leonardo-thc

01/03/2024

Leonardo e THC anunciam um plano substancial de expansão da frota de helicópteros na Arábia Saudita

O contrato abrange 20 AW139s, além de um acordo plurianual para mais de 130 helicópteros de vários tipos. A THC fortalecerá significativamente as missões de EMS/SAR e de transporte de passageiros no país.

Roma — A Leonardo e a THC (The Helicopter Company), de propriedade do Fundo de Investimento Público (PIF) do Reino da Arábia Saudita, anunciaram ontem um crescimento substancial de sua colaboração com um pedido de 20 helicópteros bimotores intermediários AW139 e um acordo plurianual para mais de 130 aeronaves. O anúncio foi feito durante uma cerimônia oficial realizada na Heli-Expo 2024 em Anaheim, CA.

O contrato para 20 AW139s tem como objetivo principal fortalecer a frota de serviços médicos de emergência (EMS) e de busca e resgate (SAR) no Reino da Arábia Saudita, com entregas previstas para 2025 e 2026. O Acordo-Quadro para mais de 130 aeronaves inclui uma combinação de AW109s, AW169s, AW139s e AW189Ks para várias aplicações, com um primeiro lote de pedidos previsto para o primeiro semestre deste ano e posições de entrega para a THC ao longo de cinco a sete anos.

A intenção de adquirir esses 20 AW139s mais recentes foi anunciada na Heli-Expo 2023. Quando todos esses últimos AW139s firmemente encomendados forem entregues, a THC terá uma frota total de aproximadamente 50 AW139s realizando uma série de missões, incluindo EMS, SAR e transporte corporativo no país, tornando a THC uma das maiores operadoras de AW139 do mundo.

— Estamos orgulhosos do enorme plano de expansão da frota de helicópteros da THC, que utiliza nossa tecnologia— disse Gian Piero Cutillo, diretor -geral da Leonardo Helicopters. —Nossas plataformas de última geração apoiarão seu programa de crescimento da capacidade de serviço com missões essenciais de transporte e salvamento de vidas para as comunidades que atendem—.

O AW139, o programa de helicópteros mais importante do mundo desde sua certificação em 2004 e o modelo mais vendido em sua categoria, registrou pedidos de mais de 1.400 unidades de mais de 290 clientes em mais de 90 países até o momento. A frota de mais de 1.200 unidades em serviço já ultrapassou 4 milhões de horas de voo. O modelo provou ser extremamente bem-sucedido no Oriente Médio, com quase 200 unidades vendidas em toda a região para o mais amplo escopo de missões, incluindo transporte corporativo, serviço médico de emergência, busca e salvamento, aplicação da lei, transporte offshore e tarefas governamentais. O AW139 oferece capacidades, tecnologia e segurança excepcionais para atender aos requisitos rigorosos dos operadores para tarefas em condições adversas, a fim de maximizar a eficácia.

O modelo apresenta aviônicos de última geração com sistemas avançados de navegação e prevenção de colisões para melhorar a consciência situacional e reduzir a carga de trabalho dos pilotos, velocidade inigualável, margens de potência e desempenho geral. Além disso, esse modelo inclui a cabine mais ampla de sua categoria, com alta capacidade de modulação para rápida reconfiguração, uma caixa de engrenagem principal exclusiva com capacidade de 60+ min de funcionamento a seco para maior confiabilidade e segurança e até 1.000 kits certificados.

O acréscimo do AW169 e do AW189K à frota da THC no futuro permitirá que a operadora se beneficie das vantagens exclusivas do projeto da família AW, baseado em design, componentes, suporte e abordagem de treinamento compartilhados, com eficiência e versatilidade sem precedentes no gerenciamento da frota.

The Helicopter Company: — A THC foi estabelecida como parte da estratégia do Fundo de Investimento Público Saudita (PIF) para ativar novos setores na Arábia Saudita que apoiam a realização da Visão 2030, criando um ecossistema totalmente novo para serviços de aviação geral e introduzindo serviços de transporte seguros e eficientes em todo o reino. A THC é a principal operadora de helicópteros comerciais do Reino e está em operação desde meados de 2019. Atualmente, a THC tem 47 aeronaves que atendem a diversos segmentos, incluindo serviços médicos de emergência (EMS), trabalho aéreo, fretamentos particulares e turismo no Reino.