pmes-fluminense2

18/01/2024

PMEs online fluminenses faturaram R$ 249 milhões em 2023, diz NuvemCommerce

No total, foram vendidos 4,3 milhões de produtos, 48% a mais do que em 2022.

As pequenas e médias empresas online do Rio de Janeiro faturaram R$ 249 milhões em 2023, valor 31% maior que o atingido em 2022. No período, foram vendidos 4,3 milhões de produtos, superando a quantidade do ano anterior em 48%. Os dados são da 9ª edição do NuvemCommerce, estudo anual sobre o comércio eletrônico e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais.

— O comércio digital é um mercado em expansão e tem crescido significativamente em nosso estado. Desempenha um papel importante no desenvolvimento econômico, ao criar oportunidades de negócios e incentivar o empreendedorismo, aquecendo o mercado de trabalho com a geração de novos empregos para a população — comentou o governador Cláudio Castro.

De acordo com a pesquisa, o ticket médio por compra foi de R$ 212,60 no Estado do Rio de Janeiro. Os segmentos que mais venderam no território fluminense foram os de moda: R$ 90,5 milhões; acessórios: R$ 25,5 milhões: e joias (R$ 18 milhões.

—O crescimento das vendas do varejo on-line de empresas fluminenses comprova não apenas a qualidade dos produtos e serviços do estado, mas também a confiança dos consumidores na expansão da economia fluminense — avalia o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.

Em todo o Brasil, as pequenas e médias empresas online faturaram R$ 3,3 bilhões em 2023, valor 22% maior que o atingido em 2022. No ano, foram vendidos 55,5 milhões de produtos, superando a quantidade do ano anterior em mais de 19%.

— Eventos e tendências de consumo são grandes oportunidades para alavancar as vendas, além das tradicionais datas comemorativas. Estar atento às oportunidades que surgem nas redes sociais e às tendências das plataformas é fundamental para quem espera alcançar seus objetivos vendendo online — explica Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop.