E mostra como a fórmula que desenvolve o Brasil está na vida dos brasileiros. O filme, criado pela agência Tech&Soul, mostra como a bolsa está no cotidiano das pessoas a partir do olhar de uma criança.
A B3 apresenta sua nova campanha institucional para mostrar ao público como a bolsa do Brasil e os serviços oferecidos por ela estão presentes no cotidiano de milhares de brasileiros. Criada pela agência Tech&Soul, a campanha foi produzida a partir do olhar lúdico de uma criança que enxerga nas atividades do seu dia a dia a conexão com a B3.
O filme principal da campanha, chamado de “Elemento B3”, mostra uma criança perguntando à sua mãe o que ela faz no trabalho e o pai contando a ela o que é a bolsa de valores e qual é a sua importância para o país e para a vida de milhares de brasileiros.
Interessado em tecnologia, o filho, ainda intrigado com o sentido da frase, cria um aplicativo que mostra onde a B3 atua – e, assim, começa a perceber que, na verdade, a bolsa e seus serviços estão em toda parte.
Ao entrar no ônibus escolar, por exemplo, o garoto aponta o celular para os mais diversos objetos, como um prédio, um carro e um sanduíche, e todos eles estão de alguma forma ligados à bolsa do Brasil.
Os “elementos B3” começam a se multiplicar em pequenos cubos, mostrando que empresas de diferentes setores da nossa economia como energia, alimentação e construção civil, assim como tecnologia, transporte, agro e tantos outros estão na bolsa e na vida das pessoas.
A ideia por trás do enredo é mostrar que uma empresa que produz determinado objeto tem suas ações listadas na B3 ou mesmo que usam produtos e serviços oferecidos pela bolsa para financiamento e captação de recursos que viabilizam a expansão do negócio daquela empresa.
“A campanha está conectada ao nosso propósito de conduzir o desenvolvimento econômico sustentável para a sociedade prosperar e dá continuidade à nossa estratégia de estarmos cada vez mais próxima dos brasileiros e do cotidiano das pessoas, mostrando a nossa fórmula de ajudar a impulsionar a economia do nosso país”, afirma Bruna De Caro, superintendente de Marca e Marketing da B3. “Queremos que todos se sintam parte dessa grande missão e criem cada vez mais familiaridade com a nossa marca e a nossa razão de ser”, complementa.
“Utilizamos um efeito composto por pequenos cubos, assemelhando-se ao mundo do Minecraft – jogo popular no universo infanto-juvenil e pela possibilidade de construir novos mundos –, que simbolizam a B3 atuando no dia a dia. Ela está presente em tudo, compondo diversos segmentos e impulsionando o mercado”, diz Flavio Waiteman, sócio e CCO da Tech&Soul.
A campanha estará em canais fechados de televisão com veiculação nacional, meios digitais e em OOH nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. As peças estáticas trazem a mesma ideia de que a B3 está em tudo, com imagens de elementos e termos como “valoriza”, “impulsiona”, “facilita”, “movimenta” e “fortalece” formatados como se fossem fórmulas matemáticas.
A iniciativa dá continuidade à campanha “B3: A Fórmula do Brasil” lançada em 2022 que explicava ao público o papel do mercado de capitais e da bolsa. As peças publicitárias traziam exemplos de como a B3 atua no mercado, no apoio às empresas, nas transações do mercado de capitais e no fornecimento de conteúdos de investimentos.
Aproximação com a pessoa física
A campanha “Elemento B3” é uma das ações da B3 para se aproximar do investidor pessoa física em um cenário de evolução do mercado brasileiro, com o aumento do número de investidores e novos produtos disponíveis. A bolsa também tem realizado diversas atividades de educação financeira e incentivo à cultura voltada a esse público, além das campanhas.
Para apoiar a jornada de aprendizagem dos investidores pessoas físicas, a B3 conta com iniciativas e canais como o Bora Investir, site de conteúdos sobre finanças pessoais e investimentos para investidores em diferentes níveis de conhecimento, o TikTok da B3, canal focado em microlearning de educação financeira e o HUB3, aplicativo integrado à área do investidor que oferece informações, cotações do mercado em tempo real e conteúdos educacionais. Além disso, a plataforma de educação financeira, o Edu.B3, possui mais de 90 cursos e 500 conteúdos, tendo superado 2,5 milhões de acessos desde sua criação.
