teuto-sem-papel

20/01/2024

Laboratório Teuto entra na era “sem papel” com tecnologia de automação da Siemens

Software Opcenter Execution Pharma oferece registro eletrônico de lote (eBR) de produtos. Planta de Anápolis, em Goiás, implementará o projeto em dois anos, passando por medicamentos sólidos, líquidos e antibióticos.Tecnologia elimina papel da operação e contribui para práticas sustentáveis e descarbonização.

O Laboratório Teuto, referência no mercado farmacêutico global e pioneiro na produção de medicamentos genéricos no Brasil, acaba de entrar na era paperless, ou seja, operação sem papel, com a tecnologia de automação da Siemens. A solução compreende a implementação do software Opcenter Execution Pharma, sistema de execução de fabricação (MES) que oferece produção sem papel e registro eletrônico de lote (eBR) dos medicamentos. O projeto terá diversas fases, incluindo o setor de sólidos (comprimidos, cápsulas), líquidos (xaropes, ampolas) e antibióticos, e o treinamento de mais de uma centena de operadores de produção.

—Cerca de 90% da indústria farmacêutica utiliza a receita de fabricação do medicamento no papel e todas as informações necessárias para o registro de cada lote produzido. Isso gera um documento com centenas de páginas e serve de consulta para órgãos regulatórios. A solução da Siemens digitaliza o processo e otimiza as etapas de fabricação, eliminando preenchimentos manuais e verificações de documentos físicos. Também abre oportunidades para que os profissionais envolvidos naveguem por novas tecnologias— diz Rodrigo Alvarez, head de Negócios de Soluções da Siemens para Indústria Farmacêutica.

Para o Laboratório Teuto, o novo sistema aumentará o controle da rastreabilidade do produto e as informações na ficha de processo, contribuindo para Boas Práticas de Fabricação (BPF). A atualização tecnológica será uma ótima oportunidade de aprendizagem e qualificação profissional.

—A solução da Siemens vai garantir maior controle de emissão e circulação de documentação, diminuindo a movimentação de papel em todas as áreas produtivas. Além disso, conseguirá comunicar e utilizar os dados gerados por outros sistemas e equipamentos existentes de forma automática — afirma Carlos Andrade, diretor Industrial do Laboratório Teuto.

O Brasil responde aproximadamente por 40% do mercado de medicamentos da América Latina, sendo o 7º em faturamento no ranking das 20 principais economias globais com projeção de 5º para os anos seguintes.

Digital Industries— A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Combinando os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde.

No ano fiscal de 2023, encerrado em 30 de setembro de 2023, o Grupo Siemens gerou receita de € 77,8 bilhões e lucro líquido de € 8,5 bilhões. Em 30 de setembro de 2023, a empresa contava com aproximadamente 320.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.

No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional.

Teuto — Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros, pacientes e sociedade, por meio da excelência na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.