maquina-electrolux

13/03/2024

Electrolux Group substitui toneladas de plástico virgem por reciclado em seu portfólio

Em 2023, empresa utilizou cerca de três mil toneladas de plástico reciclado nos produtos fabricados no Brasil e planeja substituir, globalmente, 50% da matéria-prima virgem em suas linhas até 2030.

O Electrolux Group continua em busca de soluções para garantir mais sustentabilidade em todas as suas etapas de produção e cadeia de valor. Entre as ações, o Grupo está reduzindo o uso de plástico virgem em seus produtos. Para se ter ideia, a companhia já utiliza, anualmente, aproximadamente três mil toneladas de plásticos reciclados em seus produtos somente no mercado brasileiro. Além disso, tem a meta de usar globalmente, no mínimo, 50% desse tipo de resina em suas linhas de eletrodomésticos até 2030.

Por que importa? O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor. Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022, a geração de resíduos plásticos nas cidades brasileiras foi de 13,7 milhões de toneladas em 2022.

Ainda no país, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mais de três milhões de toneladas de resíduos sólidos vão parar nos rios e mares todos os anos, quantidade suficiente para cobrir mais de sete mil campos de futebol. Diante disso, a reciclagem de plásticos se tornou essencial para a manutenção da vida na Terra.

Aproximadamente 10% do impacto climático dos eletrodomésticos vem dos materiais utilizados em sua produção, sendo mais de 60% do aço e plástico. O uso de matéria prima reciclada reduz significativamente este impacto.

O que diz o Electrolux Group: —Além de reduzirmos o uso do plástico virgem, há outro detalhe muito importante nesse processo: o plástico reciclado utilizado nos produtos pode ser reciclado novamente e, assim, usado na fabricação de outro eletrodoméstico. Isso amplia ainda mais a importância da economia circular como base para diminuição das emissões de carbono— diz João Zeni, diretor de sustentabilidade do Electrolux Group America Latina.

Plástico reciclado com impacto em escala— O primeiro produto a ser comercializado com plástico reciclado em sua composição no mercado brasileiro foi um aspirador de pó. Isso ocorreu em 2011. A predominância do uso desse tipo de resina nos produtos da Electrolux é na linha Floor Care (lavadoras de alta pressão e aspiradores de água e pó), na qual alguns produtos, como o aspirador de pó e água Acqua Power com Função Sopro, já atingem mais de 50% de plástico reciclado pós-consumo (PCR) na fabricação. PCR, sigla referente à expressão inglesa Post-Consumer Recycled, é uma resina obtida a partir de outros materiais plásticos que já foram utilizados.

Outro exemplo são as máquinas de cuidar produzidas no país, que contam com 15% de plástico reciclado pós-consumo. Em 2023, foram comercializadas mais de 2 milhões de unidades que usam plástico reciclado em seus componentes sendo que, aproximadamente, a cada duas máquinas de cuidar vendidas no mercado brasileiro, nos modelos Top Load e Front Load, uma é da Electrolux.

Atualmente, 100% das lavadoras Top Load produzidas no Brasil pela Electrolux levam algum percentual de plástico reciclado em sua fabricação.

São mais de 100 modelos que levam matéria-prima reciclada em sua composição e, somente em 2023, no mercado brasileiro, foram vendidos mais de 4 milhões de produtos pelo Electrolux Group das mais diversas categorias com a inclusão de algum percentual de plástico reciclado em sua fabricação.

Globalmente, o uso desse tipo de resina é cada vez maior. Em 2022, por exemplo, foi lançada pelo Electrolux Group uma nova linha de refrigeradores embutidos com revestimentos internos feitos com 70% de plástico reciclado.

O Electrolux Group não olha somente para o início da sua cadeia, incluindo materiais reciclados, mas também para o fim de vida de seus produtos. A empresa tem um programa próprio de logística reversa desde 2022, reciclando mais de 300 toneladas de materiais e é uma das fundadoras da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos (ABREE), que em 2023 reciclou milhares de toneladas de equipamentos, garantindo o retorno de materiais como plástico e aço para a indústria.

Electrolux Group — O Electrolux Group é um grupo global líder de eletrodomésticos que transforma a vida para o melhor há mais de 100 anos. Nós reinventamos as experiências de sabor, cuidado e bem-estar para milhões de pessoas, sempre se empenhando para estar à frente da sustentabilidade na sociedade por meio de nossas soluções e operações. Através de nossas marcas líderes, que incluem a Electrolux, AEG e Frigidaire, vendemos produtos para cozinhas domésticas e profissionais em mais de 120 mercados, todos os anos. Em 2023, o Electrolux Group teve um faturamento de 134 bilhões de SEK e empregou 45 mil pessoas pelo mundo. No Brasil, a marca Electrolux está presente em 67% dos lares, incluindo a Continental, adquirida em 2017 para alavancar as operações do Grupo no País e apoiar o crescimento sustentável da companhia. Por meio da Continental, já conhecida e respeitada por milhões de famílias brasileiras, a estratégia é proporcionar aos consumidores uma vida descomplicada para que possam se dedicar às atividades com quem realmente importa.