Série de comemorações envolvendo colaboradores, parceiros, investidores e a comunidade vai contar a trajetória da marca caxiense que é sinônimo de inovação sustentável para um mundo em movimento.
A Frasle Mobility, multinacional brasileira que oferta um ecossistema especializado em soluções sustentáveis para a mobilidade, celebrou os 70 anos sua marca pioneira Fras-le, potência no mercado de reposição em freios e uma das lideranças mundiais na fabricação de materiais de fricção.
Sob o mote ‘Essa Marca faz História’, a Fras-le planeja uma série de ações comemorativas para clientes, investidores, colaboradores, fornecedores e todos os públicos impactados pela marca em sete décadas de atuação. O marco inicial ocorre no dia de aniversário, —22 de fevereiro—, em cerimônias de confraternização com colaboradores que atuam em todas as unidades localizadas no Brasil e no exterior.
No decorrer de 2024, a Fras-le também promoverá o lançamento de um livro comemorativo sobre os seus 70 anos. Além disso, será apresentada uma exposição do artista visual Antonio Giacomin, que pintou 12 aquarelas ilustrando aspectos fundamentais para contar a história da marca. A exposição vai rodar o mundo e poderá ser apreciada por todos os públicos que se relacionam com a Fras-le.
Também estão previstas ações de aniversário durante a Festa Nacional da Uva 2024, que ocorre até 3 de março em Caxias do Sul (RS). Campanha publicitária especial com veiculações regionais e na mídia especializada também ajudará a mostrar para o público aspectos da linha do tempo da Fras-le, permeada por profundas transformações. Fundada no ano de 1954 em Caxias do Sul e controlada desde 1996 pela Randoncorp, a empresa evoluiu ao longo das décadas em seus processos produtivos, cada vez mais eficientes, e na busca constante por soluções mais seguras e sustentáveis. Hoje, é reconhecida como modelo de excelência e competitividade global, líder mundial em materiais de fricção.
Na visão do COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti, o caminho trilhado pela Fras-le traduz a evolução de uma marca global, com intensos ciclos de expansão vivenciados, sobretudo, nos últimos dez anos, que projetam um futuro de novas possibilidades de crescimento.
— Ao longo de 70 anos, a Fras-le tornou-se referência em materiais de fricção, mas foi além, sempre se diferenciando pela inovação e preocupação ambiental, mesmo quando o tema ainda não era uma pauta presente na sociedade. Hoje, a marca é reconhecida como líder em fricção mundial, sempre atenta às demandas dos mercados mais exigentes e às tendências emergentes. Sua postura protagonista se manifestou não apenas em seu processo fabril, mas também na permanente evolução de materiais e na busca constante por soluções mais seguras e sustentáveis — contextualiza.
Pioneirismo na história do transporte — Fatos marcantes demonstram a importância e o pioneirismo da marca Fras-le para o ecossistema da mobilidade. A internacionalização iniciou ainda em 1969, com exportações para o Paraguai, expandindo, na sequência, suas operações para toda a América Latina. Posteriormente, estabeleceu-se na América do Norte, Europa e, finalmente, na Ásia.
Atualmente, a Fras-le estende sua influência por 125 países, com a comercialização de seus produtos e atuação das suas equipes de vendas e centros de distribuição espalhados em posições logísticas estratégicas. A marca pioneira é líder nos segmentos de atuação em várias geografias, nos mercados de reposição de autopeças e fornecimento para montadoras. Sob a identidade Fras-le, oferece ao mercado linhas de pastilhas e lonas de freio, para veículos pesados e automóveis, transportes aéreo, metroviário e ferroviário, e produtos para aplicação industrial.
Com o DNA da inovação em sua história, constituiu, há 50 anos, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Francisco Stédile, para impulsionar a criação de produtos inovadores. A empresa conta com profissionais altamente especializados, mestre e doutores, que atuam na concepção de novos produtos, fazendo uso de ferramentas avançadas para a criação de peças, testes e simulações, mantendo um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, integrado por três laboratórios.
A Fras-le se tornou referência em cuidados ambientais ao eliminar o uso de amianto na composição dos seus produtos de fricção antes mesmo de a legislação brasileira proibir a presença do elemento em materiais automotivos, nos anos 1990. Outro passo significativo foi a retirada do cobre metálico de suas pastilhas de freio comerciais, iniciativa que começou no mercado norte-americano e que deve se tornar uma prática global.
O desenvolvimento de soluções competitivas alinhadas à sustentabilidade, pela Fras-le, tem resultado em iniciativas de descarbonização de seus processos e produtos. Um dos cases mais recentes é o da Sapata de Freio Ferroviária. Alterações no processo de fabricação e na formulação da peça reduziram a pegada de carbono do produto em 43%.
— Ações visando a sustentabilidade sempre foram uma prioridade em nossos negócios. A trajetória de 70 anos da Fras-le, marca icônica do portfólio da Frasle Mobility, evidencia os esforços constantes em oferecer soluções inovadoras e ambientalmente corretas. A descarbonização de nossos produtos e processos é um exemplo das iniciativas desenvolvidas, com êxito, pelas nossas equipes altamente capacitadas e motivadas. Em especial nos últimos anos, a companhia vem intensificando investimentos com o objetivo de enfrentar os desafios globais do transporte, além de contribuir para a economia e para um mundo melhor — destaca o presidente e CEO da Frasle Mobility, Sérgio L. Carvalho.