O diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, representou a Empresa Pública durante uma visita da comitiva da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos ao Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI) e ao Centro de Células a Combustível e Hidrogênio, no dia 05 de março(terça-feira), em São Paulo,
Esse foi um dos primeiros compromissos do grupo que foi lançado oficialmente no dia 06 de março (quarta-feira), na Intermodal South America. O ato oficial que aconteceu às 19 horas, no estande do Porto do Itaqui, com a presença dos representantes de cada uma das entidades e empresas signatárias.
A visita técnica teve como objetivo conhecer as linhas de pesquisa voltadas à produção de Hidrogênio (H2). Atualmente, o elemento químico vem sendo visto por outros países como o combustível do futuro, por possuir como características o alto poder calorífico e o baixo impacto ambiental, em relação aos combustíveis obtidos a partir de fontes não renováveis.
O laboratório do Research Centre for Greenhouse Gas Innovation foi criado em 2016 e já realizou 46 projetos divididos em cinco programas: Engenharia, Físico-Química, Políticas de Energia e Economia, Abatimento de CO2 e Geofísica. A missão do laboratório é apoiar o Brasil na redução da emissão de gases do efeito estufa e na meta nacional de mitigação climática.
A Autoridade Portuária gaúcha é uma das fundadoras da Aliança, junto ao Porto do Itaqui, Portos do Paraná, Porto do Açu, Porto do Sudeste, Porto de Suape, Porto de Santos, Corredor Logística e Infraestrutura (CLI), Consórcio TEGRAM, Bunker One, ZCarbon Soluções em Descarbonização e PortGreen Consultoria.
A iniciativa conta com o apoio da Fundación ValenciaPort, da Espanha, da Secretaria Nacional de Portos e Transporte Aquaviário, Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) e da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP).