casa-inteligente

21/02/2024

Tendências em dispositivos de conexão para casas inteligentes

Mercado de aparelhos inteligentes eleva complexidade na automação de tarefas.

A tecnologia IoT (Internet das Coisas, em português) está se popularizando cada vez mais. Se antes era difícil imaginar montar uma casa inteligente, hoje, com o barateamento dos dispositivos, é possível ter uma casa com dispositivos inteligentes sem gastar muito.

Muitos dispositivos inteligentes podem ser comprados com desconto no Kabum e em outras plataformas de e-commerce on-line. E essa facilidade de comprar dispositivos para montar casas inteligentes já se expressa em números. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 9,9 milhões de casas com internet no Brasil já contavam com algum dispositivo inteligente no fim de 2022.

Quais os melhores dispositivos de conexão para casas inteligentes? Já vimos aqui que a Internet das Coisas já é uma realidade no Brasil. E um dos principais dispositivos para montar uma casa inteligente são os dispositivos de conexão. Abaixo, falaremos sobre os dois principais tipos de dispositivos de conexão para casas inteligentes. Confira:

Assistentes de voz — Os assistentes de voz, como a Alexa, da Amazon, o Google Assistente, do Google, e a Siri, da Apple, são cada vez mais populares entre os brasileiros. Esses assistentes de voz podem ser controlados pelo smartphone com comando de voz. Também é possível comprar os dispositivos para ter em casa e conectar os mais diversos dispositivos inteligentes.

Por eles, é possível controlar vários aparelhos inteligentes ao mesmo tempo. Com os assistentes de voz, a pessoa consegue tanto lidar com tarefas complexas, como ligar/desligar e controlar a temperatura de um ar-condicionado, até atividades simples, como fazer a lista de compras ou colocar no episódio favorito de uma série.

Smart speaker — O smart speaker é outro dispositivo de conexão que busca facilitar o controle sobre os dispositivos inteligentes em casa. Esses aparelhos podem, inclusive, ser usados juntos com assistentes de voz. Com eles, a pessoa pode controlar diversas funções de aparelhos inteligentes.

Como o nome já indica, todas as solicitações podem ser feitas com comando de voz a uma certa distância, o que traz mais autonomia e liberdade no dia a dia. Os aparelhos também possuem conexão com Wi-Fi e Bluetooth, o que zera qualquer possibilidade de problema na conectividade com os aparelhos.

Quais são as principais tendências de tecnologia para casas inteligentes em 2024? Com os dispositivos de conexão, é possível automatizar todas as tarefas em uma casa. E nessa linha, existem algumas tendências em automação para casas inteligentes em 2024. Confira abaixo:

Segurança residencial — A busca por soluções inteligentes para segurança residencial é uma das principais tendências para casas inteligentes em 2024. Se antes a busca era por um sistema de câmeras inteligentes, agora, a automação de segurança residencial vai muito além do monitoramento.

Com novos dispositivos chegando ao mercado, a tendência é que os sistemas fiquem cada vez mais complexos, oferecendo mais camadas de segurança, como respostas rápidas a atividades suspeitas, como alarme e bloqueio de portas, até uso de recursos, como o reconhecimento facial, para permissão de acesso a residências.

Sustentabilidade e eficiência energética — A sustentabilidade é a pauta do século e as emergências climáticas cada vez mais impactantes tornam o tema central para o debate público. E isso chega às casas inteligentes, com o intuito de usar as novas tecnologias para otimizar recursos e diminuir o impacto ambiental das residências ao meio ambiente.

Com apoio dos dispositivos de conexão, já é possível criar sistemas de gerenciamento energético, monitorando o consumo em tempo real e integrando soluções como painéis solares ao sistema de casas inteligentes.

Como vimos aqui, as tendências em dispositivos de conexão para casas inteligentes se voltam para a criação de sistemas cada vez mais complexos de aparelhos inteligentes. A IoT está deixando ser uma possibilidade para automação de recursos simples e abrindo espaço para a construção de sistemas cada vez mais aprimorados no âmbito residencial.