O mundo dos negócios é dinâmico. Em função da tecnologia, legislação e de uma infinidade de fatores, vemos que existem segmentos que têm uma tendência a serem mais bem sucedidos em um certo período. Buscar identificar esses setores não se trata de uma bola de cristal, mas sim de juntar as peças de um quebra-cabeças de informações e, assim, gerar alguns insights.
O primeiro ponto se trata dos serviços de lazer e de assistência para o público com mais de 60 anos. Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro voltou a subir e, hoje, é de 75,5 anos, aumentando cada vez mais a faixa de pessoas com poder de consumo. Exemplos são casas de repouso de alto padrão e clubes de lazer com atividades para essa faixa. Além disso, após o sucesso das grandes redes de franquias de academias low cost, agora se observa que uma parte do público tem necessidades próprias e está disposta a pagar mais por isso. Academias focadas em bodybuilding são um exemplo.
Outro tópico são os negócios que funcionem de forma automatizada. Com a dificuldade para contratação de bons funcionários, empresas que conseguem operar com um time enxuto têm maior facilidade para conseguir um bom resultado, como acontece com vending machines, mercados autônomos e afins. O mundo dos influenciadores digitais atingiu um nível de profissionalismo que, para quem quer entrar e se destacar neste ambiente, não basta mais só criar uma conta numa rede social e começar a postar, surgindo a necessidade de muitos serviços complementares, voltados para o ecossistema de influenciadores digitais.
O último – mas não menos importante – segmento é o da alimentação nutritiva. O momento agora não é só a preocupação com alimentos diet ou light, mas sim com uma alimentação que seja realmente saudável e rica em nutrientes. Aqui, confeitarias e outros serviços com produtos minimamente processados ganham destaque.
Claro, que além desses segmentos, novos empreendimentos em muitos outros mercados também têm totais condições de alcançarem grande sucesso, mas aqui já ficam algumas ideias com enorme potencial de acordo com as movimentações que observo. E é claro: não basta acertar o nicho. Estudo de mercado, aliado a um plano de negócios e conhecimento de gestão, será primordial para o sucesso.
. Por: Erlon Labatut, consultor de franquias credenciado pelo SEBRAE e associado a ABF, administrador pela UFPR, e mestre em Engenharia Industrial pela UTFPR. É sócio fundador da ‘Franqueador.com’.