É uma startup de tecnologia ambiental.
L’Oréal anunciou que assinou um acordo para adquirir as ações pendentes da Gjosa, empresa pioneira em tecnologia de fracionamento de água, com sede na Suíça. A L’Oréal já havia iniciado uma parceria com a Gjosa para criar um sistema sustentável para lavar cabelos através de um dispositivo profissional chamado ‘L’Oréal Water Saver’, nomeado na lista de “100 Melhores Invenções do Ano” da revista Time em 2021.
A tecnologia de fracionamento do fluxo de água patenteada pela Gjosa e utilizada no L’Oréal Water Saver, permite aos salões de beleza reduzir o consumo de água no lavatório em até 69% e ainda proporcionar aos clientes uma experiência agradável e completa de lavagem de cabelo. Desde 2023, o dispositivo sustentável foi implementado em mais de 10.000 salões de beleza profissionais em toda a Europa e no Oriente Médio, ajudando a economizar mais de 182 milhões de litros de água, equivalente a 72 piscinas olímpicas. O plano é continuar essa expansão para mais de 200 mil salões em todo o mundo nos próximos anos.
A L’Oréal anunciou inicialmente um investimento minoritário na Gjosa em 2021 por meio de seu fundo de capital de risco corporativo, Bold (Business Opportunities for L’Oréal Development). Esta aquisição reforça ainda mais os compromissos do programa L’Oréal para o Futuro, incluindo uma abordagem abrangente e baseada na ciência para a gestão da água, garantindo que as atividades do Grupo sejam respeitosas com os limites planetários definidos pela comunidade científica. O objetivo desta aquisição é inovar e expandir várias aplicações da tecnologia da Gjosa para a área da beleza, ao mesmo tempo em que protege o valioso e desejado recurso que é a água.
—Adquirir a Gjosa fortalece ainda mais nossa capacidade de incorporar a sustentabilidade diretamente em nossos produtos e serviços, permitindo-nos integrar de maneira contínua a tecnologia de conservação de água em novas formulações e inovações de Beauty Tech —afirmou Nicolas Hieronimus, CEO do Grupo L’Oréal. —Juntos, podemos expandir rapidamente as soluções de beleza sustentáveis com desempenho aprimorado, que requerem menos recursos, e introduzi-las no amplo ecossistema de beleza—.
—Até 2030, espera-se que quase 60% da população mundial enfrente escassez de água. A combinação de ciência e tecnologia desempenhará um papel vital em nossos esforços para proteger esse recurso valioso. Tanto a L’Oréal quanto a Gjosa estão firmemente comprometidas com o meio ambiente, proporcionando as melhores experiências de beleza às pessoas ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que conservam os preciosos recursos hídricos —afirmou Barbara Lavernos, vice-CEO responsável por Pesquisa, Inovação e Tecnologia do Grupo L’Oréal. —Com a Gjosa oficialmente integrada à L’Oréal, podemos acelerar a Pesquisa e Inovação e lançar no mercado soluções Beauty Tech mais inovadoras e sustentáveis para os mercados profissional e de consumidores. Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à Gjosa em nossa família—.
—A L’Oréal tem sido nosso parceiro mais importante, e tornar-se parte das empresas do Grupo L’Oréal faz todo o sentido, pois buscamos ampliar o sucesso inicial do Water Saver e transformar isso em novas oportunidades de uso, formatos e mercados— afirmou Amin Abdulla, co-fundador e membro do conselho da Gjosa. —Nossa parceria tem sido extremamente aberta e colaborativa desde o início, então toda a equipe da Gjosa está entusiasmada com este novo capítulo como parte da família e cultura do Grupo L’Oréal—.
—A união da liderança de mercado da L’Oréal no setor de beleza com a expertise essencial da Gjosa em tecnologias de conservação de água contribuirá para transformar a indústria da beleza com inovações sustentáveis Beauty Tech em grande escala— afirmou Laurent Manca, CEO da Gjosa. — Esta aquisição está sujeita às condições precedentes padrão e deverá ser concluída nas próximas semanas.
Perfil —A L’Oréal se dedica à beleza há mais de 100 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 38.36 bilhões de euros em 2022 e conta com 87.400 colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 60 anos em 2019 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Mugler e Aesop.
Gjosa — Na Gjosa, nos preocupamos com o planeta e estamos determinados a reduzir o consumo de água para as gerações atuais e futuras! Somos uma empresa Suíça de inovação e meio ambiente que acredita na tecnologia como uma força para o bem. Integrando tecnologia inovadora em produtos do dia a dia, permitimos que as pessoas desempenhem um papel ativo na construção de um amanhã mais sustentável.