Viagem a Boston (EUA) resulta na compra de mais quatro unidades de cães-robô Spot ©.
Com foco na aquisição de novos robôs móveis e ágeis para a promoção de avanços tecnológicos e de segurança em ambientes críticos de infraestrutura, representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participam desde o dia 15 de janeiro(segunda-feira), em Boston, nos Estados Unidos (EUA), de uma agenda de reuniões com a Boston Dynamics, fabricante do cão robô Spot ©. A delegação da ABDI é composta pela presidente interina da Agência, Cecília Vergara, pelo gerente de Novos Negócios Tiago Faierstein, e pela gerente da Unidade de Comunicação e Marketing, Rachel Porfírio.
A agenda com a Boston Dynamics, cujas reuniões se estendem até o dia 17 de janeiro (quarta-feira), dão continuidade a conversas entre a ABDI e a empresa iniciadas em 2023 que resultaram na compra e implementação de dois robôs Spot ©, um dos quais já em operação na Petrobras. Os encontros desta semana, que fortalecem ainda mais a conexão da Agência com a fabricante, resultaram na aquisição de mais quatro unidades do Spot ©, a serem entregues aos parques industriais da Itaipu Binacional e da Petrobras, assim como a ambientes de mineração.
—Nossa missão aos EUA é motivada pelo objetivo da ABDI de fomentar a adoção de tecnologias baseadas na conexão 5G pela indústria nacional —afirma Vergara. —Nossa atenção vai além, por isso, além de pesquisar e fomentar aquisições, também avaliamos suas aplicações em infraestruturas críticas como as de Itaipu —explica, referindo-se a instalações, serviços e bens cuja interrupção ou destruição pode gerar impacto significativo em termos sociais, econômicos, políticos, internacionais ou na segurança nacional.
De acordo com Faierstein, a parceria entre a ABDI e o Parque Industrial Itaipu (PTI) também permite o desenvolvimento de projetos-piloto focados no teste de novos modelos de negócio que demonstram o custo-benefício do uso de redes 5G em ambientes industriais.
Demonstrações, Indústria 4.0 e modelos de negócio.: Dia 1: a delegação acompanhou demonstrações do portfólio tecnológico da Boston Dynamics, incluindo apresentações das aplicações em escala do Spot ©. Por conta da conexão do cão-robô a redes 5G, também foram discutidos requisitos de conformidade às normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com esse propósito, técnicos da Anatel participaram de forma remota para garantir informações essenciais para os projetos.
Dia 2: no segundo dia da agenda, a ABDI apresentou uma visão geral do mercado brasileiro em indústria 4.0 e robótica, das oportunidades e estratégias de entrada no mercado. A programação contou, ainda, com apresentações da Itaipu Binacional e do PTI e com debates sobre iniciativas de 5G no Brasil, modelos de negócios, necessidades de sustentabilidade, oportunidades e desafios
Dia 3: no dia 17 (terça-feira), o embaixador brasileiro Santiago Mourão e demais representantes do Consulado Geral do Brasil em Boston reúnem-se à delegação. A agenda será encerrada com treinamento de equipes do PTI e reuniões com os executivos Robert Playter (CEO) e Jason Fiorillo (CLO), da Boston Dynamics.
Inspeção 5G — As unidades do Spot © podem ser equipadas com acessórios como braço mecânico, câmera, microfone e sensores que, quando conectados a redes 5G, permitem uma ampla variedade de aplicações. A introdução do equipamento no Brasil foi possível graças a investimentos feitos pela ABDI em iniciativa que integra o projeto Inspeção 5G, que envolve o teste de tecnologias ancoradas no 5G para inspeção de infraestruturas críticas nos setores de petróleo, gás, energia e mineração. O projeto também pretende criar modelos de negócios que encorajem empresas brasileiras do setor a investirem em soluções similares.