E cria o primeiro data center Tier III MSP da região Centro-Oeste.
A infraestrutura de cabeamento da CommScope foi adotada pela Everest Digital (empresa de Goiânia que faz parte do Grupo Soluti) para a criação do primeiro data center Tier III Managed Service Provider (MSP) da região Centro-Oeste. Este data center tem como foco o atendimento a empresas que buscam inovação e eficiência na gestão de sistemas de missão crítica. Com o objetivo de oferecer um ambiente seguro e confiável para os dados dos clientes, a empresa adotou soluções da CommScope.
—Quando começamos o processo de escolha do fabricante de cabeamento, avaliamos diversos fatores, como qualidade do material, prazo de entrega, parceria do fabricante, garantia, conformidade com os padrões e normas nacionais e internacionais— conta Gisele Santos, head de Facilities Data Center na Everest Digital.
—A CommScope é uma empresa reconhecida mundialmente no mercado de cabeamento e infraestrutura de rede. Sua história e experiência transmitiram confiança à Everest Digital —explica a especialista. Segundo ela, outro fator determinante para a escolha foi a ampla gama de produtos e soluções de cabeamento oferecida pela CommScope, o que permitiu que a Everest encontrasse toda a solução do projeto em um só lugar, facilitando a integração de diferentes componentes da rede e de fácil usabilidade.
A solução — Na parte de fibra foi utilizada toda a linha de pré-conectorizados: cordão de fibra SM e MM, Cabo MPO, OM4 SM e MM, cassetes MPO/LC SM e MM. O cabeamento pré-conectorizado MPO é pré-fabricado e testado em ambientes controlados antes de ser entregue ao local de instalação. Isso acelera significativamente o processo de instalação, reduzindo o tempo de configuração, necessidade de equipamentos especializados, além de minimizar os riscos de erros de conexão ou configurações inadequadas, resultando em uma instalação mais confiável.
Como o cabeamento MPO já vem pré-conectorizado, a necessidade de contratar especialistas em conectorização no local também é reduzida. Isso pode levar a economias significativas em termos de custos de mão de obra e tempo. Os sistemas MPO permitem a conexão de várias fibras em um único conector, o que é particularmente útil em cenários de alta densidade de cabos. —Esta conexão torna o cabeamento mais compacto e facilita a expansão da rede conforme necessário —ressalta Santos.
As fibras na especificação OM4 são capazes de suportar velocidades de até 10 Gigabits por segundo (Gbps) e podem até mesmo suportar maiores taxas de transferência de dados, como 40 Gbps e 100 Gbps, dependendo do equipamento de rede utilizado, garantindo a interoperabilidade entre equipamentos de diferentes fabricantes e a conformidade com normas e especificações técnicas. Em termos de cabeamento UTP foram utilizados cabos da CommScope CAT 6A e também patch cords e conectores RJ45 desta mesma categoria, tendo inclusive sido utilizados patch panels descarregados, para maior flexibilidade. —Foi escolhido para esse projeto o cabeamento de Categoria 6A por ser mais vantajoso em várias situações devido às suas características de desempenho e capacidade de suportar altas taxas de transferência de dados —explica Ricardo Mattiello, diretor de contas estratégicas da CommScope.
Desafio — De acordo com a Everest Digital, o maior desafio foi o prazo do projeto. —Tínhamos um curto prazo para desenho da solução, cotação, refinamento das propostas e por fim de entrega e implementação —conta Santos. —A Commscope atuou fortemente no apoio à especificação dos melhores produtos alinhados à solução. Além disso, não mediu esforços para a entrega dos produtos com um prazo extremamente curto. O prazo foi acordado em tempo de proposta e foi cumprido pelo fabricante, com alguns itens sendo entregues inclusive com antecedência, com a entrega influenciando diretamente na redução do prazo de execução —destaca a executiva.
— A rápida implementação foi fundamental para atingir com sucesso os objetivos do projeto, por meio de planejamento cuidadoso, colaboração eficaz e execução precisa. O cabeamento pré-conectorizado MPO escolhido reduziu significativamente o tempo de implementação da solução”, completa.
Ao optar por soluções que minimizam o risco de interrupções e garantem o desempenho, a empresa garantiu uma operação contínua e confiável e o bom funcionamento e a disponibilidade do data center, pontos essenciais para a satisfação dos clientes da Everest Digital, companhia que atende atualmente a empresas de setores como agronegócio, indústria, supermercados e construção civil, entre outros.
Com a Everest Digital, os clientes contam com uma infraestrutura moderna (top quadrante Gartner), automação aliada à máxima eficiência em facilities, um portfólio completo em serviços de TI e equipe técnica qualificada, capaz de atender necessidades específicas e de aumentar a produtividade e competitividade por meio do uso inteligente da tecnologia.
Futuro —Com o resultado bem-sucedido do projeto de cabeamento do data center, a Everest já visa uma expansão do data center no longo prazo. —A parceria que tivemos e ainda temos com a CommScope é de muita confiança. A empresa demonstrou capacidade de fornecer soluções de alta qualidade, confiáveis e escaláveis —explica Santos, da Everest Digital.
—Sabemos que possuímos à nossa disposição um portfólio abrangente que permite adaptação conforme o crescimento do nosso projeto. Estamos em busca sempre das últimas tendências e tecnologias de mercado que propiciem maior largura de banda, suporte a velocidades crescentes e integração com sistemas de próxima geração—finaliza.