Potiguara; e Banzeiro Ókòtó: uma viagem à Amazônia, centro do mundo e A menina quebrada de Brum.

Segundo Suzana Vargas, curadora e mediadora do evento, ambas possuem livros essenciais para a sociedade melhor entender, ou melhor sentir, o modo de ser e de estar dos indígenas num mundo e num país que não os reconhece como raiz, parte estruturante desse quebra- cabeças chamado Brasil.

—Eliane Potiguara, indígena desaldeada, vem de uma época em que sua condição era praticamente uma maldição. Seu trabalho junto a outros companheiros de geração, em defesa de seus direitos de cidadãos, permitiu o surgimento de uma literatura indígena. Já Eliane Brum, percorreu as diferentes amazônias existentes no país, mergulhando literalmente na cultura dos diferentes povos que ali habitam, a ponto de em 2017 mudar-se de São Paulo para Altamira, cidade das mais violentas do Brasil. Desse lugar assiste e resiste com um ativismo quase heroico a devastação da floresta e a dizimação desses povos— reforça Suzana Vargas sobre a escolha das autoras para a segunda edição de 2024 do Clube.

Para ela, as escritoras são duas guerreiras que o Clube de Leitura traz até os leitores. “Elas irão ajudá-los a melhor compreender as razões de suas lutas contra a ameaça constante de desenraizamento pelo direito à terra, onde estiveram desde sempre”.

Em abril, o evento conta, ainda, com a participação especial do artista e gestor de empreendendorismo indígena Anapuaka Tupinambá que vai contribuir para o enriquecimento do debate a partir de questões concernentes à contemporaneidade indígena e seus meios de produção.

O encontro com Eliane Potiguara e Eliane Brum acontecerá no dia 10 de abri(quarta-feira)l, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, 5º andar, do CCBB RJ, com entrada gratuita. O Clube de Leitura CCBB 2024 conta com o patrocínio do Banco do Brasil.

Os vídeos dos encontros ficam disponíveis, na íntegra, no YouTube do Banco do Brasil. O projeto vai até dezembro de 2024, sempre nas segundas quartas-feiras do mês. Entre os autores já confirmados estão Eliane Brum e Itamar Vieira Júnior. Na abertura do Projeto, em março de 2024, participaram Viviane Mosé; Eliana Alves Cruz e Marilene Felinto.