aliance-maersk

09/02/2024

A.P. Moller – Maersk atinge receita de US$ 51,1 bilhões em 2023

Com uma margem EBIT de 7,7%, impactada pela queda nas taxas de frete.

A.P. Moller – Maersk (Maersk) apresenta resultados financeiros sólidos para 2023, em linha com orientação financeira para o ano. Embora os volumes tenham aumentado na maioria dos produtos e o forte controle de custos tenha ajudado a melhorar os resultados, as taxas continuaram a diminuir, principalmente em transportes marítimos. A receita para 2023 foi de US$ 51,1 bilhões, com uma margem EBIT de 7,7%, impactada pela queda nas taxas de frete.

— Devido aos desafios significativos de excesso de oferta e o aumento da incerteza, a Maersk espera para o ano completo de 2024 um Ebitda subjacente entre US$1,0 bilhão e 6,0 bilhões— diz a empresa.

—2023 foi um ano de transição, após o boom significativo do mercado motivado pela pandemia. Garantimos resultados financeiros sólidos, apesar das circunstâncias significativamente alteradas, e estamos bem-posicionados para gerenciar os ventos contrários esperados em 2024. Ao tomarmos medidas antecipadas e decisivas, para impor um gerenciamento rigoroso dos custos, nos adaptamos à nova realidade. Precisamos ter mais progresso no negócio de logística para nos alinharmos às nossas metas, à medida que continuamos a impulsionar nossa transformação e aumentar nossa competitividade — afirma Vincent Clerc, CEO da Maersk, e continua: — O mercado atual permanece com volumes robustos, mas, embora a crise do Mar Vermelho tenha causado restrições imediatas de capacidade e um aumento temporário nas taxas, eventualmente o excesso de oferta na capacidade de transporte levará à pressão sobre os preços e impactará nossos resultados. As interrupções contínuas e a volatilidade do mercado enfatizam a necessidade de resiliência da cadeia de suprimentos, confirmando ainda mais que o caminho da Maersk, em direção à logística integrada, é a escolha certa para que nossos clientes gerenciem efetivamente esses desafios—.

Transporte Marítimo foi observada forte confiabilidade do cronograma e os esforços contínuos para reduzir os custos ajudaram a aliviar os ventos contrários do rápido aumento da oferta. Os resultados financeiros continuaram sólidos devido à intensa contenção de custos, mas sofreram redução durante o ano, pois as condições de mercado desafiadoras continuaram resultando em taxas de frete substancialmente mais baixas.

Logística e Serviços continuou a conquistar novos negócios, mas a desestocagem no início do ano, seguida de taxas mais baixas, levou à redução na receita. A lucratividade diminuiu, em comparação a 2022, e uma maior ênfase na gestão de custos ajudou a proteger as margens e a redefinir a base de custos.

Os Terminais mantiveram o desempenho estável e garantiram outro ano muito forte. Apesar da queda na receita de armazenamento, devido à normalização do mercado, a execução diligente da excelência operacional, o controle de custos, os aumentos de preços e a utilização levaram a um retorno sobre o capital investido (ROIC) de 10,5%, acima das metas de médio prazo.

Orientação financeira para 2024 — A orientação é baseada na expectativa de que o crescimento do volume global de contêineres em 2024 estará na faixa de 2,5% a 4,5% e que a Maersk crescerá em linha com o mercado. Espera-se ainda que os desafios significativos de excesso de oferta no setor marítimo se materializem totalmente ao longo de 2024. A alta incerteza permanece em torno da duração e do grau da interrupção do Mar Vermelho, com a duração de um trimestre a um ano inteiro refletida na faixa de orientação. Espera-se que a maior atividade financeira ocorra no início de 2024.

Cisão da Svitzer — O Conselho de Administração da Maersk decidiu iniciar cisão isenta de impostos do negócio de reboque da Maersk. As atividades da Svitzer A/S (Svitzer) e suas subsidiárias serão transferidas para uma nova empresa, com o nome legal de Svitzer Group A/S (Svitzer Group), cujas as ações serão distribuídas proporcionalmente aos acionistas da Maersk e deverão ser admitidas para negociação e listagem oficial na Nasdaq Copenhagen A/S (Nasdaq Copenhagen).

Tendo avaliado as diferentes opções para a Svitzer, a Maersk concluiu que a Svitzer, como uma entidade autônoma listada, é a melhor opção para a empresa e para a criação de valor a longo prazo para os acionistas da Maersk, oferecendo-lhes a possibilidade de participar do crescimento futuro de uma líder global em serviços de reboque e marítimos, com perspectivas de desenvolvimento atraentes. Sujeito à aprovação dos acionistas da Maersk em uma AGE no final de abril, o primeiro dia previsto de negociação e listagem oficial das ações do Svitzer Group na Nasdaq Copenhagen é 30 de abril de 2024.

Distribuição de dinheiro aos acionistas — A distribuição total de US$ 771 milhões aos acionistas por meio de recompra de ações, ocorreu durante o quarto trimestre de 2023. Para o ano inteiro, a distribuição de dinheiro foi de US$ 3,1 bilhões.

Devido ao aumento da incerteza, o Conselho de Administração decidiu suspender imediatamente o programa de recompra de ações, com reinício a ser analisado assim que as condições de mercado no transporte marítimo se estabilizarem.

O Conselho de Administração propõe dividendo aos acionistas para 2023 de 515 coroas dinamarquesas por ação de 1.000 coroas dinamarquesas, correspondendo a 30% dos resultados líquidos subjacentes, de acordo com a política de dividendos da empresa.