petrobras-breaking

19/01/2024

Petrobras apresenta o Festival Breaking do Verão na Praia de Copacabana

Evento é o maior do Brasil dedicado à nova modalidade olímpica. Atletas do Time Petrobras participarão das competições.

O Rio de Janeiro vai entrar no ritmo do breaking, entre os dias 18 e 21 de janeiro (quinta a domingo), com o Breaking do Verão, na Praia de Copacabana. Patrocinado pela Petrobras, o evento internacional, que une esporte, música e cultura urbana, é o maior festival de breaking do país, estilo de dança esportiva que fará sua estreia como modalidade olímpica em Paris 2024. No total, 32 competidores participarão desta terceira edição do Breaking do Verão.

Nos quatro dias do evento, competirão 16 b-boys e 16 b-girls, como são chamados os atletas do esporte. Entre eles, dois integram o Time Petrobras, grupo de atletas de alto rendimento patrocinados pela empresa: Luan San é o atual campeão brasileiro de Breaking; e Toquinha é campeã do Red Bull BC One Cypher Brasil 2023. Além de representantes do Time Petrobras, os dois paulistas são ainda integrantes da Seleção Brasileira.

—O breaking une a dança e o esporte, dois segmentos que a Petrobras sempre incentivou. Estamos satisfeitos em estar em mais uma edição do Breaking do Verão, esse evento que cresce a cada ano. É também uma oportunidade para o público conhecer nossos atletas do Time Petrobras para a modalidade, Luan e Toquinha— declarou o gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras, Milton Bittencourt Neto.

—Estamos muito felizes com a terceira edição do Breaking do Verão. Pela primeira vez teremos entre os convidados b-boys e b-girls vencedores das Cyphers Fortaleza e Manaus, tornando a disputa ainda mais democrática. Também estamos de casa nova, a Praia de Copacabana, em pleno ano de Olimpíadas. Acreditamos que esse movimento será importante para divulgar ainda mais o esporte e torná-lo mais próximo do grande público —afirmou Fernando Bó, idealizador do Breaking do Verão.

Também marcam presença no evento os b-boys Phill Wizard, atleta Campeão Panamericano 2023 e integrante da Seleção do Canadá que conquistou vaga para os Jogos Olímpicos 2024; Lil Zoo, membro da tripulação do El Mouwahidin que já conquistou o título do Red Bull BC One, em 2018; o japonês Hiro10, campeão Freestyle Sessions 2023, em Los Angeles; e Nordiamon, russo, campeão do The World Battle 2023. Entre os atletas nacionais, estarão o b-boy Rato, integrante da Seleção Brasileira, mineiro e atual campeão do Breaking do Verão; e o b-boy Bart, atual vice-campeão do Red Bull BC One Brasil.

No grupo das b-girls destacam-se nomes como a russa Kastet, atual campeã do Breaking do Verão; a colombiana Luma, representante da Seleção da Colômbia e vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos 2023; Stefani, nascida na Ucrânia e radicada no Reino Unido, atual campeã do Red Bull BC One Last Chance Paris 2023; Carlota, representante da seleção da França e campeã do Red Bull BC One Cypher 2022; e Ana Fúria, da Seleção da Espanha. Além de Toquinha, a paraense b-girl Mini Japa, atual campeã brasileira de Breaking, é outra representante de peso do Brasil.

Petrobras Breaking Day — No dia do início do evento, 18 de janeiro, acontece ainda o Petrobras Breaking Day, quando os atletas do Time Petrobras, o b-boy Luan San e a b-girl Toquinha, darão um workshop de breaking para crianças e adolescentes de projetos apoiados pela empresa: ViDançar, do Complexo do Alemão; Maré Unida; Educar pelo Esporte, também na Maré; Centro de Referência Esportiva da Mangueira; e Inspiração Caju.

Os projetos assistem crianças e adolescentes de suas comunidades por meio de esporte de diferentes modalidades, dança, reforço escolar, orientação profissional, apoio psicossocial, respeito social e cidadania. No encontro do Petrobras Breaking Day, esses jovens terão a oportunidade de aprender alguns movimentos iniciais do breaking, conversar e tirar fotos com os competidores.

Time Petrobras —Naiara Xavier, mais conhecida como Toquinha, tem apenas 22 anos e vários títulos, entre eles o de atual campeã do CNDD Breaking Sport. Natural da comunidade Recanto dos Humildes, em Perus, zona norte de São Paulo, ela aprendeu a dançar ainda novinha, num projeto social na escola.

Já Luan San, de 32 anos, pode ser considerado um veterano na modalidade. Atual campeão do CNDD Breaking Sport, ele é um dos principais nomes do breaking nacional e está num intenso processo de preparação para as Olimpíadas de Paris, este ano.

O atual Time Petrobras é formado por 45 esportistas de 30 modalidades olímpicas e paralímpicas. O investimento previsto para esta edição da equipe é de R$ 12,5 milhões, contemplando o período de competições importantes como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, em julho de 2024, e os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago (Chile), em 2023, quando os atletas conquistaram número recorde de medalhas na competição.

Iniciado em 2015, o projeto Time Petrobras já apoiou 85 atletas de 31 modalidades, que conquistaram 161 medalhas em Jogos Olímpicos, Paralímpicos, Pan-Americanos e Parapan-Americanos. Mais de R$ 26 milhões já foram investidos no treinamento de atletas de alto rendimento de diversas modalidades.

. Breaking de Verão, de 18 a 21 de janeiro, na Praia de Copacabana, na altura da Av. Princesa Isabel. Entrada: gratuita (arena sujeita a lotação). Classificação: livre.