Para nova governança e plataforma digital de certificação de energia. Câmara destaca otimização dos recursos para levar o mercado de comercialização de energia a um novo patamar.
Os associados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) aprovaram, durante Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 06 de fevereiro (terça-feira), as propostas orçamentárias de R$ 12,08 milhões para a estruturação da nova governança da organização e de R$ 2,54 milhões para o desenvolvimento de uma plataforma digital para a gestão e certificação de atributos de energia renovável.
Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração, destacou o foco da CCEE em otimizar os recursos, de forma a atender, com o menor custo possível, o disposto pelo Decreto 11.835/2023, que institui sua nova governança corporativa. Agradeceu também o diálogo permanente com os associados para garantir os meios necessários à superação dos desafios do setor elétrico. —A confiança depositada em nós, a disposição e a abertura para discutir temas que precisam de aprimoramento são fatores imprescindíveis para a boa performance do mercado— disse.
Como próximos passos para implementação da nova governança, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá revisitar a convenção de comercialização de energia. Em seguida, os agentes da Câmara precisarão aprovar as eventuais alterações necessárias no estatuto social da organização. Para o desenvolvimento da plataforma digital, a expectativa da CCEE é apresentar o projeto para o mercado até o final deste ano, com o objetivo de assegurar a garantia de origem da energia renovável produzida no país.