Além de exibir lançamentos, a 47ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) se destaca pelos espaços de experiência e conhecimento que oferece aos visitantes. De 12 a 14 de março, a maior feira do setor coureiro-calçadista na América Latina apresentará o Fórum CICB de Sustentabilidade e a 14ª Fábrica Conceito.
Fimec 2024: credenciamento gratuito: Fábrica Conceito terá produção de bolsas pela primeira vez — A Fábrica Conceito já é um espaço reconhecido da Fimec, que apresenta a produção de calçados dentro dos pavilhões da feira. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC, em parceria com a Fenac e Coelho Assessoria Empresarial, a 14ª edição do projeto traz uma inovação. Com quatro linhas de produção, será a primeira vez que serão produzidas bolsas, em parceria com Luz da Lua, que criou dois modelos especialmente para esta feira.
A Fábrica Conceito ainda terá dois grandes nomes da indústria brasileira – Calçados Ramarim, produzindo um modelo de sandália e um tênis casual da marca Comfortflex; e Calçados Bompel, que produzirá quatro modelos de calçados classificados como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além da Escola do Calçado Senai, com dois modelos de tênis femininos. Nos três dias de feira, serão produzidos um total de 1.600 pares de calçados e 80 bolsas.
Em um espaço de 1.300 metros quadrados, o projeto terá a participação de 70 empresas, incluindo fabricantes dos calçados e das bolsas, fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de componentes e materiais, além de sistemas de gestão de produção entre outros.
Fórum CICB aborda “Elos para a Rastreabilidade” — A rastreabilidade do couro bovino brasileiro será o foco do Fórum CICB de Sustentabilidade, no dia 13 de março, junto à programação da Fimec. O evento terá como tema central os “Elos para a Rastreabilidade”, com uma programação de palestras reunindo representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, empresas privadas e entidades da cadeia da carne e do couro. A atividade será presencial, no turno da tarde, com tradução simultânea em inglês e inscrições gratuitas através do website www.cicb.org.br/forum2024, no qual também é possível conferir a programação completa.
As apresentações mostrarão ferramentas, soluções e a evolução no campo da rastreabilidade. Do governo federal, dois representantes compartilharão as ações e os projetos de plataformas e regulamentação da identificação de animais e registros públicos da produção. Da iniciativa privada, um curtume apresentará a sua jornada de entrega de couros 100% rastreados, e também haverá uma palestra de tecnologia. A partir das entidades setoriais, serão debatidas perspectivas e metas sobre o tema para os próximos anos.
O Fórum é realizado pelo projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Fimec: realizada pela Fenac Experiências Conectam, a feira é apresentada pela Sicredi Pioneira, tem patrocínio da Covestro, Transduarte, Ambiente Verde Indústria e Henkel e conta com apoio das entidades setoriais: Abicalçados, Abiacav, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV, Aicsul, Assintecal, CICB, Fiergs, IBTeC, Sebrae/RS e Sitergs. Feira profissional, sendo proibido o acesso de menores de 14 anos.