Milhares de brasileiros ainda não sabem como usar cartão de crédito e, mais importante, as formas com que seu uso seja consciente para evitar quaisquer dívidas futuras. Por mais que pareça ser uma tarefa complexa, é possível ter controle de gastos e utilizar esse cartão de forma responsável e cuidadosa.
A importância do uso consciente é reforçada pelo principal erro dos consumidores, que é fazer compras com valores acima de seu orçamento mensal.
Isso se transforma em outras dívidas e, posteriormente, vira uma bola de neve no fim do mês. Diante disso, separamos as principais dicas para um uso consciente do cartão de crédito. Confira:
Escolha o cartão de crédito que mais combina com seu perfil financeiro — As instituições financeiras oferecem diversas opções de crédito, e os bancos podem apresentar ofertas interessantes com maiores valores e melhores condições.
Por isso, é fundamental antes de aceitar uma das propostas, fazer uma análise das informações, verificar os limites, prazos de pagamentos e se existem benefícios em aceitar o contrato com a financeira. Aproveite, e compare online cartões de crédito agora mesmo para compreender qual combina com o seu perfil!
Entenda sobre todas as taxas e tarifas envolvidas no cartão
Verifique quais cobranças são feitas no cartão antes de fazer a solicitação com o banco, pois ao fazer isso você entende o quanto terá de gastos nos próximos meses.
Realize um estudo para comparar as opções robustas com os modelos mais comuns, que não cobram anuidade e demais taxas, mas oferecem praticidades no pagamento e permitem que você tenha controle durante a utilização. Por isso, avalie as cobranças feitas nos créditos antes de fazer o seu pedido para não comprometer a sua renda:
• Juros do rotativo;
• Juros de mora;
• Multa por atraso;
• Anuidade;
• Taxa de saque;
• Taxa para pagamentos de contas;
• 2° via do cartão;
• Avaliação emergencial de mais limite;
• IOF.
Muitas pessoas que não sabem como funciona tudo isso e encontram dificuldades em efetuar o pagamento das faturas, pois desconhecem as principais taxas e juros cobrados. Analise todas as informações no momento de fazer o seu pedido para ter controle dos gastos e não comprometer integralmente a renda.
Defina um teto para compras — Aprender a como usar cartão de crédito, exige que você tenha atenção quanto ao que compra para não ter gastos excessivos. Analise o que pode ser comprado apenas com o débito, faça o pagamento, e opte por usar o seu limite apenas para uma compra grande, como a aquisição de uma geladeira, que possui um valor maior, por exemplo.
Organize seu orçamento e controle suas contas — A organização do orçamento é fundamental para saber os gastos do mês. Portanto, se questione sobre quais são os valores dos débitos, quanto te sobra após quitar o básico, pois com estes questionamentos, você tem conhecimento sobre o quanto desembolsa mensalmente.
É necessário também ter atenção às contas mais básicas para nunca deixá-las entrarem em atraso. Verifique os períodos de vencimento, o quanto precisa ser pago, deixe os valores separados e organizados também em uma planilha para não esquecer de nenhuma informação.
Sempre faça o pagamento do valor total da sua fatura — Não realizar o pagamento integral pode ser um grande problema na próxima fatura. Isso porque a fatura vai ter o acréscimo de taxas sobre esse valor que não foi pago no mês anterior, aumentando muito o valor total, além de somar a quantia devedora do mês atual.
Evite realizar compras desnecessárias e por impulso — Entendemos que ter um cartão de crédito com um limite alto é incrível, porém o fato de comprar desnecessariamente e sempre por impulso é um verdadeiro problema. Os valores de R$20,00 ou R$30,00, parecem inofensivos, porém serão os responsáveis por causar um aumento significativo no valor final da fatura.
Por isso, fique atento e só faça compras com o cartão se for realmente necessário.
Cuidado com parcelamentos — Quanto mais parcelamentos fizer, mais comprometida a sua renda ficará pelo período. Por isso, tenha cuidado para não se endividar a longo prazo e tornar suas finanças difíceis de controlar. Esse é um dos motivos em que as pessoas perdem o controle e acabam numa verdadeira bola de neve de dívidas.
Além disso, ao atrasar as faturas, será cobrada taxas que aumentam o valor total da conta e acabam prejudicando ainda mais suas finanças.
Utilize o cartão no melhor dia de compra — Use o cartão sempre no melhor dia de fazer compras, tendo atenção quanto ao aplicativo do banco que indica a data correta. Ao verificar o período ideal, você consegue pagar o produto com mais tranquilidade.
Esta é a principal vantagem de fazer compras no melhor dia, pois há um tempo maior para se organizar e se programar para efetuar os pagamentos. Portanto, você consegue separar uma parte do dinheiro para usar apenas em março, sem haver a necessidade de pagar a fatura em fevereiro, por exemplo.
Conteste as cobranças indevidas — Em todos os aplicativos de bancos há a opção de contestar cobranças consideradas indevidas, e se os valores estiverem incorretos e diferentes da compra feita online, você tem mais chances de ganhar a causa junto à instituição.
Sempre tenha as notas fiscais para comprovar os dados e mostrar que os gastos não condizem com o que foi cobrado.
Fique de olho nas vantagens do seu cartão e Programa de Pontos — Você sabia que a grande maioria dos cartões de crédito oferecem os programas de pontos? Ao participar, você ganha scores equivalentes às compras e consegue ter um bom desconto em produtos de parceiros da instituição financeira.
É possível também trocar os seus pontos por milhas aéreas e fazer a aquisição de uma passagem para viajar. O diferencial de juntar o score é por você ter a oportunidade de utilizar para o que desejar, sem precisar ter gastos extras.
Entender como usar cartão de crédito é indispensável para não fazer compras que te prejudiquem no longo prazo. E aí, entendeu tudo sobre o assunto? Então, compartilhe-o com seus amigos!