Com subsidiária no Brasil.
A marca global do setor de energia e lubrificantes, consolida o estabelecimento de sua subsidiária no Brasil — Gulf Oil Brasil —, iniciando as operações com a fabricação e distribuição de seus lubrificantes, em planta própria, e o licenciamento de sua bandeira para postos de combustíveis. A iniciativa reforça o compromisso da Gulf com a região latino-americana e marca o início de um ciclo de crescimento e colaboração no país.
A operação que começou a ser estruturada em 2023, envolveu a aquisição de fábrica de lubrificantes, seleção de parceiro licenciador para a bandeira da marca, em postos de combustíveis, e a definição das metas expansão de curto prazo em segmentos como agro.
Sob a liderança de Ramiro Ferrari, general manager da Gulf Oil Brasil, um time de profissionais — com larga experiência no mercado de petróleo — implementou o planejamento desenhado, pela matriz da marca, para o Brasil, perfeitamente alinhado ao cronograma proposto, de modo a iniciar 2024 com a operação consolidada e plenamente ativa.
Lubrificantes — Para a produção dos lubrificantes Gulf destinados aos segmentos automotivo, industrial e agrícola, foi adquirida planta em Iperó (SP). A fábrica com capacidade de produção de três mil litros litros/mês em um turno, conta com 12 linhas de envase, 47 tanques de armazenagem de óleos básicos e mais de 4800 posições de paletes de armazenagem, para produto acabado.
A meta da empresa é ampliar a produção para quatro mil e quinhentos litros/mês, nos próximos meses para fazer face ao seu planejamento de expansão no mercado.
— Nosso principal foco, além dos aspectos de conformidade para produção de lubrificantes Premium da linha automotiva como Gulf Formula, Gulf Ultrasynth e Gulf Pride, apenas para mencionar alguns, reconhecidos e aceitos pelo mercado brasileiro, foi assegurar a manutenção da operação e garantir o engajamento dos colaboradores, por meio de amplo compartilhamento dos valores e tradição da marca Gulf —conta Ramiro.
A oferta de produtos — anteriormente, disponibilizados por distribuidor no Brasil — segue a mesma, devendo receber acréscimos, alinhados com o portfólio global da marca, ampliando a gama de lubrificantes, especificações e aplicações.
Postos de combustíveis — Marca pioneira, responsável pelo primeiro posto de combustíveis de varejo do mundo, em 1913, a Gulf estabeleceu legado de liderança e inovação contínua no segmento, atestada pela presença da bandeira em mais 1400 postos, em 26 países.
Em parceria com a Fit Combustíveis, licenciadora da marca para postos no Brasil, a meta da empresa é inaugurar 200 estabelecimentos com a bandeira Gulf até o final deste ano. O trabalho já foi iniciado e, até o momento, já são 20 postos de combustíveis operando sob a bandeira Gulf, nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, agregando todos os benefícios da tradição da marca.
Legado — O pioneirismo marca a história da Gulf em cada etapa de sua trajetória iniciada em 1901. Foi a primeira empresa a iniciar operação de perfuração de água, em 1910, e a primeira petroleira a registrar suas cores – a icônica combinação azul e laranja – em seus carros de corrida.
Presença constante nas pistas de competição, a Gulf coleciona dezenas de vitórias no automobilismo, em diversas categorias, há quase 90 anos. Pelo segundo ano consecutivo, parceira da equipe Williams no Campeonato Mundial de Fórmula 1, a marca tem expectativas otimistas para a temporada de 2024.
Parcerias que compartilham o DNA da Gulf — inovação e trabalho conjunto — são parte essencial da trajetória da marca. Destaca-se, também, a associação com a McLaren Automotive para a qual for desenvolvido o lubrificante de primeiro enchimento e que é recomendado pela montadora.
Mike Jones, CEO mundial da Gulf Oil, comenta as expectativas da expansão da marca no mercado latino-americano, particularmente no Brasil, —A Gulf opera em todos os continentes do mundo, mas estamos realmente focando muito na região da América do Sul e, em particular, no Brasil. O Brasil é o maior mercado de lubrificantes da América do Sul e tem um potencial real para uma marca como a Gulf se destacar. Estamos buscando crescer rapidamente. Queremos investir muito na busca deste objetivo—.
Gulf Oil International Limited— Empresa do Grupo Hinduja, a Gulf Oil International é uma das principais companhias privadas do setor de downstream, com presença em mais de 100 países. Desde sua fundação em 1901, a marca tem sido símbolo de inovação, mantendo o pioneirismo que continua a guiar suas atividades até hoje.
O foco das operações da Gulf Oil International —GOI — está na fabricação e comercialização de uma ampla variedade de lubrificantes de alto desempenho e produtos correlatos, atendendo a diversos segmentos de mercado, incluindo a Gulf Oil Marine, que fornece lubrificantes para a indústria naval global em mais de 1.100 portos. Também, concede licenças para redes de postos de combustíveis, com presença em 26 países e mais de 1.400 postos.
A Gulf opera na Europa, América do Sul, Oriente Médio e região Ásia-Pacífico. No Brasil, a empresa atua em todos os seus ramos de negócios que envolvem a fabricação de lubrificantes em planta própria, licenciamento para postos de combustíveis, além de atendimento aos mercados agro e marítimo. | www.gulfoilbrasil.com.br