Como forma de apoiar a democratização do acesso à cultura, a B3 oferece dias de gratuidade no MASP, e Pinacoteca de São Paulo, e, em Minas Gerais, MIS e MUB3 em São Paulo, e no Instituto Inhotim, localizado em Minas Gerais. Além das gratuidades, a bolsa do Brasil patrocina ainda uma série de iniciativas culturais, como musicais, eventos e exposições.
“O desenvolvimento do nosso país não se restringe à economia: a arte, a educação e a cultura também são pontes para nos conectarmos com novos públicos”, destaca Bruna De Caro.
B3 — A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.
Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade. | B3, a bolsa do Brasil: www.b3.com.br
T&S — A Tech and Soul oferece a seus clientes uma estrutura moderna, ágil e eficaz de atendimento, planejamento, mídia e criação. Com sete leões conquistados em Cannes, ela está entre as Top 10 Agências Independentes mais criativas do mundo, de acordo com a Campaign US, e é uma das Top 3 Independent Agency pelo Cannes Lions, além de ter conquistado troféus por dois anos seguidos no Small Agency of the Year do Advertising Age. Entre seus principais clientes estão B3, C6 Bank, Clear, Clickbus, CNA, Lwart, Mercatto, Mitsubishi Motors, Positivo Tecnologia, Tegra e Youse.
Elemento B3 | Cliente: B3 | Aprovação cliente: Ana Buchaim, Bruna De Caro, Patricia Viegas, Fabio Mendonça, Vanessa | Akemi, Fernanda Lemos | Produto: Institucional | Agência: Tech&Soul | CCO: Flavio Waitema | ECD: Daniel Magri | Diretor de Criação: Guga Dias da Costa | Redação: Flavio Waiteman e Marcelo Goes | Direção de Arte: Fleytcher Soares | CEO & CBO: Claudio Kalim | Diretor Executivo de Atendimento: Saulo Colasanti | Gerentes de Atendimento: Carolina Grecco e Rodrigo Wirth | CSO: Fernando Amino | Head de Planejamento: Yara Rocha | Gerente de Planejamento: Carolina Porcher | COO & CFO: Marcelo Zaine | Produtor Executivo: João Pedro Albuquerque | RTV: Felipe Lopes e Graziela Barreiro | Diretor de Produção Gráfica: Rogerio Gonçalves | Assistente de Produção: Leticia Bamonte | Head de mídia: Ana Paula Ventura | Gerentes de mídia: Nancy Vergara e João Ernandes | Supervisor de mídia: João Paiva | Assistente de mídia: Zinra Soares | Produtora de Filme: Damasco Filmes | Direção: Eduardo Martins e João Simi | Diretor de Fotografia: Gabriel Rinaldi | Produtores executivos: Elaine Salles e Carlos Righi | Gerente de Projetos: Ana Luiza Gomes Coelho | Estagiária de Atendimento: Paula Ballas | Coordenação de Produção: Rica Ferrer e Thais Campos | Assistente de Direção: Lu Waszak | Diretora de Arte: Carla Bastos Viegas | Diretora de Produção: Ana Carolina Cerezo Durães | VFX House: Tribbo | Diretor Criativo de VFX: Bibinho Carvalho | Supervisor de VFX / Compositor Sênior: Rodrigo Pina | Supervisor de VFX / Compositor Sênior: Sergio D' Piazza | Ass. Flame: Vinicius Siqueira e Paulo Aldiro | 3D Lead Artist: Erick Buosi | Coordenador de 3D: Vinicius Lim | Coordenador de Pós-Produção: Tato Carvalho e Rafael Flamínio | Motion Lead Artist: Fabiano Iwasita | Atendimento: Carolina Barros | Produtora de áudio: In Sonoris Causa | Produtor: Vinícius Porto | Sound designer: Cuca Nabar | Produção Executiva: Paulo Garfunkel | Locução: Ciça Herman.